Notícia Jeep Commander 2026 perdeu duas versões, mas elas faziam sentido?

O Commander chegou à linha 2026 com boas novas. Além do design retocado pela primeira vez desde a sua estreia, em 2021, vieram novidades de acabamento, equipamentos de série e, principalmente, preços. O SUV ficou até R$ 20 mil mais em conta, dependendo da configuração. Toda a linha recebeu reduções na tabela.

+Jeep Commander 2026: além do preço menor, o que muda no SUV de sete lugares?

+Caoa-Chery Tiggo 8: veja versões, preços, motorização e equipamentos


Commander Overland 2026 - Foto: Jeep/divulgação

Commander Overland 2026 – Foto: Jeep/divulgação

Longitude 5L e Overland 2.0T: como eram?


Porém, para quem é mais atento, notou a saída de linha de duas versões do Jeep Commander: a Longitude de cinco lugares, e a Overland 2.0 turbo a gasolina. A primeira, tida como opção de entrada da linha, custava até então cerca de R$ 231 mil, enquanto a segunda, das mais caras, beirava os R$ 324 mil. Valores, claro, da linha 2025, a última que contava com essas duas opções no catálogo.

novo-jeep-commander-overland-hurricane-4-20-turbo-4x4-at9-2025.jpg

Commander Overland 2.0 turbo – Foto: Jeep/divulgação

Mas, fica a dúvida: elas faziam sentido? Considerando o fato que ambas foram tiradas de linha pela Jeep nesse modelo 2026, talvez não…

Commander Longitude 5 lugares


O Commander Longitude de cinco lugares, criado em abril de 2024, nasceu a pedido do próprio público consumidor, de acordo com a Jeep na época do seu lançamento. Seu grande atrativo era o gigantesco porta-malas, sempre com 661 litros de capacidade, já que ele não contava com os dois últimos bancos.

2189634-2njh23596r.jpg


Porém, na época da estreia, ele já encontrava um problema: por R$ 217 mil, tinha preço igual ao do Compass Limited, que, apesar de menor, também tinha cinco lugares e bons equipamentos. De quebra, o Compass Limited T270 consumia menos combustível e andava mais, já que era mais leve, mantendo o 1.3 turboflex aliado ao câmbio automático de seis marchas.

jeep-commander-longitude-13-turboflex-2-scaled-1.jpg

Jeep Commander Longitude – Crédito: Divulgação

Era, porém, uma forma de reduzir bastante o preço básico do Commander: a opção Longitude de sete lugares era R$ 23 mil mais cara, ainda que tivesse o mesmíssimo conteúdo de série. Ao longo do tempo, porém, essa diferença foi ficando menor, chegando a cerca de R$ 8,5 mil nos últimos meses.

2189631-58p0q9110j-scaled.jpg

Jeep Commander Longitude – Crédito: Divulgação

A versão Longitude de cinco lugares, porém, acabou não caindo nas graças do público, seja pela falta de espaço na linha (quem queria cinco lugares, acabava partindo para um Compass), ou mesmo pela discreta divulgação por parte da Jeep, que pouco falava sobre essa opção com duas fileiras de bancos. Vendeu pouco e não durou mais que 1 ano e 4 meses no mercado.

Commander Overland 2.0 turbo


Com a versão Overland 2.0 turbo a gasolina, o Commander acompanhou os passos do irmão menor Compass, que também tinha essa configuração no catálogo, e a abandonou na linha 2026. A sigla Overland, porém, ainda existe na linha Commander, usando o motor 1.3 turboflex ou o 2.2 turbodiesel (ambas, aliás, vendem bem).

view07overlandgranitecrystal-scaled-1.jpg

Commander Overland 2.0 turbo – Foto: Jeep/divulgação

Nesse caso, a proposta era ter uma configuração luxuosa e requintada, porém utilizando o poderoso 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência, 40,8 mkgf de torque e tração integral. Outra alternativa com esse mesmo motor é a Blackhawk que, quer seja no Compass ou no Commander, sempre vendeu mais que a Overland equivalente.

view08overlandgranitecrystal.jpg

Commander Overland 2.0 turbo – Foto: Jeep/divulgação

Com a bola na mão do consumidor, a escolha acabou recaindo sobre a Blackhawk, de caráter mais esportivo e apimentado, combinando com toda a cavalaria do 2.0. Por essas e outras, os dois Jeep acabaram perdendo a opção Overland com 272 cv na linha 2026, deixando a melhor performance da linha só para a Blackhawk. Assim como a Longitude de cinco lugares, ela chegou em abril de 2024, durando também 1 ano e 4 meses no mercado.

O post Jeep Commander 2026 perdeu duas versões, mas elas faziam sentido? apareceu primeiro em Motor Show.

Continue lendo...
 
Top