O Ceará garantiu um novo investimento no setor automotivo e passará a abrigar uma linha de montagem da MG Motor, segundo a Autoesporte. A marca, de origem britânica mas controlada pela gigante estatal chinesa SAIC Motor, confirmou a operação de nacionalização de veículos elétricos no estado, reforçando a tendência de descentralização da indústria automobilística para o Nordeste.
A operação não se trata da construção de uma fábrica própria do zero, mas de um acordo estratégico com a Comexport, uma das maiores empresas de comércio exterior do país. A companhia, que já opera no complexo portuário do Ceará, ficará responsável pela montagem dos veículos em regime CKD (Completely Knock-Down), no qual os carros chegam desmontados e são finalizados em solo nacional.
O anúncio foi ratificado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, sinalizando uma resposta do estado à vizinha Bahia, que recentemente recebeu a fábrica da BYD em Camaçari. Com a chegada da MG, o Nordeste consolida três polos automotivos importantes, somando-se à Stellantis (Jeep) em Pernambuco.
VEJA TAMBÉM:
Embora a MG tenha nascido no Reino Unido, sua tecnologia e capital atuais são da SAIC Motor, a maior montadora da China. A corporação é conhecida globalmente por suas joint ventures com grandes fabricantes ocidentais, sendo a principal sócia da General Motors (GM) e da Volkswagen no mercado chinês.
Fábrica do Ceará já é utilizada no montagem do Chevrolet Spark EUV (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
A estratégia de iniciar a produção via montagem terceirizada permite à marca testar a receptividade do mercado brasileiro com menor risco inicial, focando em modelos eletrificados para competir diretamente com GWM e BYD. A data oficial para o início da montagem e os modelos específicos ainda serão detalhados, mas a movimentação já coloca o Ceará definitivamente no mapa da eletrificação nacional.
Continue lendo...
A operação não se trata da construção de uma fábrica própria do zero, mas de um acordo estratégico com a Comexport, uma das maiores empresas de comércio exterior do país. A companhia, que já opera no complexo portuário do Ceará, ficará responsável pela montagem dos veículos em regime CKD (Completely Knock-Down), no qual os carros chegam desmontados e são finalizados em solo nacional.
O anúncio foi ratificado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, sinalizando uma resposta do estado à vizinha Bahia, que recentemente recebeu a fábrica da BYD em Camaçari. Com a chegada da MG, o Nordeste consolida três polos automotivos importantes, somando-se à Stellantis (Jeep) em Pernambuco.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota registra nova patente do Celica na Rússia
- Ford planeja retorno do Fiesta como elétrico em parceria industrial com a Renault
- Chinesa Chery e parceira desenvolvem estrutura de aço duas vezes mais forte do que as atuais
Gigante chinesa e conexão com a GM
Embora a MG tenha nascido no Reino Unido, sua tecnologia e capital atuais são da SAIC Motor, a maior montadora da China. A corporação é conhecida globalmente por suas joint ventures com grandes fabricantes ocidentais, sendo a principal sócia da General Motors (GM) e da Volkswagen no mercado chinês.
Fábrica do Ceará já é utilizada no montagem do Chevrolet Spark EUV (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
A estratégia de iniciar a produção via montagem terceirizada permite à marca testar a receptividade do mercado brasileiro com menor risco inicial, focando em modelos eletrificados para competir diretamente com GWM e BYD. A data oficial para o início da montagem e os modelos específicos ainda serão detalhados, mas a movimentação já coloca o Ceará definitivamente no mapa da eletrificação nacional.
Continue lendo...