Muitos motoristas não conhecem ou subestimam os perigos de andar com os pneus carecas ou muito velhos, que comprometem seriamente a dirigibilidade do veículo, até mesmo em pista seca. O Brasil registra mais de 100 mortes diariamente no trânsito e muitas vezes essas fatalidades são causadas por veículos que estão com esses itens irregulares.
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Os pneus do carro são responsáveis pelo contato direto e pela aderência do veículo com o solo. Esses objetos devem ser resistentes, flexíveis na medida certa e duráveis, pois contribuem para a tração, estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem do veículo.
Além disso, é a parte do veículo que sofre e absorve os impactos de obstáculos primeiro, por isso sua conservação é tão importante. Logo, andar com pneus mal cuidados, em mau estado ou de má qualidade representa grande risco para motoristas, passageiros e para o trânsito em geral.
O pneu careca é aquele cujos sulcos já não apresentam a espessura ideal, ficando cada vez mais liso. Muita gente gosta de compará-los aos pneus de carros da Fórmula 1, mas isso simplesmente não faz sentido, pois a versão convencional desse item não foi feita para funcionar assim e pode ser muito perigosa.
Para identificar o pneu careca, basta olhar entre os sulcos da banda de rodagem, onde há uma marcação chamada de TWI (Tread Wear Indicator), que indica o desgaste da borracha. Quando ela se iguala à espessura da banda de rodagem, significa que a profundidade dos sulcos já atingiu o nível mínimo de 1,6 mm, o limite estabelecido pela legislação.
Pneu com várias partes completamente lisas, que pode gerar risco.
Além da demarcação, é importante ficar atento para a presença de bolhas, cortes ou deformações laterais. Se você estiver na dúvida quanto ao estado dos sulcos, meça com um profundímetro ou use a moeda de um real como referência: se a borda dourada não desaparecer no sulco, o pneu está perto do limite e o proprietário deve substituí-los imediatamente.
Um pneu de rua nesse estado entrega menos aderência, é perigoso na chuva e está mais suscetível a furos. Ele se torna “escorregadio”, principalmente em pista molhada, e o carro perde bastante a estabilidade, por isso pode haver perda de controle do veículo.
Dentre os perigos estão:
De acordo com o Artigo 4º da Resolução nº 913/22 do Contran, “fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.
Dessa forma, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê punição para o condutor que circular com o pneu careca:
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Pneus são muito importantes, mas constantemente esquecidos na hora da manutenção
Os pneus do carro são responsáveis pelo contato direto e pela aderência do veículo com o solo. Esses objetos devem ser resistentes, flexíveis na medida certa e duráveis, pois contribuem para a tração, estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem do veículo.
Além disso, é a parte do veículo que sofre e absorve os impactos de obstáculos primeiro, por isso sua conservação é tão importante. Logo, andar com pneus mal cuidados, em mau estado ou de má qualidade representa grande risco para motoristas, passageiros e para o trânsito em geral.
O que é o pneu careca e como identificá-lo
O pneu careca é aquele cujos sulcos já não apresentam a espessura ideal, ficando cada vez mais liso. Muita gente gosta de compará-los aos pneus de carros da Fórmula 1, mas isso simplesmente não faz sentido, pois a versão convencional desse item não foi feita para funcionar assim e pode ser muito perigosa.
Para identificar o pneu careca, basta olhar entre os sulcos da banda de rodagem, onde há uma marcação chamada de TWI (Tread Wear Indicator), que indica o desgaste da borracha. Quando ela se iguala à espessura da banda de rodagem, significa que a profundidade dos sulcos já atingiu o nível mínimo de 1,6 mm, o limite estabelecido pela legislação.

Pneu com várias partes completamente lisas, que pode gerar risco.
Além da demarcação, é importante ficar atento para a presença de bolhas, cortes ou deformações laterais. Se você estiver na dúvida quanto ao estado dos sulcos, meça com um profundímetro ou use a moeda de um real como referência: se a borda dourada não desaparecer no sulco, o pneu está perto do limite e o proprietário deve substituí-los imediatamente.
Pneu careca é acidente na certa
Um pneu de rua nesse estado entrega menos aderência, é perigoso na chuva e está mais suscetível a furos. Ele se torna “escorregadio”, principalmente em pista molhada, e o carro perde bastante a estabilidade, por isso pode haver perda de controle do veículo.
Dentre os perigos estão:
- Aquaplanagem: pneus lisos não conseguem escoar a água debaixo da banda de rodagem, o que faz o carro “flutuar” sobre a pista em dias de chuva, perdendo a aderência e o controle do veículo;
- Perda de tração: em curvas ou frenagens, a aderência reduzida pode levar à derrapagem ou colisão;
- Maior distância de frenagem: em testes comparativos, veículos com pneus desgastados precisaram de até o dobro da distância para parar em relação aos equipados com pneus em bom estado;
- Desgaste irregular: pneus deformados ou com alinhamento comprometido causam perda de controle, principalmente em altas velocidades.
Multa por conduzir com pneu careca
De acordo com o Artigo 4º da Resolução nº 913/22 do Contran, “fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.
Dessa forma, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê punição para o condutor que circular com o pneu careca:
Art. 230. Conduzir o veículo:
VIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104.
- Infração – grave (5 pontos);
- Penalidade – multa (R$ 195,23);
- Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
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