O Porsche 993 é considerado um dos modelos mais clássicos da dinastia do 911. Produzido nos anos 1990, ele é lembrado como a última geração com motor boxer refrigerado a ar (conceito desenvolvido nos anos 1930 por Ferdnand Porsche para o Fusca). Esse fator é justamente o que o torna desejado pelos colecionadores, mas é também o foco da mudança proposta pela Everrati, que substituiu o motor por um sistema elétrico.
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Foto: Everrati | Reprodução
A Everrati é uma empresa especializada em converter veículos clássicos em EVs de alto desempenho. Nesse contexto, em seu projeto mais recente, a marca transformou o Porsche 911 Founders Edition em um elétrico com 760 cv.
O processo da mudança começou com uma restauração completa do veículo doador. Especialistas realizaram cada etapa dessa restauração, o que garantiu qualidade e respeito absoluto ao modelo original.
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Em seguida, a carroceria recebeu painéis de fibra de carbono. Assim, foi possível preservar a silhueta clássica, mas com leves alterações que reforçam a esportividade. Entre os principais destaques, estão:
No interior, a Everrati criou um ambiente que mistura luxo e esportividade. O revestimento combina couro com detalhes Bridge of Weir, além de componentes menores redesenhados. Já o painel, adaptado ao novo sistema elétrico, mantém o layout clássico e acrescenta funcionalidade moderna. Além disso, o motorista pode desfrutar de um sistema integrado de conectividade, que oferece bluetooth e multimídia de última geração.
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O antigo motor boxer deu lugar a um motor elétrico de 760 cv e 82 kgmf, que supera até mesmo os 993 mais radicais, como o Turbo S e o GT2. Além disso, o carro acelera de 0 a 97 km/h em apenas 3,3 segundos. Já a bateria de 63 kWh garante até 320 km de autonomia, embora esse número possa variar conforme o estilo de condução.
Para preservar o caráter do modelo, os engenheiros ajustaram o chassi a fim de manter o peso e o equilíbrio do carro original. Nesse processo, eles incluíram direção hidráulica, frenagem regenerativa e suspensão revisada. Além disso, a marca oferece um pacote opcional de performance que adiciona suspensão ativa e freios reforçados, elevando ainda mais a experiência de condução.
Assim, o Porsche 911 (993) elétrico se apresenta como um exemplo de como a tecnologia pode reviver clássicos de forma inovadora, tornando-os compatíveis com o mundo moderno. No entanto, essa combinação entre restauração e modificação gera um debate: enquanto alguns veem nela uma evolução necessária, os fãs mais puristas podem encarar a mudança como uma descaracterização do icônico 993.
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Foto: Everrati | Reprodução
As modificações e restaurações
A Everrati é uma empresa especializada em converter veículos clássicos em EVs de alto desempenho. Nesse contexto, em seu projeto mais recente, a marca transformou o Porsche 911 Founders Edition em um elétrico com 760 cv.
O processo da mudança começou com uma restauração completa do veículo doador. Especialistas realizaram cada etapa dessa restauração, o que garantiu qualidade e respeito absoluto ao modelo original.

Foto: Everrati | Reprodução
Em seguida, a carroceria recebeu painéis de fibra de carbono. Assim, foi possível preservar a silhueta clássica, mas com leves alterações que reforçam a esportividade. Entre os principais destaques, estão:
- novas luzes de LED;
- ausência das ponteiras de escapamento;
- rodas forjadas de 18” no estilo clássico;
- kit de personalização com diferentes acabamentos e gráficos.
No interior, a Everrati criou um ambiente que mistura luxo e esportividade. O revestimento combina couro com detalhes Bridge of Weir, além de componentes menores redesenhados. Já o painel, adaptado ao novo sistema elétrico, mantém o layout clássico e acrescenta funcionalidade moderna. Além disso, o motorista pode desfrutar de um sistema integrado de conectividade, que oferece bluetooth e multimídia de última geração.

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Desempenho do 993 após as mudanças
O antigo motor boxer deu lugar a um motor elétrico de 760 cv e 82 kgmf, que supera até mesmo os 993 mais radicais, como o Turbo S e o GT2. Além disso, o carro acelera de 0 a 97 km/h em apenas 3,3 segundos. Já a bateria de 63 kWh garante até 320 km de autonomia, embora esse número possa variar conforme o estilo de condução.
Para preservar o caráter do modelo, os engenheiros ajustaram o chassi a fim de manter o peso e o equilíbrio do carro original. Nesse processo, eles incluíram direção hidráulica, frenagem regenerativa e suspensão revisada. Além disso, a marca oferece um pacote opcional de performance que adiciona suspensão ativa e freios reforçados, elevando ainda mais a experiência de condução.
Assim, o Porsche 911 (993) elétrico se apresenta como um exemplo de como a tecnologia pode reviver clássicos de forma inovadora, tornando-os compatíveis com o mundo moderno. No entanto, essa combinação entre restauração e modificação gera um debate: enquanto alguns veem nela uma evolução necessária, os fãs mais puristas podem encarar a mudança como uma descaracterização do icônico 993.

Foto: Everrati | Reprodução
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