Notícia Novo HB20 2023: Fotos oficiais confirmam plástica corretiva

Quando a Hyundai lançou o HB20, em 2012, ela deu um tiro certeiro. O compacto tinha sido desenvolvido após o Volkswagen Gol ter sido literalmente dissecado na matriz da marca sul-coreana. Suspensão bem ajustada para o “padrão” brasileiro e dois motores bem resolvidos garantiriam uma boa aceitação do novato.

VEJA TAMBEM:


No entanto, seu design era um fator extra. O carrinho era lindo. Depois da primeira reestilização, ele ficou ainda mais bacaninha. Em 2019 veio a segunda geração. E como já cantava Chico Buarque: “Aí a notícia carece de exatidão”.

Isso porque a segunda geração do HB20 gerou surpresa e espanto. A marca adotou uma linguagem de estilo que já tinha sido aplicada no exterior. O estilo “exótico” gerou milhares de memes e reações pelas redes sociais: bagre, clone do Ka, foram algumas das associações da carranca pouco convencional do compacto.

só eu q acho o novo HB20 parecido com um bagre?
ps: ñ é uma crítica donos de hb20, eu gosto de bagres pic.twitter.com/SUFSkreTxR

— Liu (@LiuLive) July 30, 2021

Mas fato é que o desenho estranho não espantou o consumidor. Nos anos de 2020 e 2021, o HB20 licenciou exatas 86,5 mil unidades, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Além disso, foi o vice-líder geral de vendas nos dois períodos. Ou seja, manteve seu desempenho. Afinal o sul-coreano sempre foi o eterno vice do Onix e hoje segue a Strada. Este ano não tem sido diferente, o HB20, segue na segunda colocação, com quase 35 mil unidades emplacadas de janeiro a maio. É o carro de passeio mais vendido do mercado.

HB20 2023​


Mesmo assim, a Hyundai viu já era de mudar e lançará na próxima terça-feira (5), a linha 2023 reestilizada. As fotos vazaram na rede, como o leitor pode conferir aqui no AutoPapo.

Como é de praxe em reestilizações, a fabricante mexeu apenas nas extremidades do carro. O HB20 ganhou novos faróis, grade do radiador, capô, para-choques e lanternas.

O desenho triangular das lentes deu lugar a refletores com quatro pontos. que remetem à primeira geração. A grade também segue a mesma lógica. Já o para-choque conta com elemento trapezoidal, como no Volkswagen Polo. O resultado agradou.

Na lateral nada mudou. E aí que surgem as controvérsias. Os elementos retilíneos do conjunto ótico não conversam com os elementos curvos da lateral, principalmente nas formas da área envidraçada, que tem como ponto focal a moldura na coluna C.

novo hyundai hb20 2023 traseira lanternas

Lanternas inteiriças estão na moda e direcionam o desenho da traseira, no HB20 2023 elas empurraram para baixo

Na traseira, a intervenção também ficou estranha. Ela segue a tendência de alguns dos modelos da marca lá fora. O uso de peça inteiriça na iluminação traseira voltou a ser utilizado por várias marcas, como Audi, Porsche, Mercedes-Benz e Volks e a própria Hyundai. O problema é que geralente esse tipo de lanterna direciona o olhar.

No 911 ela direcionava o formato de gota da carroceria. Já no VW ID.5, a lanterna “levanta” a traseira do carro. No HB20 2023 ela faz o contrário. Isso porque redesenhar a tampa do porta-malas demandaria um novo para-brisas, ajustes de estamparia e demais gastos. Foi um remendo parecido com o que a Renault fez com o Sandero.

Será que com o desenho novo o HB20 finalmente deixará de ser o super-vice?


O post Novo HB20 2023: Fotos oficiais confirmam plástica corretiva apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top