Notícia Jeep confirma produção do Avenger ao lado do Basalt no RJ

SUV compacto será produzido a partir de 2026




A Stellantis confirmou que o Jeep Avenger será produzido no Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro, a partir de 2026. O modelo integrará a linha nacional da marca, composta por Renegade, Compass e Commander. Além disso, por lá são produzidos o Citroën Basalt, C3 e Aircross.

O anúncio faz parte do plano de investimentos de R$ 3 bilhões destinado à unidade entre 2025 e 2030. O objetivo é ampliar a capacidade produtiva, desenvolver fornecedores locais e fortalecer a cadeia de tecnologia automotiva na região.

No início de 2025, a fábrica recebeu 300 novas contratações. Além disso, cinco fornecedores serão incorporados ao complexo, sendo que dois deles estarão instalados dentro do parque até 2026.




Jeep Avenger no Brasil


O Jeep Avenger foi apresentado como parte das comemorações de 10 anos da Jeep no Brasil. O modelo, já comercializado em outros mercados, será produzido localmente e terá foco no segmento de SUVs compactos.

O Jeep Avenger foi lançado inicialmente com motorização 100% elétrica e, posteriormente, recebeu uma versão híbrida no mercado europeu. Na América Latina, o modelo é comercializado com motor 1.2 de três cilindros sem eletrificação. Construído sobre a plataforma CMP, utilizada também por Peugeot 208 e Citroën C3, o Avenger tem como principal versão de vendas na Europa o e-Hybrid, que combina motor 1.2 turbo a um propulsor elétrico auxiliar.




O motor 1.2 de três cilindros utilizado no Jeep Avenger já equipa modelos das marcas Opel, Peugeot e Citroën dentro do grupo Stellantis. O conjunto funciona com sistema de 48V, bateria de íons de lítio e transmissão automática de dupla embreagem. O motor a combustão entrega 100 cv e 20 kgfm de torque, enquanto o motor elétrico adiciona 28 cv e 5,5 kgfm de torque. Embora a Jeep não tenha confirmado oficialmente esses números para o Avenger, eles correspondem às especificações aplicadas em outros veículos do grupo. Claro, no Brasil deve utilizar o conhecido motor T200 1.0 litro turbo de até 130 cv. Inclusive, esse conjunto conta com sistema híbrido leve nos modelos Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 2008 e 208.

Vale destacar que o Avenger será vendido abaixo do Renegade. O SUV tem 4,08 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, sendo menor porém com 1cm a mais de entre eixos do que o Renegade.

A marca acumula mais de 1,1 milhão de emplacamentos no país desde 2015 e reforça que a produção nacional do Avenger ampliará a competitividade da Jeep no mercado brasileiro.




The post Jeep confirma produção do Avenger ao lado do Basalt no RJ appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top