Uma raridade automotiva, considerada o elo perdido na linhagem de utilitários da Lamborghini, acaba de entrar no radar dos colecionadores. Trata-se de uma conversão exclusiva do icônico LM002 — apelidado de “Rambo Lambo” —, transformada em uma perua de luxo. O modelo, peça única no mundo e precursor espiritual do atual Lamborghini Urus, está sendo ofertado no site de leilões Bring a Trailer.
A história do veículo remonta a 1986, quando saiu da fábrica como um LM002 padrão. Insatisfeito com a configuração original, o Sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, famoso por sua coleção de supercarros, encomendou uma modificação radical para atender às suas demandas de transporte e excentricidade.
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Em 1989, buscando diferenciar seu utilitário das cerca de 300 unidades produzidas, o monarca contratou Salvatore Diomante, da estúdio Autocostruzioni SD, em Turim. O objetivo era converter a picape bruta em um veículo familiar de alto luxo. A reforma envolveu fechar a caçamba traseira, elevando o teto para criar um habitáculo espaçoso, similar ao de uma limusine.
O resultado é uma cápsula do tempo do luxo extravagante do final dos anos 80. Entre as intervenções de Diomante, destacam-se:
Hoje, o veículo ostenta uma pintura prata com pátina do tempo, mantida propositalmente para preservar a autenticidade de sua trajetória singular.
Apesar da vocação para o conforto, o LM002 Wagon carrega o DNA de pista da Lamborghini. Sob o capô reside o mesmo motor V12 5.2 utilizado no lendário Countach Quattrovalvole. O conjunto entrega 449 cv de potência, gerenciados por um câmbio manual ZF de cinco marchas e um sistema de tração integral com três diferenciais blocantes — uma brutalidade mecânica analógica impensável nos SUVs modernos.
A procedência do veículo amplia seu valor histórico. Após servir à realeza de Brunei, o carro pertenceu a Bernd Pischetsrieder, ex-CEO da BMW e da Volkswagen. Em 2012, o modelo foi importado para a Suécia, onde, curiosamente, foi utilizado na rotina doméstica, inclusive para levar crianças à escola, provando a versatilidade do projeto.
Com apenas 11 mil km registrados no odômetro, o LM002 Wagon deve atingir cifras astronômicas. Embora o leilão ainda esteja em andamento, especialistas estimam que o arremate final supere com folga os R$ 4 milhões, valor aproximado de um Lamborghini Urus zero-quilômetro no Brasil, consolidando seu status de item de colecionador.
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A história do veículo remonta a 1986, quando saiu da fábrica como um LM002 padrão. Insatisfeito com a configuração original, o Sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, famoso por sua coleção de supercarros, encomendou uma modificação radical para atender às suas demandas de transporte e excentricidade.
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A extravagância do Sultão e a reengenharia italiana
Em 1989, buscando diferenciar seu utilitário das cerca de 300 unidades produzidas, o monarca contratou Salvatore Diomante, da estúdio Autocostruzioni SD, em Turim. O objetivo era converter a picape bruta em um veículo familiar de alto luxo. A reforma envolveu fechar a caçamba traseira, elevando o teto para criar um habitáculo espaçoso, similar ao de uma limusine.
O resultado é uma cápsula do tempo do luxo extravagante do final dos anos 80. Entre as intervenções de Diomante, destacam-se:
- Ampliação significativa da cabine para maior conforto dos ocupantes;
- Instalação de bancos de couro envolventes e acabamento em madeira nobre;
- Sistema multimídia da época, incluindo televisão de tubo e vídeo cassete.
Hoje, o veículo ostenta uma pintura prata com pátina do tempo, mantida propositalmente para preservar a autenticidade de sua trajetória singular.
Coração de Countach e procedência nobre
Apesar da vocação para o conforto, o LM002 Wagon carrega o DNA de pista da Lamborghini. Sob o capô reside o mesmo motor V12 5.2 utilizado no lendário Countach Quattrovalvole. O conjunto entrega 449 cv de potência, gerenciados por um câmbio manual ZF de cinco marchas e um sistema de tração integral com três diferenciais blocantes — uma brutalidade mecânica analógica impensável nos SUVs modernos.
A procedência do veículo amplia seu valor histórico. Após servir à realeza de Brunei, o carro pertenceu a Bernd Pischetsrieder, ex-CEO da BMW e da Volkswagen. Em 2012, o modelo foi importado para a Suécia, onde, curiosamente, foi utilizado na rotina doméstica, inclusive para levar crianças à escola, provando a versatilidade do projeto.
Com apenas 11 mil km registrados no odômetro, o LM002 Wagon deve atingir cifras astronômicas. Embora o leilão ainda esteja em andamento, especialistas estimam que o arremate final supere com folga os R$ 4 milhões, valor aproximado de um Lamborghini Urus zero-quilômetro no Brasil, consolidando seu status de item de colecionador.
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