O novo Jeep Compass marcou sua estreia na Europa, com mudanças importantes no SUV médio (que agora utiliza a nova plataforma STLA Medium). A mudança do Compass foca na eletrificação do portfólio e na atualização de sistemas de assistência ao motorista, tentando manter a competitividade frente ao avanço das fabricantes chinesas no segmento global.
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O veículo mantém os 4,55 metros de comprimento, mas traz ajustes na carroceria para melhorar o fluxo de ar e reduzir o consumo. Em termos de projeto, a Jeep elevou a posição de sensores e câmeras externas — uma solução técnica para evitar que componentes caros sejam danificados em terrenos irregulares.
Na parte mecânica, o modelo recebeu nova calibração de suspensão e direção, visando maior estabilidade em velocidades rodoviárias. Com uma altura livre do solo de 20 cm, o SUV tenta equilibrar a capacidade de trafegar em vias não-pavimentadas com um isolamento acústico mais rigoroso no interior.
A nova linha abandona as configurações exclusivamente a combustão e passa a oferecer três variantes eletrificadas:
O controle de tração é operado pelo sistema Selec-Terrain, que permite ao condutor selecionar modos específicos (Auto, Sport, Neve, Areia/Lama e Elétrico). O sistema intervém na entrega de torque e nos freios para garantir aderência em diferentes superfícies.
Por fim, o interior do Compass foi reformulado para ampliar o espaço de pernas e o volume do porta-malas. No painel, a central multimídia agora integra o ChatGPT para comandos de voz e traz sistemas de segurança autônoma de nível 2. Entre os recursos estão o controle de cruzeiro adaptativo e a mudança assistida de faixa.
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Mudanças estruturais
O veículo mantém os 4,55 metros de comprimento, mas traz ajustes na carroceria para melhorar o fluxo de ar e reduzir o consumo. Em termos de projeto, a Jeep elevou a posição de sensores e câmeras externas — uma solução técnica para evitar que componentes caros sejam danificados em terrenos irregulares.
Na parte mecânica, o modelo recebeu nova calibração de suspensão e direção, visando maior estabilidade em velocidades rodoviárias. Com uma altura livre do solo de 20 cm, o SUV tenta equilibrar a capacidade de trafegar em vias não-pavimentadas com um isolamento acústico mais rigoroso no interior.
Opções de motorização e tração
A nova linha abandona as configurações exclusivamente a combustão e passa a oferecer três variantes eletrificadas:
- 4xe: Híbrido do tipo plug-in com motor elétrico no eixo traseiro;
- e-Hybrid: Sistema híbrido leve voltado para redução de emissões e consumo, com 970 km de autonomia combinada
- BEV: Configuração totalmente elétrica com autonomia estimada de 500 km (ciclo WLTP).
O controle de tração é operado pelo sistema Selec-Terrain, que permite ao condutor selecionar modos específicos (Auto, Sport, Neve, Areia/Lama e Elétrico). O sistema intervém na entrega de torque e nos freios para garantir aderência em diferentes superfícies.
Conectividade e auxílio à condução
Por fim, o interior do Compass foi reformulado para ampliar o espaço de pernas e o volume do porta-malas. No painel, a central multimídia agora integra o ChatGPT para comandos de voz e traz sistemas de segurança autônoma de nível 2. Entre os recursos estão o controle de cruzeiro adaptativo e a mudança assistida de faixa.
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