A Nissan apresentou um novo modelo capaz de gerar sua própria recarga através da luz solar. Baseado no Nissan Sakura, o kei car (veículo pequeno feito para as ruas japonesas) busca resolver uma das maiores limitações dos veículos elétricos, que é a dependência de estações de recarga e da infraestrutura elétrica.
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A grande novidade do modelo é o sistema Ao-Solar Extender, formado por painéis solares fixos e móveis espalhados pela carroceria. A maior parte da captação de energia ocorre através de um painel solar fixo no teto. Entretanto, também há um segundo painel retrátil que se estende sobre o para-brisa quando o veículo está parado.
Painel solar é retrátil, e aumenta sua área quando o carro está parado (Foto: Nissan | Divulgação)
Essa combinação pode gerar até 500 watts de potência, suficiente para acrescentar cerca de 3.000 km de autonomia por ano, dependendo das condições de luz solar. Os engenheiros projetaram o novo sistema para não aumentar o arrasto aerodinâmico, mantendo a eficiência energética do veículo, cuja versão padrão oferece autonomia de 180 km por carga das baterias.
Como todo kei car, Nissan Sakura é pequeno para se adequar às ruas apertadas do Japão (Foto: Nissan | Divulgação)
Além de eficiência energética, o painel solar retrátil ainda ajuda a resfriar o interior e a reduzir o uso do ar-condicionado. Além disso, o carro pode servir como fonte de energia portátil, capaz de alimentar eletrodomésticos em situações de emergência.
Embora a Nissan ainda não tenha confirmado uma data oficial para a produção em massa, a nova versão do Sakura poderá ser o primeiro EV de grande volume a dispensar as fontes de carregamento convencional.
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O protótipo Sakura e o sistema “Ao-Solar Extender”
A grande novidade do modelo é o sistema Ao-Solar Extender, formado por painéis solares fixos e móveis espalhados pela carroceria. A maior parte da captação de energia ocorre através de um painel solar fixo no teto. Entretanto, também há um segundo painel retrátil que se estende sobre o para-brisa quando o veículo está parado.
Painel solar é retrátil, e aumenta sua área quando o carro está parado (Foto: Nissan | Divulgação)
Essa combinação pode gerar até 500 watts de potência, suficiente para acrescentar cerca de 3.000 km de autonomia por ano, dependendo das condições de luz solar. Os engenheiros projetaram o novo sistema para não aumentar o arrasto aerodinâmico, mantendo a eficiência energética do veículo, cuja versão padrão oferece autonomia de 180 km por carga das baterias.
Como todo kei car, Nissan Sakura é pequeno para se adequar às ruas apertadas do Japão (Foto: Nissan | Divulgação)
Além de eficiência energética, o painel solar retrátil ainda ajuda a resfriar o interior e a reduzir o uso do ar-condicionado. Além disso, o carro pode servir como fonte de energia portátil, capaz de alimentar eletrodomésticos em situações de emergência.
Embora a Nissan ainda não tenha confirmado uma data oficial para a produção em massa, a nova versão do Sakura poderá ser o primeiro EV de grande volume a dispensar as fontes de carregamento convencional.
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