Nome do modelo é derivado do seu local de produção, em Vitoria-Gasteiz

A Mercedes-Benz está celebrando as três décadas de produção do Vito, van média voltada ao uso comercial. O modelo, lançado na Europa em 1995, tinha versões para uso individual ou comercial. O nome Vito foi derivado da cidade em que a van era produzida, em Vitoria-Gasteiz, no País Basco, Espanha.

A primeira geração, fabricada de 1995 até 2003, trazia motor transversal, tração dianteira, capacidade de carga de até uma tonelada e itens de segurança, como airbag para o motorista, freios a disco nas quatro rodas e ABS.
A segunda geração, lançada em 2003, recebeu tração traseira, aumentou a capacidade de carga para até 1.295 kg e tinha um novo opcional de tração integral, uma novidade no segmento. Houve ainda a primeira versão eletrificada do modelo, denominada Vito E-CELL.

Em 2014, a terceira geração trouxe como diferenciais o aumento do espaço interno e capacidade de carga, além de oferecer três opções de tração, dianteira, traseira e integral, além de airbags adicionais. Em 2020, a van recebeu motores mais eficientes, câmbio automático 9G-TRONIC, suspensão a ar e novos sistemas de assistência.
Em 2024, o Vito ganhou sistema multimídia MBUX, conectividade em nuvem, faróis LED matriciais e motor à gasolina com tecnologia híbrida leve (MHEV).

No Brasil, o Vito foi comercializado em sua terceira geração, entre 2015 e 2019. Atualmente, a marca vende apenas a van Sprinter, em configurações com motor a diesel ou elétrico.
The post Mercedes-Benz comemora 30 anos da van Vito appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...