Notícia Motor 3 cilindros é bom? Ele é o favorito dos brasileiros

Motor 3 cilindros é bom? Essa é uma dúvida que ganha força devido ao grande número de críticas que pipocam nas redes sociais. Em perfis e canais do YouTube o que não faltam são catedráticos que bradam que os motores três cilindros não prestam, ou que são descartáveis.

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Mas muita gente não faz ideia de que o motor tricilíndrico equipa nada menos que a metade de todos os carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Isso mesmo, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.

motor 3 cilindros

O Kia Picanto foi o primeiro automóvel moderno com tricilíndrico oferecido no Brasil (Foto: Kia | Divulgação)

No entanto, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros. Ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que utilizam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.

Mas o motor 3 cilindros é bom?​


O motor 3 cilindros está no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.

No final dos 1990, o motor 3 cilindros tornou-se popular no mercado europeu. Mas por aqui, só chegou há 13 anos. Esse tipo de motor estreou com o Kia Picanto, em 2011 e logo em seguida passou a equipar o novíssimo Hyundai HB20. Em 2013, a Volkswagen lançou o Fox Bluemotion com o motor 1.0 de 82 cv, que viria equipar o up! e posteriormente Gol, Golf, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.

motor 3 cilindros

O Nivus é oferecido exclusivamente com TSI 200 de 128 cv (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Boa parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.

O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, já que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores dos automóveis perdem muita energia para vencer o atrito entre suas peças.

De acordo com engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos só com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para ser transferida para as rodas.

O pulo do gato foi combinar o bloco com o turbocompressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Assim, fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.

Modelos vendidos no Brasil​


Hoje, o mercado brasileiro conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Confira!

  1. BMW X1
  2. BMW Série 1
  3. Citroën C3
  4. Citroën C3 Aircross
  5. Chevrolet Montana
  6. Chevrolet Onix
  7. Chevrolet Onix Plus
  8. Chevrolet Tracker
  9. Fiat Argo
  10. Fiat Fastback
  11. Fiat Pulse
  12. Fiat Strada
  13. Hyundai Creta
  14. Hyundai HB20
  15. Hyundai HB20S
  16. Mini Cooper
  17. Peugeot 208
  18. Renault Kardian
  19. Renault Kwid
  20. Toyota GR Corolla
  21. Volkswagen Nivus
  22. Volkswagen Polo
  23. Volkswagen T-Cross
  24. Volkswagen Virtus

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