A Toyota já deu algumas declarações que mostravam resistência à eletrificação completa da gama de veículos. Contudo, a marca japonesa parece estar mudando um pouco o próprio discurso.
Durante uma coletiva de imprensa sobre as estratégias de veículos elétricos com bateria, Akio Toyoda revelou 15 conceitos totalmente elétricos que prevêem modelos futuros da Toyota e Lexus.
Entre eles, foram mostrados sedans, SUVs, carros esportivos, caminhonete e ônibus. Enfim, uma diversidade muito grande de carrocerias. Alguns foram inspirados em modelos já existentes, outros são novos baseados nas plataformas EV-dedicated e e-TNGA.
VEJA TAMBÉM:
Toyoda classificou os veículos em dois tipos – com redução de carbono (híbridos e híbrido plug-in) e neutros em carbono (elétricos a bateria e elétricos à célula de combustível), tendo como foco principal o segundo grupo.
A apresentação começou com a gama Toyota bZ (Além de zero) de “modelos de produção em massa com preços razoáveis” que inclui o bZ4X e outros quatro novos conceitos, todos baseados plataforma e-TNGA.
Entre eles, estão um crossover compacto esportivo com uma linha de teto em estilo coupé, um cross over pequeno, um sedan médio, e um SUV grande pensado para as famílias numerosas.
Na linha denominada “showroom do futuro” foi apresentado o primeiro Lexus exclusivamente elétrico. O modelo denominado RZ é a versão de produção do conceito LF-Z Electrified. Junto a ele estavam um esportivo com autonomia de 700 km, que pretende-se fazer de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, além de um SUV grande e um outro sedan esportivo.
Por fim, Toyoda apresentou “os diversos elétricos da Toyota”. Essa série inclui veículos elétricos comerciais como ônibus autônomo, uma van compacta projetada para negócios e lazer e um versátil veículo elétrico urbano. Além disso, a Toyota mostrou a sua primeira picape elétrica com dimensões similares à da Hilux.
Todos os veículos citados fazem parte da meta da Toyota e da Lexus de introduzir no mercado um total de 30 veículos elétricos até 2030, com a meta de 3,5 milhões de vendas globais. Em 2030, a Lexus terá uma linha completa de VEs cobrindo todos os segmentos e se tornará uma marca elétrica na Europa, América do Norte e China com o objetivo de vendas anuais de 1 milhão de unidades. As vendas globais de modelos Lexus serão 100% elétricos em 2035.
Para atingir essas metas, a empresa japonesa se comprometeu a investir U$ 17,6 bilhões (aproximadamente R$ 98,5 bilhões) para a produção de baterias até 2030. O objetivo é zerar as emissões de carbono até 2035.
O post Nada de combustão: Toyota revela 15 carros elétricos para zerar emissões apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
Durante uma coletiva de imprensa sobre as estratégias de veículos elétricos com bateria, Akio Toyoda revelou 15 conceitos totalmente elétricos que prevêem modelos futuros da Toyota e Lexus.
Entre eles, foram mostrados sedans, SUVs, carros esportivos, caminhonete e ônibus. Enfim, uma diversidade muito grande de carrocerias. Alguns foram inspirados em modelos já existentes, outros são novos baseados nas plataformas EV-dedicated e e-TNGA.
VEJA TAMBÉM:
- Abastecer o tanque: três opiniões
- Porte do CRLV volta a ser obrigatório em Minas Gerais
- Toyota investe em baterias de estado sólido em plano para zerar emissões
Toyoda classificou os veículos em dois tipos – com redução de carbono (híbridos e híbrido plug-in) e neutros em carbono (elétricos a bateria e elétricos à célula de combustível), tendo como foco principal o segundo grupo.
A apresentação começou com a gama Toyota bZ (Além de zero) de “modelos de produção em massa com preços razoáveis” que inclui o bZ4X e outros quatro novos conceitos, todos baseados plataforma e-TNGA.


Entre eles, estão um crossover compacto esportivo com uma linha de teto em estilo coupé, um cross over pequeno, um sedan médio, e um SUV grande pensado para as famílias numerosas.
Na linha denominada “showroom do futuro” foi apresentado o primeiro Lexus exclusivamente elétrico. O modelo denominado RZ é a versão de produção do conceito LF-Z Electrified. Junto a ele estavam um esportivo com autonomia de 700 km, que pretende-se fazer de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, além de um SUV grande e um outro sedan esportivo.
Por fim, Toyoda apresentou “os diversos elétricos da Toyota”. Essa série inclui veículos elétricos comerciais como ônibus autônomo, uma van compacta projetada para negócios e lazer e um versátil veículo elétrico urbano. Além disso, a Toyota mostrou a sua primeira picape elétrica com dimensões similares à da Hilux.
Objetivo da Toyota e da Lexus
Todos os veículos citados fazem parte da meta da Toyota e da Lexus de introduzir no mercado um total de 30 veículos elétricos até 2030, com a meta de 3,5 milhões de vendas globais. Em 2030, a Lexus terá uma linha completa de VEs cobrindo todos os segmentos e se tornará uma marca elétrica na Europa, América do Norte e China com o objetivo de vendas anuais de 1 milhão de unidades. As vendas globais de modelos Lexus serão 100% elétricos em 2035.
Para atingir essas metas, a empresa japonesa se comprometeu a investir U$ 17,6 bilhões (aproximadamente R$ 98,5 bilhões) para a produção de baterias até 2030. O objetivo é zerar as emissões de carbono até 2035.
O post Nada de combustão: Toyota revela 15 carros elétricos para zerar emissões apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...