A Yamaha YE-01 Racing Concept foi apresentada pela japonesa como a primeira moto elétrica trilheira da fabricante, durante o Eicma 2025. Novidade conta com um estética fiel às motos off-road profissionais e marca uma evolução natural após o protótipo de trial TY-E.
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Desenvolvida em parceria com a francesa Electric Motion (EM), empresa reconhecida por sua especialização em motores elétricos de alta performance, a marca afirma que a YE-01 representa a combinação da tradição esportiva da Yamaha com o avanço tecnológico em eletrificação.
A parceria firmada em 2024 rendeu frutos rápidos: a moto já está pronta para iniciar testes e servirá de base para a categoria MXEP, o futuro campeonato mundial de motocross elétrico organizado pela FIM.
Visualmente, o conceito mantém o DNA das motos de competição da marca. A estrutura deriva da YZ450F 2026, com o mesmo chassi de alumínio e suspensões de competição, mas abriga um motor elétrico refrigerado a líquido que, segundo a Yamaha, entrega potência equivalente às motos da categoria MXGP. Ainda sem números oficiais, a promessa é de desempenho de alto nível com emissão zero.
Um dos diferenciais técnicos é a embreagem hidráulica, raridade entre elétricas, que oferece ao piloto controle mais preciso da entrega de potência. A bateria foi posicionada de forma a reproduzir o centro de gravidade do tradicional motor com cabeçote invertido da YZ450F, garantindo equilíbrio e sensação de pilotagem semelhantes às motos a combustão.
A YE-01 também adota modos de potência, controle de tração e auxílios eletrônicos voltados ao uso competitivo. O design segue o estilo “slim” das motocross profissionais, com carenagens enxutas e ergonomia projetada para máximo domínio nas pistas.
O modelo ainda passará por uma série de testes com pilotos oficiais da Yamaha antes de estrear nas provas do Mundial de Motocross Elétrico (MXEP), categoria que exibirá protótipos elétricos em etapas europeias paralelas ao MXGP.
A Yamaga YE-01 é parte da estratégia global de neutralidade de carbono da Yamaha, que visa zerar suas emissões líquidas até 2050.
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Desenvolvida em parceria com a francesa Electric Motion (EM), empresa reconhecida por sua especialização em motores elétricos de alta performance, a marca afirma que a YE-01 representa a combinação da tradição esportiva da Yamaha com o avanço tecnológico em eletrificação.
A parceria firmada em 2024 rendeu frutos rápidos: a moto já está pronta para iniciar testes e servirá de base para a categoria MXEP, o futuro campeonato mundial de motocross elétrico organizado pela FIM.
Visualmente, o conceito mantém o DNA das motos de competição da marca. A estrutura deriva da YZ450F 2026, com o mesmo chassi de alumínio e suspensões de competição, mas abriga um motor elétrico refrigerado a líquido que, segundo a Yamaha, entrega potência equivalente às motos da categoria MXGP. Ainda sem números oficiais, a promessa é de desempenho de alto nível com emissão zero.
Um dos diferenciais técnicos é a embreagem hidráulica, raridade entre elétricas, que oferece ao piloto controle mais preciso da entrega de potência. A bateria foi posicionada de forma a reproduzir o centro de gravidade do tradicional motor com cabeçote invertido da YZ450F, garantindo equilíbrio e sensação de pilotagem semelhantes às motos a combustão.
A YE-01 também adota modos de potência, controle de tração e auxílios eletrônicos voltados ao uso competitivo. O design segue o estilo “slim” das motocross profissionais, com carenagens enxutas e ergonomia projetada para máximo domínio nas pistas.
O modelo ainda passará por uma série de testes com pilotos oficiais da Yamaha antes de estrear nas provas do Mundial de Motocross Elétrico (MXEP), categoria que exibirá protótipos elétricos em etapas europeias paralelas ao MXGP.
A Yamaga YE-01 é parte da estratégia global de neutralidade de carbono da Yamaha, que visa zerar suas emissões líquidas até 2050.
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