Novo levantamento da Mobiauto revela os modelos que até ficaram mais caros nos dois últimos anos, pero no mucho
Preço de automóvel virou tema de mesa de bar. A alta desenfreada no preço dos veículos novos e seminovos continua a assustar o mercado e especialmente aos clientes. E você já leu aqui no AutoPapo algumas listas com os modelos que mais aumentaram de valor. Mas chegou a hora também de conhecer os carros que menos desvalorizaram.
Novo levantamento da Mobiauto aponta os modelos que ficaram “menos caros” ao longo dos últimos anos. O site especializado na compra e venda de automóveis pegou a média de preços das linhas de veículos quando 0 km no primeiro semestre de 2020 e comparou com a média dos valores pedidos nos anúncios da mesma gama no primeiro semestre deste ano.
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O mais impressionante é que na lista dos 10 carros que menos valorizaram, não dá nem para dizer que a alta foi modesta ou que o dono perdeu dinheiro. Afinal, os índices de aumento vão de 26% a mais de 40%.
A linha de entrada do Série 3 teve a menor valorização nestes dois últimos anos, segundo o estudo da Mobiauto. Esta sétima geração do sedã, que já era produzida em Araquari (SC) no primeiro semestre de 2020, teve ganho de “apenas” 26% no período pesquisado.
A gama usa, desde então, o mesmo motor turbo quatro cilindros de 184 cv. Curiosamente, a versão M Sport, espécie de opção intermediária com o pacote de estilo da divisão esportiva da marca alemã, foi a que puxou a valorização para baixo: encareceu “só” 21% de 2020 para cá.
A partir daqui os carros que menos valorizaram já passam da casa dos 30% de acréscimo entre os primeiros semestres de 2020 e deste ano. No caso, o veterano Voyage, que pena por ser um dos sedãs que mais ficou defasado na categoria – que reúne rivais mais espaçosos, modernos e equipados.
Há dois anos o Voyage ainda tinha mais duas opções, além da 1.0 sobrevivente nos dias de hoje. Inclusive foi a 1.6 de 104/101 cv e câmbio manual de cinco marchas que registrou a valorização mais baixa da linha no período, de cerca de 30%.
O SUV médio da Caoa Chery figura entre os três carros que menos valorizaram desde 2020. Nesse meio tempo o Tiggo 7, inclusive, não só foi reestilizado e ganhou sobrenome Pro, como trocou o motor 1.5 turbo por outro igualmente turbinado, só que 1.6 e mais potente, com 187 cv, o que pode explicar a baixa valorização da linha antiga.
Outro sedã da VW entre os carros que menos valorizaram e outro modelo cujas versões foram ficando pelo caminho. Mesmo assim, e com a mudança recente do modelo importado do México, a média de preço das três configurações do Jetta (Comfortline 200 TSI, R-Line 200 TSI e a esportiva GLi com motor 2.0) encareceu quase 35% no período de dois anos.
Detalhe é que o C4 Cactus foi praticamente o único automóvel de passeio vendido pela Citroën no período pesquisado. O solitário modelo é o quinto entre os carros que menos valorizaram, também próximo dos 35%. A configuração intermediária Feel Pack, com o motor 1.6 aspirado, ficou bem abaixo dessa média, com aumento de apenas 27% no preço nos últimos dois anos.
Hyundai | Divulgação
A então terceira geração do Tucson montada no Brasil tinha apenas uma versão no primeiro semestre de 2020, a GLS. Com motor turbo de 177 cv e design arrojado, essa fase do SUV contudo não repetiu o mesmo sucesso que seus antecessores (incluído aí, o ix35, o Tucson de segunda geração). Mesmo assim, assinalou ganho de quase 36% no preço.
O porte é de SUV médio, mas o preço fica entre os compactos e os médios
Por falar no ix35, olha ele aí entre os carros que menos valorizaram entre o primeiro semestre de 2020 e igual período deste ano. A menor valorização dentro da categoria pode ser explicada também pelo fato de que o SUV médio deixou de ser feito em Anápolis (GO), em dezembro de 2021, o que acaba refletindo de certa forma no mercado de seminovos.
A quarta geração do sedã médio coreano foi lançada em 2019, não mudou de lá para cá, mas também – vamos combinar – não emplacou no mercado. O que explica estar entre os carros que menos valorizaram nos últimos dois anos, segundo a Mobiauto, apesar de ter ficado quase 40% mais caro, em média, no período.
VW T-Cross
O primeiro SUV considerado da categoria de compactos que aparece na relação de carros que menos valorizaram é o T-Cross. E foi justamente a opção de entrada com motor 1.0 turbo de até 128 cv e câmbio automático de seis velocidades a que mais “prejudicou” a valorização do modelo no período, com aumento de 36%, contra 42% da gama, em média.
A Saveiro é o único carro da marca sem opção de câmbio automático (Foto: Volkswagen | Divulgação)
A única picape a figurar entre os carros que menos valorizaram é o modelo compacto da Volkswagen. Pesa contra a Saveiro as surras em vendas que ela leva de sua principal rival, a onipresente Fiat Strada. De qualquer forma, valorizou 43%, em média, nestes dois últimos anos.
Além dos 1o modelos acima, estes veículos completam o ranking.
O post Os 10 carros que menos valorizaram desde 2020 – análise dos modelos apareceu primeiro em AutoPapo.
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Preço de automóvel virou tema de mesa de bar. A alta desenfreada no preço dos veículos novos e seminovos continua a assustar o mercado e especialmente aos clientes. E você já leu aqui no AutoPapo algumas listas com os modelos que mais aumentaram de valor. Mas chegou a hora também de conhecer os carros que menos desvalorizaram.
Novo levantamento da Mobiauto aponta os modelos que ficaram “menos caros” ao longo dos últimos anos. O site especializado na compra e venda de automóveis pegou a média de preços das linhas de veículos quando 0 km no primeiro semestre de 2020 e comparou com a média dos valores pedidos nos anúncios da mesma gama no primeiro semestre deste ano.
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O mais impressionante é que na lista dos 10 carros que menos valorizaram, não dá nem para dizer que a alta foi modesta ou que o dono perdeu dinheiro. Afinal, os índices de aumento vão de 26% a mais de 40%.
1º BMW 320i
- 1º Semestre 2020: R$ 248.213,91
- 1º Semestre 2022: R$ 314.842,83
- Variação: 26,84%
A linha de entrada do Série 3 teve a menor valorização nestes dois últimos anos, segundo o estudo da Mobiauto. Esta sétima geração do sedã, que já era produzida em Araquari (SC) no primeiro semestre de 2020, teve ganho de “apenas” 26% no período pesquisado.
A gama usa, desde então, o mesmo motor turbo quatro cilindros de 184 cv. Curiosamente, a versão M Sport, espécie de opção intermediária com o pacote de estilo da divisão esportiva da marca alemã, foi a que puxou a valorização para baixo: encareceu “só” 21% de 2020 para cá.
2º Volkswagen Voyage
- 1º Semestre 2020: R$ 61.571,13
- 1º Semestre 2022: R$ 80.359,32
- Variação: 30,52%
A partir daqui os carros que menos valorizaram já passam da casa dos 30% de acréscimo entre os primeiros semestres de 2020 e deste ano. No caso, o veterano Voyage, que pena por ser um dos sedãs que mais ficou defasado na categoria – que reúne rivais mais espaçosos, modernos e equipados.
Há dois anos o Voyage ainda tinha mais duas opções, além da 1.0 sobrevivente nos dias de hoje. Inclusive foi a 1.6 de 104/101 cv e câmbio manual de cinco marchas que registrou a valorização mais baixa da linha no período, de cerca de 30%.
3º Caoa Chery Tiggo 7
- 1º Semestre 2020: R$ 118.224,23
- 1º Semestre 2022: R$ 158.306,67
- Variação: 33,90%
O SUV médio da Caoa Chery figura entre os três carros que menos valorizaram desde 2020. Nesse meio tempo o Tiggo 7, inclusive, não só foi reestilizado e ganhou sobrenome Pro, como trocou o motor 1.5 turbo por outro igualmente turbinado, só que 1.6 e mais potente, com 187 cv, o que pode explicar a baixa valorização da linha antiga.
4º Volkswagen Jetta
- 1º Semestre 2020: R$ 158.628,38
- 1º Semestre 2022: R$ 213.697,91
- Variação: 34,72%
Outro sedã da VW entre os carros que menos valorizaram e outro modelo cujas versões foram ficando pelo caminho. Mesmo assim, e com a mudança recente do modelo importado do México, a média de preço das três configurações do Jetta (Comfortline 200 TSI, R-Line 200 TSI e a esportiva GLi com motor 2.0) encareceu quase 35% no período de dois anos.
5º Citroën C4 Cactus
- 1º Semestre 2020: R$ 88.959,00
- 1º Semestre 2022: R$ 120.051,33
- Variação: 34,95%
Detalhe é que o C4 Cactus foi praticamente o único automóvel de passeio vendido pela Citroën no período pesquisado. O solitário modelo é o quinto entre os carros que menos valorizaram, também próximo dos 35%. A configuração intermediária Feel Pack, com o motor 1.6 aspirado, ficou bem abaixo dessa média, com aumento de apenas 27% no preço nos últimos dois anos.
6º Hyundai Tucson
Hyundai | Divulgação
- 1º Semestre 2020: R$ 138.116,87
- 1º Semestre 2022: R$ 187.773,57
- Variação: 35,95%
A então terceira geração do Tucson montada no Brasil tinha apenas uma versão no primeiro semestre de 2020, a GLS. Com motor turbo de 177 cv e design arrojado, essa fase do SUV contudo não repetiu o mesmo sucesso que seus antecessores (incluído aí, o ix35, o Tucson de segunda geração). Mesmo assim, assinalou ganho de quase 36% no preço.
7º Hyundai ix35
O porte é de SUV médio, mas o preço fica entre os compactos e os médios
- 1º Semestre 2020: R$ 105.345,72
- 1º Semestre 2022: R$ 145.529,44
- Variação: 38,15%
Por falar no ix35, olha ele aí entre os carros que menos valorizaram entre o primeiro semestre de 2020 e igual período deste ano. A menor valorização dentro da categoria pode ser explicada também pelo fato de que o SUV médio deixou de ser feito em Anápolis (GO), em dezembro de 2021, o que acaba refletindo de certa forma no mercado de seminovos.
8º Kia Cerato
- 1º Semestre 2020: R$ 93.615,00
- 1º Semestre 2022: R$ 130.257,78
- Variação: 39,14%
A quarta geração do sedã médio coreano foi lançada em 2019, não mudou de lá para cá, mas também – vamos combinar – não emplacou no mercado. O que explica estar entre os carros que menos valorizaram nos últimos dois anos, segundo a Mobiauto, apesar de ter ficado quase 40% mais caro, em média, no período.
9º Volkswagen T-Cross
VW T-Cross
- 1º Semestre 2020: R$ 104.350,95
- 1º Semestre 2022: R$ 148.400,36
- Variação: 42,21%
O primeiro SUV considerado da categoria de compactos que aparece na relação de carros que menos valorizaram é o T-Cross. E foi justamente a opção de entrada com motor 1.0 turbo de até 128 cv e câmbio automático de seis velocidades a que mais “prejudicou” a valorização do modelo no período, com aumento de 36%, contra 42% da gama, em média.
10º Volkswagen Saveiro
A Saveiro é o único carro da marca sem opção de câmbio automático (Foto: Volkswagen | Divulgação)
- 1º Semestre 2020: R$ 67.892,22
- 1º Semestre 2022: R$ 97.320,00
- Variação: 43,35%
A única picape a figurar entre os carros que menos valorizaram é o modelo compacto da Volkswagen. Pesa contra a Saveiro as surras em vendas que ela leva de sua principal rival, a onipresente Fiat Strada. De qualquer forma, valorizou 43%, em média, nestes dois últimos anos.
Outros 5 carros que menos valorizaram
Além dos 1o modelos acima, estes veículos completam o ranking.
11º Renault Logan
- 1º Semestre 2020: R$ 52.964,47
- 1º Semestre 2022: R$ 77.064,29
- Variação: 45,50%
12º Chevrolet Onix
- 1º Semestre 2020: R$ 63.162,24
- 1º Semestre 2022: R$ 92.268,32
- Variação: 46,08%
13º Peugeot 2008
- 1º Semestre 2020: R$ 83.275,08
- 1º Semestre 2022: R$ 122.469,62
- Variação: 47,07%
14º Suzuki Jimny
- 1º Semestre 2020: R$ 86.040,00
- 1º Semestre 2022: R$ 126.545,60
- Variação: 47,08%
15º Volkswagen Fox
- 1º Semestre 2020: R$ 51.127,84
- 1º Semestre 2022: R$ 75.735,00
- Variação: 48,13%
O post Os 10 carros que menos valorizaram desde 2020 – análise dos modelos apareceu primeiro em AutoPapo.
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