Notícia Novo Jeep Compass estreia na Europa eletrificado e com até 970 km de autonomia

O novo Jeep Compass marcou sua estreia na Europa, com mudanças importantes no SUV médio (que agora utiliza a nova plataforma STLA Medium). A mudança do Compass foca na eletrificação do portfólio e na atualização de sistemas de assistência ao motorista, tentando manter a competitividade frente ao avanço das fabricantes chinesas no segmento global.

VEJA TAMBÉM:

Mudanças estruturais

NewJeepCompass Mediadrive (1)

O veículo mantém os 4,55 metros de comprimento, mas traz ajustes na carroceria para melhorar o fluxo de ar e reduzir o consumo. Em termos de projeto, a Jeep elevou a posição de sensores e câmeras externas — uma solução técnica para evitar que componentes caros sejam danificados em terrenos irregulares.

Na parte mecânica, o modelo recebeu nova calibração de suspensão e direção, visando maior estabilidade em velocidades rodoviárias. Com uma altura livre do solo de 20 cm, o SUV tenta equilibrar a capacidade de trafegar em vias não-pavimentadas com um isolamento acústico mais rigoroso no interior.

newjeepcompass-mediadrive-1920x1211.jpg

newjeepcompass-mediadrive-2-1920x1216.jpg

newjeepcompass-mediadrive-3-1920x1192.jpg

newjeepcompass-mediadrive-4-1920x1133.jpg

newjeepcompass-mediadrive-5-1920x1146.jpg

newjeepcompass-mediadrive-6-1920x1146.jpg

newjeepcompass-mediadrive-7-1920x1163.jpg

newjeepcompass-mediadrive-10-1920x1219.jpg

newjeepcompass-mediadrive-11-1920x1133.jpg

Opções de motorização e tração

NewJeepCompass Mediadrive (16)

A nova linha abandona as configurações exclusivamente a combustão e passa a oferecer três variantes eletrificadas:

  • 4xe: Híbrido do tipo plug-in com motor elétrico no eixo traseiro;
  • e-Hybrid: Sistema híbrido leve voltado para redução de emissões e consumo, com 970 km de autonomia combinada
  • BEV: Configuração totalmente elétrica com autonomia estimada de 500 km (ciclo WLTP).

O controle de tração é operado pelo sistema Selec-Terrain, que permite ao condutor selecionar modos específicos (Auto, Sport, Neve, Areia/Lama e Elétrico). O sistema intervém na entrega de torque e nos freios para garantir aderência em diferentes superfícies.

newjeepcompass-mediadrive-12-1920x1280.jpg

newjeepcompass-mediadrive-13-1920x1280.jpg

newjeepcompass-mediadrive-14-1920x1280.jpg

newjeepcompass-mediadrive-15-1920x1280.jpg

newjeepcompass-mediadrive-18-1920x1280.jpg

newjeepcompass-mediadrive-17-1920x1280.jpg

Conectividade e auxílio à condução


Por fim, o interior do Compass foi reformulado para ampliar o espaço de pernas e o volume do porta-malas. No painel, a central multimídia agora integra o ChatGPT para comandos de voz e traz sistemas de segurança autônoma de nível 2. Entre os recursos estão o controle de cruzeiro adaptativo e a mudança assistida de faixa.

Continue lendo...
 
Top