O Papa Francisco faleceu na madrugada dessa segunda (21) e promoveu várias mudanças no Vaticano durante os 21 anos que foi pontífice. O argentino foi o primeiro papa jesuíta da história e marcou por abrir mão de muitos luxos que eram sempre relacionados com a Igreja Católica — incluindo com os carros.
Batizado como Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco sempre manteve uma postura de estar mais próximo do povo. Por isso, seus papamóveis eram abertos, não eram blindados e os modelos escolhidos eram sempre mais mundanos, nada de carros de luxo como era feito por seus antecessores.
Em seus deslocamentos pelo Vaticano, por exemplo, o papa utilizava um Ford Focus registrado com a placa SCV 00919.
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Uma prova disso foi sua visita ao Brasil, em 2013. Um carro blindado foi preparado para o sumo pontífice, mas ele queria ser visto pelos fiéis. A escolha acabou sendo um Fiat Idea Essence 1.6 que foi fornecido pelo fabricante, sem preparações especiais.
Em entrevista ao , Ricardo Dilser, que era da equipe de comunicação da Fiat na época e hoje é gerente de Imprensa da Volkswagen, esse Fiat Idea foi alugado na Localiza. Essa foi uma solução de última hora, já que o Papa recusou os blindados. Após o evento o carro foi comprado da locadora.
A minivan contava com janelas grandes, que ficaram abertas durante os trajetos do Papa Francisco pelo Rio de Janeiro (RJ). O carro está guardado no acervo da Fiat e possui alguns danos na lataria, causados pelos fieis que se amontoaram perto do carro para pedirem benção. E a blindagem não fez falta, não houveram ataques a ele.
Um padre presenteou o Papa com esse Renault 4L (Foto: Vaticano | Divulgação)
O Papa andou em um Fiat Idea similar em Quito, no Equador. No Vaticano ele também era visto em carros da marca italiana, como o Tipo, o 500L e o 500X. Ele também já usou um Ford Focus da frota da Igreja.
Em 2013 o Papa Francisco foi presenteado com um Renault 4L dos anos 80 e com mais de 300 mil km no hodômetro. O simpático hatchback era do padre Renzo Zocca, que doou o veículo para a Igreja Católica após usá-lo por 25 anos em seus trabalhos na periferia da cidade italiana de Verona.
O Papa disse que teve um Renault parecido quando morava na Argentina e até saiu para dirigir o carro algumas vezes. O padre contou a revista que a segurança do Vaticano ficou preocupado com o presente, pois o Papa iria dirigir o carro. Zocca brincou que deixou um jogo de correntes de neve para os pneus no porta-malas do carro, caso ele precise.
A Igreja Católica costuma ser presenteada também com carros de luxo. Um caso famoso foi um Lamborghini Huracan, que foi apenas abençoado pelo Papa Francisco e depois foi leiloado. O dinheiro foi para causas humanitárias.
O Papa Francisco, ao longo do seu papado, foi presenteado com carros de luxo. Um deles foi um Lamborghini Huracán. Construído pelo departamento de personalização “Ad Personam” da Lamborghini, este modelo único e especial é pintado de Bianco Monocerus (branco) com listras Giallo Tiberino (amarelo) ao longo da carroceria em homenagem às cores da bandeira da Cidade do Vaticano.
O Lamborghini do Papa foi leiloado eo dinheiro utilizado para quatro entidades de caridade. O valor atinngido foi de 715 mil euros (R$ 4,77 milhões na cotação atual). Ele foi autografado pessoalmente pelo Papa Francisco durante a cerimônia de apresentação na Cidade do Vaticano em 27 de novembro de 2017
No ano passado, a Mercedes-Benz, tradicional fornecedora do Vaticano, . Ele foi baseado no G 580 com tecnologia EQ. O modelo faz parte de uma longa linha de papamóveis baseados na Classe G, que foram usados pelos Papas João Paulo II e Bento XVI, antes do próprio Papa Francisco.
O automóvel único foi desenvolvido em cooperação com o Vaticano e apresenta um exterior branco perolado, bem como um design de capota aberta. Isso exigiu modificações extensas e a Mercedes disse que a porta traseira esquerda teve que ser removida, reconstruída e soldada na carroceria. A porta traseira direita permanece, mas foi completamente remodelada e agora abre no tipo suicida.
Essa porta leva até uma plataforma elevada, que apresenta um assento giratório posicionado centralmente e com altura ajustável feito especialmente para o Papa Francisco. A Mercedes afirma que a engenharia permite que a santidade se mova com tranquilidade e conforto, bem como se dirija ao público de diferentes ângulo.
Papamóvel branco perolado foi adaptado para velocidades reduzidas, apropriadas para aparições públicas.
Modelo Mercedes Classe G com capota rígida.
Interior do papamóvel.
Em plataforma elevada está a cadeira papal que apresenta um assento giratório
Batizado como Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco sempre manteve uma postura de estar mais próximo do povo. Por isso, seus papamóveis eram abertos, não eram blindados e os modelos escolhidos eram sempre mais mundanos, nada de carros de luxo como era feito por seus antecessores.
Em seus deslocamentos pelo Vaticano, por exemplo, o papa utilizava um Ford Focus registrado com a placa SCV 00919.
As predicted, rode Ford Focus to Italy’s prez palace today. Story: (CNS photo)
— Catholic News Service Rome (@CatholicNewsSvc)
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Fiat Idea do Papa
Uma prova disso foi sua visita ao Brasil, em 2013. Um carro blindado foi preparado para o sumo pontífice, mas ele queria ser visto pelos fiéis. A escolha acabou sendo um Fiat Idea Essence 1.6 que foi fornecido pelo fabricante, sem preparações especiais.
Em entrevista ao , Ricardo Dilser, que era da equipe de comunicação da Fiat na época e hoje é gerente de Imprensa da Volkswagen, esse Fiat Idea foi alugado na Localiza. Essa foi uma solução de última hora, já que o Papa recusou os blindados. Após o evento o carro foi comprado da locadora.
A minivan contava com janelas grandes, que ficaram abertas durante os trajetos do Papa Francisco pelo Rio de Janeiro (RJ). O carro está guardado no acervo da Fiat e possui alguns danos na lataria, causados pelos fieis que se amontoaram perto do carro para pedirem benção. E a blindagem não fez falta, não houveram ataques a ele.

Um padre presenteou o Papa com esse Renault 4L (Foto: Vaticano | Divulgação)
O Papa andou em um Fiat Idea similar em Quito, no Equador. No Vaticano ele também era visto em carros da marca italiana, como o Tipo, o 500L e o 500X. Ele também já usou um Ford Focus da frota da Igreja.
Renault do Papa Francisco
Em 2013 o Papa Francisco foi presenteado com um Renault 4L dos anos 80 e com mais de 300 mil km no hodômetro. O simpático hatchback era do padre Renzo Zocca, que doou o veículo para a Igreja Católica após usá-lo por 25 anos em seus trabalhos na periferia da cidade italiana de Verona.
O Papa disse que teve um Renault parecido quando morava na Argentina e até saiu para dirigir o carro algumas vezes. O padre contou a revista que a segurança do Vaticano ficou preocupado com o presente, pois o Papa iria dirigir o carro. Zocca brincou que deixou um jogo de correntes de neve para os pneus no porta-malas do carro, caso ele precise.
A Igreja Católica costuma ser presenteada também com carros de luxo. Um caso famoso foi um Lamborghini Huracan, que foi apenas abençoado pelo Papa Francisco e depois foi leiloado. O dinheiro foi para causas humanitárias.
Lamborghini especial

O Papa Francisco, ao longo do seu papado, foi presenteado com carros de luxo. Um deles foi um Lamborghini Huracán. Construído pelo departamento de personalização “Ad Personam” da Lamborghini, este modelo único e especial é pintado de Bianco Monocerus (branco) com listras Giallo Tiberino (amarelo) ao longo da carroceria em homenagem às cores da bandeira da Cidade do Vaticano.
O Lamborghini do Papa foi leiloado eo dinheiro utilizado para quatro entidades de caridade. O valor atinngido foi de 715 mil euros (R$ 4,77 milhões na cotação atual). Ele foi autografado pessoalmente pelo Papa Francisco durante a cerimônia de apresentação na Cidade do Vaticano em 27 de novembro de 2017
Papamóvel elétrico
No ano passado, a Mercedes-Benz, tradicional fornecedora do Vaticano, . Ele foi baseado no G 580 com tecnologia EQ. O modelo faz parte de uma longa linha de papamóveis baseados na Classe G, que foram usados pelos Papas João Paulo II e Bento XVI, antes do próprio Papa Francisco.
O automóvel único foi desenvolvido em cooperação com o Vaticano e apresenta um exterior branco perolado, bem como um design de capota aberta. Isso exigiu modificações extensas e a Mercedes disse que a porta traseira esquerda teve que ser removida, reconstruída e soldada na carroceria. A porta traseira direita permanece, mas foi completamente remodelada e agora abre no tipo suicida.
Essa porta leva até uma plataforma elevada, que apresenta um assento giratório posicionado centralmente e com altura ajustável feito especialmente para o Papa Francisco. A Mercedes afirma que a engenharia permite que a santidade se mova com tranquilidade e conforto, bem como se dirija ao público de diferentes ângulo.


Papamóvel branco perolado foi adaptado para velocidades reduzidas, apropriadas para aparições públicas.

Modelo Mercedes Classe G com capota rígida.

Interior do papamóvel.

Em plataforma elevada está a cadeira papal que apresenta um assento giratório