A Toyota revelou nesta quarta-feira (17), no Japão, a sexta geração do RAV4. O lançamento reforça a estratégia da montadora de manter a relevância de seu SUV mais vendido através da diversificação de versões e, principalmente, da estreia da plataforma de software Arene, que promete agilizar atualizações de segurança e conectividade.
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Sob o capô, o novo RAV4 chega ao mercado japonês com o sistema híbrido paralelo de 2.5 litros (HEV), capaz de entregar até 240 cv de potência combinada. A tração integral E-Four, disponível nestas versões, inclui modos de condução Trail e Snow, ajustando o torque automaticamente para evitar derrapagens. Uma versão híbrida plug-in (PHEV) está confirmada para o próximo ano fiscal.
O grande salto tecnológico, contudo, é a adoção do sistema operacional Arene. A plataforma permite que o veículo receba atualizações de software mais rápidas para a interface do usuário e para o pacote de segurança Toyota Safety Sense. Entre as novidades de segurança, destaca-se um sistema que detecta emergências com o motorista e pode parar o carro no acostamento automaticamente.
Embora o lançamento seja inicial para o Japão, o modelo deve ditar as atualizações do RAV4 em mercados globais, incluindo o Brasil, nos próximos anos.
Desenvolvida sob o conceito “Life is an Adventure“, a nova geração tenta cobrir diferentes perfis de consumidores com três estilos visuais distintos. Segundo a Toyota, a intenção é oferecer desde sofisticação urbana até capacidade fora de estrada real.
No design, a marca manteve a postura robusta característica do modelo, mas alterou a ergonomia interna. O painel adota uma “arquitetura de ilha”, agrupando displays e comandos para minimizar o movimento dos olhos do motorista. O porta-malas também cresceu: agora são 749 litros, 16 a mais que a geração anterior.
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Híbridos e a estreia do sistema Arene
Sob o capô, o novo RAV4 chega ao mercado japonês com o sistema híbrido paralelo de 2.5 litros (HEV), capaz de entregar até 240 cv de potência combinada. A tração integral E-Four, disponível nestas versões, inclui modos de condução Trail e Snow, ajustando o torque automaticamente para evitar derrapagens. Uma versão híbrida plug-in (PHEV) está confirmada para o próximo ano fiscal.
O grande salto tecnológico, contudo, é a adoção do sistema operacional Arene. A plataforma permite que o veículo receba atualizações de software mais rápidas para a interface do usuário e para o pacote de segurança Toyota Safety Sense. Entre as novidades de segurança, destaca-se um sistema que detecta emergências com o motorista e pode parar o carro no acostamento automaticamente.
Embora o lançamento seja inicial para o Japão, o modelo deve ditar as atualizações do RAV4 em mercados globais, incluindo o Brasil, nos próximos anos.
Novo conceito
Desenvolvida sob o conceito “Life is an Adventure“, a nova geração tenta cobrir diferentes perfis de consumidores com três estilos visuais distintos. Segundo a Toyota, a intenção é oferecer desde sofisticação urbana até capacidade fora de estrada real.
- Z: Versão com visual refinado, para-choques na cor da carroceria e foco em sofisticação;
- Adventure: Voltada ao uso off-road, traz molduras de rodas maiores, dianteira elevada e interior com acabamentos em tons terrosos;
- GR SPORT: Configuração com foco em desempenho dinâmico (prevista para o ano fiscal de 2026).
No design, a marca manteve a postura robusta característica do modelo, mas alterou a ergonomia interna. O painel adota uma “arquitetura de ilha”, agrupando displays e comandos para minimizar o movimento dos olhos do motorista. O porta-malas também cresceu: agora são 749 litros, 16 a mais que a geração anterior.
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