A nova geração da Ford Ranger foi apresentada no final de 2021 com uma gama completa, mas ficou de fora a versão de performance Raptor. A espera terminou e, baseado nas especificações, essa nova geração da Ranger Raptor possui chances de chegar ao Brasil.
Na geração anterior da Ranger Raptor o chassi foi muito elogiado mas o motor turbodiesel era considerado subdimensionado para a proposta. Agora a picape esportiva traz a opção do o motor V6 3.0 EcoBoost a gasolina sob o capô. O 2.0 diesel biturbo da geração anterior também é oferecido.
Agora o estilo está mais próximo da F-150 Raptor
A suspensão esportiva tira a capacidade de carga da picape
VEJA TAMBÉM:
Para o mercado norte-americano e Austrália o V6 a gasolina ele é acertado para produzir 397 cv e 59,4 kgfm. Na Europa ele recebe uma programação mais branda de 288 cv e 50 kgfm para atender as normas de emissões mais rígidas. Existe uma possibilidade da Ranger Raptor vir para o Brasil com esse V6, já que ela não possui capacidade de carga de 1 tonelada para poder ser homologada com motor diesel por aqui.
A grande central multimídia é a marca registrada da nova geração da Ranger
Os bancos possuem mais apoio lateral
Como a Ranger ficou com desenho mais próximo da série F nessa nova geração, a versão esportiva ficou ainda mais parecida com a irmã maior F-150 Raptor. Por dentro a picape recebeu vários apliques em vermelho, bancos esportivos com mais apoio lateral e volante com uma marcação no topo igual a usada em carros de rali.
Sob o para-choque vem uma proteção para o cárter, motor e caixa de transferência feita em aço de alta resistência com 5,8 cm de espessura. Ela ganhou ganchos de reboque na dianteira e traseira, itens inexistentes na geração anterior.
A suspensão dianteira foi reforçada e na traseira usa um eixo completamente diferente da Ranger comum
Existem proteções robustas na parte inferior da picape e controles eletrônicos para auxiliar fora do asfalto
O curso das suspensões ficou ainda maior que o da geração anterior
A Ranger Raptor anterior trazia um eixo traseiro diferente da ranger comum, com molas helicoidais no lugar do feixe de molas semielípticas. Esse conceito foi mantido, trazendo agora amortecedores da Fox Racing mais refinado e com 50% menos fricção que o modelo usado anteriormente.
A suspensão independente na dianteira foi reforçada para aguentar os impactos dos saltos que essa picape pode realizar. Os braços dela são feitos em alumínio e o curso total da suspensão foi aumentado para 29 cm na dianteira e 25 cm na traseira.
A tração é integral permanente e possui uma caixa de transferência com reduzida. O câmbio de dez marchas é usado com ambas motorizações. A Ranger Raptor traz um seletor de terreno que otimiza os controles eletrônicos para auxiliar o motorista, que inclui um modo “Baja” para quem deseja acelerar a picape longe do asfalto.
O sistema de escapamento possui uma válvula ativa e três modos diferentes: Normal (mais quieta), Sport (o som fica mais alto) e Baja (o escapamento fica direto e ainda mais barulhento, recomendado para o uso fora de estrada). Outro controle eletrônico é o Trail Control, que é um cruise control para o fora de estrada. Ele controla a velocidade até 32 km/h e o motorista precisa se preocupar apenas com a direção.
Segundo a Ford da Austrália, a nova geração da Ranger Raptor é capaz de realizar uma volta em sua pista de teste tão rápida quanto um hot hatch. Pode parecer pouco para um veículo de quase 400 cv, mas é importante lembrar que estamos falando de uma picape pesada e feia para o uso fora de estrada.
Fotos: Ford | Divulgação
O post Nova Ford Ranger Raptor é apresentada — e pode vir para o Brasil apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
Na geração anterior da Ranger Raptor o chassi foi muito elogiado mas o motor turbodiesel era considerado subdimensionado para a proposta. Agora a picape esportiva traz a opção do o motor V6 3.0 EcoBoost a gasolina sob o capô. O 2.0 diesel biturbo da geração anterior também é oferecido.

Agora o estilo está mais próximo da F-150 Raptor

A suspensão esportiva tira a capacidade de carga da picape
VEJA TAMBÉM:
- Ranger Raptor “muito gay” é resposta da Ford para valentão da internet
- Nova geração da Ford Ranger terá motor V6 diesel e muita tecnologia
- Ford Ranger Raptor: entenda por que o Brasil não teve essa picape
Para o mercado norte-americano e Austrália o V6 a gasolina ele é acertado para produzir 397 cv e 59,4 kgfm. Na Europa ele recebe uma programação mais branda de 288 cv e 50 kgfm para atender as normas de emissões mais rígidas. Existe uma possibilidade da Ranger Raptor vir para o Brasil com esse V6, já que ela não possui capacidade de carga de 1 tonelada para poder ser homologada com motor diesel por aqui.
Nem só de motor é feita a nova Ranger Raptor

A grande central multimídia é a marca registrada da nova geração da Ranger

Os bancos possuem mais apoio lateral
Como a Ranger ficou com desenho mais próximo da série F nessa nova geração, a versão esportiva ficou ainda mais parecida com a irmã maior F-150 Raptor. Por dentro a picape recebeu vários apliques em vermelho, bancos esportivos com mais apoio lateral e volante com uma marcação no topo igual a usada em carros de rali.
Sob o para-choque vem uma proteção para o cárter, motor e caixa de transferência feita em aço de alta resistência com 5,8 cm de espessura. Ela ganhou ganchos de reboque na dianteira e traseira, itens inexistentes na geração anterior.
Chassi de um verdadeiro fora de estrada

A suspensão dianteira foi reforçada e na traseira usa um eixo completamente diferente da Ranger comum

Existem proteções robustas na parte inferior da picape e controles eletrônicos para auxiliar fora do asfalto

O curso das suspensões ficou ainda maior que o da geração anterior
A Ranger Raptor anterior trazia um eixo traseiro diferente da ranger comum, com molas helicoidais no lugar do feixe de molas semielípticas. Esse conceito foi mantido, trazendo agora amortecedores da Fox Racing mais refinado e com 50% menos fricção que o modelo usado anteriormente.
A suspensão independente na dianteira foi reforçada para aguentar os impactos dos saltos que essa picape pode realizar. Os braços dela são feitos em alumínio e o curso total da suspensão foi aumentado para 29 cm na dianteira e 25 cm na traseira.
A tração é integral permanente e possui uma caixa de transferência com reduzida. O câmbio de dez marchas é usado com ambas motorizações. A Ranger Raptor traz um seletor de terreno que otimiza os controles eletrônicos para auxiliar o motorista, que inclui um modo “Baja” para quem deseja acelerar a picape longe do asfalto.
O sistema de escapamento possui uma válvula ativa e três modos diferentes: Normal (mais quieta), Sport (o som fica mais alto) e Baja (o escapamento fica direto e ainda mais barulhento, recomendado para o uso fora de estrada). Outro controle eletrônico é o Trail Control, que é um cruise control para o fora de estrada. Ele controla a velocidade até 32 km/h e o motorista precisa se preocupar apenas com a direção.
Segundo a Ford da Austrália, a nova geração da Ranger Raptor é capaz de realizar uma volta em sua pista de teste tão rápida quanto um hot hatch. Pode parecer pouco para um veículo de quase 400 cv, mas é importante lembrar que estamos falando de uma picape pesada e feia para o uso fora de estrada.
Fotos: Ford | Divulgação
O post Nova Ford Ranger Raptor é apresentada — e pode vir para o Brasil apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...