As scooters estão na moda! seja por estilo, praticidade ou economia, estas pequenas (nem sempre) que levam bagagem sob seus assentos são as primeiras escolhas de muitos recém habilitados ou leigos da categoria. Porém, como as motos, elas necessitam de manutenção e quem acha que basta fazer como se faz nas clássicas magrelas está muito enganado.
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O câmbio CVT de uma scooter é uma das diferentes manutenções que elas exigem (Foto: Shutterstock)
Diferentes das motos, as scooters contam com o câmbio do tipo CVT, são automáticas, e por isso tem uma manutenção diversa. Outro ponto é que elas comumente portam um sistema de arrefecimento a líquido, com radiador, que também precisa de ajustes periódicos.
A grosso modo, o que muda na mecânica de uma scooter são estas duas partes, o câmbio e o sistema de arrefecimento. Estes comos os demais, devem ser revisados na hora certa
Na hoda de uma manutenção de scooter, o câmbio CVT é o principal diferencial para uma moto convencional. Este automático que transmite a tração do motor para a roda traseira por meio de uma correia deve ser verificado, limpo e ter os componentes corretos substituídos no tempo indicado pelo manual.
Os modelos de scooter mais comuns que rodam pelo Brasil costumam exigir a primeira verificação do estado da correia do CVT a cada 10.000 km ou 12.000 km. Nesta hora basta ver se está tudo nos conformes – a análise de um especialista é fundamental.
É importante frisar que estas são as trocas indicadas pelas fabricantes, porém se por algum motivo algo estiver errado, a substituição imediata é o que resolverá.
Finalizando o CVT, o óleo da transmissão CVT deve ser sempre verificado e trocado segundo o manual. Este costuma variar muito de modelo para modelo, podendo ser entre 2.000 km, 5.000 km, 10.000 km ou mais.
Junto da manutenção do câmbio e da verificação de tudo que está na caixa do CVT, além da limpeza que é muito importante, deve-se mexer no filtro de ar.
O radiador é comum em scooter e motos grandes (Foto: Shutterstock)
Como dito, as scooters possuem seu sistema de arrefecimento feito de forma líquida, com um radiador assim como motos médias ou grandes. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exigem manutenção – diferente das motos pequenas.
As fabricantes recomendam a verificação do líquido de arrefecimento a cada 10.000 km ou 12.000 km, para evitar vazamentos e problemas com superaquecimento. Já na hora da troca, algumas falam que ela deve ser feita junto da verificação, outras por tempo descrito no manual – geralmente 3 anos.
Outro ponto que merece atenção nas scooters são os freios. Estes são iguais aos das motos, porém como estes veículos são automáticos eles não usam do freio motor para desacelerar em uma parada, ou seja, os freios trabalham mais e consequentemente podem acabar mais rapidamente.
Sempre em uma revisão é importante ver o estado dos discos de freio e das pastilhas, além de conferir a lubrificação do carrinho para que tudo esteja nos conformes.
Em outras partes, as scooters são bem parecidas com as motos e exigem uma manutenção de praxe que sempre deve estar em dia para segurança do condutor e bom funcionamento do veículo.
O post Manutenção de Scooter: saiba os cuidados extras que elas exigem apareceu primeiro em AutoPapo.
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O câmbio CVT de uma scooter é uma das diferentes manutenções que elas exigem (Foto: Shutterstock)
Diferentes das motos, as scooters contam com o câmbio do tipo CVT, são automáticas, e por isso tem uma manutenção diversa. Outro ponto é que elas comumente portam um sistema de arrefecimento a líquido, com radiador, que também precisa de ajustes periódicos.
Manutenções em Scooter
A grosso modo, o que muda na mecânica de uma scooter são estas duas partes, o câmbio e o sistema de arrefecimento. Estes comos os demais, devem ser revisados na hora certa
- É importante ressaltar que os números de quilometragem usados abaixo são referentes aos modelos mais comuns do mercado. Para ter certeza o manual deve ser consultado.
Manutenção de câmbio CVT de scooter
Na hoda de uma manutenção de scooter, o câmbio CVT é o principal diferencial para uma moto convencional. Este automático que transmite a tração do motor para a roda traseira por meio de uma correia deve ser verificado, limpo e ter os componentes corretos substituídos no tempo indicado pelo manual.
Os modelos de scooter mais comuns que rodam pelo Brasil costumam exigir a primeira verificação do estado da correia do CVT a cada 10.000 km ou 12.000 km. Nesta hora basta ver se está tudo nos conformes – a análise de um especialista é fundamental.
- Depois disso, após mais 10.000 km ou 12.000 km a primeira troca é realizada. Ou seja, a correia do CVT de uma scooter deve ser substituída a cada 20.000 km ou 24.000 km, dependendo do modelo.
É importante frisar que estas são as trocas indicadas pelas fabricantes, porém se por algum motivo algo estiver errado, a substituição imediata é o que resolverá.
Finalizando o CVT, o óleo da transmissão CVT deve ser sempre verificado e trocado segundo o manual. Este costuma variar muito de modelo para modelo, podendo ser entre 2.000 km, 5.000 km, 10.000 km ou mais.
- Se uma correia de CVT de scooter arrebentar, o piloto irá ficar a pé.
Filtro de ar
Junto da manutenção do câmbio e da verificação de tudo que está na caixa do CVT, além da limpeza que é muito importante, deve-se mexer no filtro de ar.
- A limpeza do filtro de ar é feita a cada 5.000 km ou 6.000 km, junto da verificação do seu estado. Já a troca pode ser realizada a cada 15.000 km ou 18.000 km, segundo as fabricantes.

O radiador é comum em scooter e motos grandes (Foto: Shutterstock)
Radiador e líquido de arrefecimento
Como dito, as scooters possuem seu sistema de arrefecimento feito de forma líquida, com um radiador assim como motos médias ou grandes. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exigem manutenção – diferente das motos pequenas.
As fabricantes recomendam a verificação do líquido de arrefecimento a cada 10.000 km ou 12.000 km, para evitar vazamentos e problemas com superaquecimento. Já na hora da troca, algumas falam que ela deve ser feita junto da verificação, outras por tempo descrito no manual – geralmente 3 anos.
Freios da scooter
Outro ponto que merece atenção nas scooters são os freios. Estes são iguais aos das motos, porém como estes veículos são automáticos eles não usam do freio motor para desacelerar em uma parada, ou seja, os freios trabalham mais e consequentemente podem acabar mais rapidamente.
Sempre em uma revisão é importante ver o estado dos discos de freio e das pastilhas, além de conferir a lubrificação do carrinho para que tudo esteja nos conformes.
Demais manutenções de uma scooter
Em outras partes, as scooters são bem parecidas com as motos e exigem uma manutenção de praxe que sempre deve estar em dia para segurança do condutor e bom funcionamento do veículo.
- Troca de óleo do motor: primeira com 1.000 km e mais a cada 5.000 km ou 6.000 km;
- Troca do filtro de óleo do motor a cada 5.000 km ou 6.000 km;
- Verificação das velas de ignição com 5.000 km ou 6.000 km e troca a cada 10.000 km ou 12.000 km;
- Troca do Fluido de freio de acordo com o manual;
- Troca do óleo da suspensão de acordo com o manual.
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