Devida ao tarifaço de Trump as montadoras de veículos enfrentaram prejuízos significativos no segundo trimestre de 2025. Atualmente as perdas totais estão estimadas em US$ 12 bilhões (o equivalente a R$ 65 bilhões), segundo o Wall Street Journal.
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A política tarifária adotada pelo governo Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre carros e peças importadas no início do ano.
Entre as 14 maiores montadoras do mundo, a Toyota foi a mais afetada, registrando prejuízos superiores a US$ 3 bilhões no período e uma queda de 36,9% no lucro líquido anual. A empresa japonesa estima que pode perder até US$ 9,5 bilhões em receita devido às tarifas. Em seguida vêm o Grupo Volkswagen, com perdas de US$ 1,5 bilhão, e a General Motors, com US$ 1,1 bilhão.
Outras fabricantes como Honda, BMW, Hyundai, Kia, Mazda e Nissan também sofreram impactos, embora menores, com perdas abaixo de US$ 1 bilhão. Especialistas alertam que ao menos 10 montadoras, excluindo as chinesas, podem ver seus lucros caírem em até 25% até o fim de 2025.
As tarifas foram parcialmente reduzidas para 15% a partir de 1º de agosto, após acordos comerciais entre os Estados Unidos, União Europeia, Japão e Coreia do Sul.
Ainda assim, analistas apontam que a recuperação das montadoras dependerá da elevação de preços ao consumidor e da realocação da produção para território norte-americano, um processo longo que pode levar anos.
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Entre as 14 maiores montadoras do mundo, a Toyota foi a mais afetada, registrando prejuízos superiores a US$ 3 bilhões no período e uma queda de 36,9% no lucro líquido anual. A empresa japonesa estima que pode perder até US$ 9,5 bilhões em receita devido às tarifas. Em seguida vêm o Grupo Volkswagen, com perdas de US$ 1,5 bilhão, e a General Motors, com US$ 1,1 bilhão.
Tarifaço geral
Outras fabricantes como Honda, BMW, Hyundai, Kia, Mazda e Nissan também sofreram impactos, embora menores, com perdas abaixo de US$ 1 bilhão. Especialistas alertam que ao menos 10 montadoras, excluindo as chinesas, podem ver seus lucros caírem em até 25% até o fim de 2025.
As tarifas foram parcialmente reduzidas para 15% a partir de 1º de agosto, após acordos comerciais entre os Estados Unidos, União Europeia, Japão e Coreia do Sul.
Ainda assim, analistas apontam que a recuperação das montadoras dependerá da elevação de preços ao consumidor e da realocação da produção para território norte-americano, um processo longo que pode levar anos.
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