Notícia Lubrificante de corrente de moto: você sabe qual NÃO usar?

Há um tempo a graxa branca foi o grande “X da questão” quando se falava em lubrificação de corrente de moto. Mesmo desmentindo esse falso amigo do kit relação, o que não falta é conselho errado sobre como dar manutenção nestes componentes. Dito isso, você sabe qual “lubrificante” não deve usar de jeito nenhum?

VEJA TAMBÉM:

Lubrificante inapropriados para corrente de moto: graxa branca

graxa branca corrente moto

Foto: YouTube | Reprodução

Mesmo que já tenhamos explicado porquê a graxa branca não serve para essa manutenção, não custa lembrar que ela é um inimigo da corrente principalmente por conta de sua viscosidade.

Independente de ser em spray ou pasta, essa graxa não consegue penetrar os elos da corrente e apenas engana o condutor que acha que dá tudo certo pelo aspecto externo. Por dentro estará tudo seco – o que indica uma lubrificação insuficiente e compromete o conjunto.

Óleo de cozinha

óleo de soja óle de cozinha


Para alguns pode parecer óbvio, mas este simples óleo não conta com nenhuma propriedade preparada para o kit relação. Pelo caminho inverso da graxa branca ele é muito viscoso e a soma destes aspectos resulta em um “lubrificante” ralo, que não fixa na corrente, não lubrifica o conjunto e também gera riscos aos motociclistas – já que pode respingar e se tornar escorregadio.

Lubrificante inapropriados para corrente de moto: óleo de motor

óleo motor moto

Foto: Shutterstock

O óleo de motor também não é um lubrificante de corrente de moto. Embora seja sim utilizado com essa finalidade dentro dos motores, suas propriedades e pontos de ação são totalmente diferentes e por isso não deve ser usado na relação das motocicletas. Ponto fundamental é que ele não se fixa na corrente da moto e assim se esvai com mais facilidade.

Desingripante (WD-40)

wd 40 desengripante


Este talvez seja o pior dos erros. O desengripante não possui nenhuma propriedade para lubrificar um conjunto de corrente de moto. Pode até parecer que ele tenha tal função no momento da aplicação, mas na verdade ele age melhor como um “desengraxante”, e perde suas propriedades de lubrificação bem rapidamente.

  • O uso do segindripante para limpar a corrente é bem vindo, antes claro de fatidicamente passar o lubrificante na corrente da moto.
  • Por outro lado, marcas como a WD-40 possuem lubrificantes próprios para correntes de motocicletas. Estes sim podem ser usados sem medo.

Lubrificante para corrente de moto: então qual devo usar?


Nesta hora, o manual do proprietário é o melhor amigo do motociclista. Lá a fabricante indica com precisão quais os lubrificantes de corrente utilizar.

Geralmente dão dois sugeridos: um lubrificante de corrente ou óleo SAE 80 ou 90.

Independente da marca, qualquer um destes dois é específico para serem aplicados em kits de relação de moto e diferente dos citados acima, vão lubrificar da forma correta, garantindo a segurança e vida útil do componente.

Continue lendo...
 
Top