Notícia Na estrada, é melhor usar gasolina ou etanol?

Eu fui nomeado “juiz” para decidir uma discussão entre dois motoristas. Um dizendo que ao viajar, pegar a estrada com o carro, ele só abastece com etanol. O outro diz que só abastece com gasolina.

O que abastece com etanol diz: “é mais difícil adulterar o etanol, porque a gente não conhece os postos pela estrada, não tem confiança neles”.

O da gasolina diz: “eu uso gasolina, porque ela dá mais autonomia e eu vou parar menos para abastecer; assim corro menos risco de utilizar postos que eu não conheço”. Quem tem razão?

Veja no vídeo!

VEJA TAMBÉM:

O da gasolina! Por quê? Primeiro, ele tem razão quando fala em autonomia: a gasolina tem um consumo cerca de 30 a 35% menor. Então, ele roda mais sem parar para abastecer e correndo menos riscos.

Além do mais, o que diz que o etanol é mais difícil de adulterar do que a gasolina, está redondamente enganado.

O etanol se adultera sim. E sabe como? Colocando mais água além dos 8% que pode ter. Vai para 15%, para 20% e o motor não suporta isso. A gasolina é adulterável também. E sabe qual é a forma mais comum? Adicionando etanol.

Se o seu carro é flex e a gasolina estiver muito mais que aqueles 27% de etanol, tiver 40%, 50%, 60%, o seu bolso vai sofrer, mas ele “queima” qualquer combustível que vier: 100% gasolina, 100% etanol, gasolina com 27%, com 50% ou 70% de etanol.

Então, é preferível a gasolina adulterada do que o etanol adulterado.

Posso alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento?​

Sim!!! No carro flex você pode alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento. E eles podem se utilizados juntos também a qualquer momento.

Existem motoristas e mecânicos que insistem que você não pode misturar etanol e gasolina no tanque do carro flex, mas isso é uma inverdade. O motor desse tipo de veículo está pronto para queimar gasolina pura, etanol puro ou ambos em qualquer proporção_O motor pode passar meses queimando etanol puro.

Se em algum momento o motorista decidir mudar para gasolina (por ser mais conveniente para o bolso, ou por proporcionar maior autonomia já que seu consumo é menor), pode fazê-lo mesmo que o tanque ainda tenha metade de etanol. E vice-versa.

Não considere nenhuma recomendação de que pode um e não pode o outro. De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina. E vice-versa.

O post Na estrada, é melhor usar gasolina ou etanol? apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...