Chevrolet também colocou painel de digital e nova multimídia no estilo da S10

O Chevrolet Onix figura entre os veículos mais vendidos da General Motors no Brasil, acumulando mais de 3 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2012, quando apresentava características visuais e mecânicas distintas das versões atuais. Pois bem, 13 anos se passaram, o hatchback foi atualizado, enquanto o sedã recebeu o nome de Onix Plus.

Isto posto, para a linha 2026, a fabricante adotou mudanças visuais e equipou os modelos com cinco anos de garantia, mantendo o motor 1.0 turbo com a correia banhada a óleo, um componente que ainda gera discussões no segmento, mas que também teve mudanças. O motor agora tem potência ajustada para até 115,5 cv, atendendo às exigências do Programa Carro Sustentável. A revista Carro avaliou a versão RS, com preço de R$ 130.190, em um percurso entre São Paulo e o município de Dourado, no interior do estado.

No quesito condução o Onix 2026 não sofreu alterações significativas para o motorista e passageiros. O acerto da suspensão permanece firme, preparado para as condições das vias brasileiras, e a direção elétrica mantém a agilidade em manobras e curvas. A altura do veículo em relação ao solo aumentou em 18 milímetros na comparação com a geração anterior, reduzindo os impactos no para-choque dianteiro ao transitar por desníveis.

O motor 1.0 turbo CSS Prime perdeu um pouco de potência em relação à versão anterior, apenas 0,5cv, porém manteve o torque de 16,8 kgfm. O câmbio automático de seis marchas, que equipava o modelo, teve ajustes para eliminar o atraso na resposta, comum em gerações anteriores, melhorando o desempenho nas arrancadas e retomadas.
Em termos de consumo, o veículo faz 13,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números foram de 9,8 km/l no uso urbano e 12,8 km/l em rodovias.

Estilo atualizado
Visualmente o Onix 2026 adotou elementos que remetem ao design do Cruze, conferindo a fama de Mini Cruze, como faróis com desenho mais vincado e apliques escurecidos na grade frontal. As lanternas traseiras passaram por novo arranjo, e a versão RS pode contar com rodas de até 16 polegadas.

Interior do Onix 2026
O interior do Onix traz um painel digital colorido de 8 polegadas e uma central multimídia ampliada para 11 polegadas, que oferece conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de climatização é digital e o modelo passa a contar com carregador de smartphone por indução, melhorias que aproximam o Onix de segmentos superiores.

Nova correia
A correia banhada a óleo no motor 1.0 turbo segue sendo uma peça de destaque. A nova geração da correia recebeu melhorias na composição química para aumentar a resistência à acidez e a contaminação causada por lubrificantes adulterados, vencidos ou fora das especificações recomendadas, problema recorrente no mercado nacional.

A utilização de óleos inadequados compromete o desempenho e a durabilidade do componente, assim como de outros sistemas internos do motor. A substituição preventiva continua recomendada a cada 240 mil km, mantendo o intervalo da geração anterior.
Vale lembrar que a revista O Mecânico publicou um passo a passo completo da troca da correia banhada a óleo nos motores da GM, disponível no canal da revista no YouTube, proporcionando uma fonte prática para mecânicos e proprietários que precisam realizar essa manutenção.
The post Onix 2026 em teste: consumo, desempenho e detalhes da polêmica correia appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...