Modelos da Volkswagen e Jeep serão lançados primeiro e o da Honda chega em abril de 2026

O mercado brasileiro de SUVs compactos terá três novos modelos, sendo que o Volkswagen Tera será lançado primeiro, seguido pelo Jeep Avenger e, por fim, pelo Honda WR-V, que deve chegar apenas em abril. Com isso, eles irão competir diretamente com Fiat Pulse e Renault Kardian, ambos já estabelecidos no mercado brasileiro. Além disso, as novidades irão ampliar a oferta de crossovers na faixa entre R$ 110 mil e R$ 150 mil, com propostas distintas de motorização, produção local e posicionamento, o que será melhor para o cliente, que terá mais opções no cardápio de SUVs, que a cada ano cresce mais. Atualmente, o mercado conta com SUVs compactos de entrada, como esses novos modelos; SUVs compactos como Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross; SUVs médios como o Jeep Compass; e também SUVs de grande porte, como o Jeep Commander, capaz de levar até sete passageiros.
Volkswagen Tera
Apresentado durante o carnaval no Rio de Janeiro, o Volkswagen Tera ainda não teve lançamento oficial, mas deve chegar em quatro versões. Informações preliminares indicam configurações com motor 1.0 MPI aspirado e câmbio manual, 1.0 TSI manual, além das versões Comfortline e Highline com motor 170 TSI e câmbio automático de seis marchas.

O motor 1.0 MPI entrega até 84 cv e 10 kgfm de torque, enquanto o 1.0 turbo gera até 116 cv e 16,8 kgfm. O modelo deve ter cerca de 4 metros de comprimento e entre-eixos de 2,56 m. Entre os equipamentos esperados estão ar-condicionado (manual ou digital, conforme a versão), direção elétrica, seis airbags e central multimídia de 10 polegadas.

Todavia, o preço ainda não foi anunciado, mas a expectativa é que o SUV fique na faixa dos R$ 110 mil, sendo posicionado abaixo do Volkswagen Nivus e T-Cross.
Jeep Avenger
A Stellantis confirmou a produção nacional do Jeep Avenger na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, com lançamento previsto para 2025. O modelo usará a plataforma CMP, compartilhada com veículos da Peugeot e Citroën, e será equipado com o motor 1.0 T200 turbo com 130 cv e 20 kgfm, associado a um sistema híbrido leve (MHEV) de 12V.

Esse conjunto é o mesmo aplicado em Fiat Pulse e Fastback e combina propulsão a combustão com um sistema elétrico auxiliar que contribui para redução de consumo e emissões.

Com 4,08 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos e porta-malas de 380 litros, o Avenger será posicionado abaixo do Compass e do Commander. O modelo competirá com rivais como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Honda WR-V
A Honda confirmou o lançamento do novo WR-V produzido na fábrica de Itirapina, no interior paulista. O SUV compacto estreia em abril de 2026 e utilizará a mesma plataforma do City e HR-V. O utilitário esportivo será equipado com motor 1.5 flex aspirado de 126 cv com câmbio automático CVT. Inicialmente, não terá versão híbrida.

Com 4,31 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos e posicionamento entre as versões mais caras do City e as de entrada do HR-V, o WR-V terá preço estimado entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.

Deve concorrer com modelos como Toyota Yaris Cross, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker caso os preços encostem nos R$ 150 mil.

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