Quando o pneu da moto fura não tem outra saída, tem que consertar! Diferente dos carros que contam com um estepe e o motorista tem o luxo de poder consertar depois, o motociclista que quer seguir viagem deve remendar imediatamente. E aí que o famoso “macarrão” entra em ação, nada contra esse uso emergencial, mas seguir com ele após o acontecido compromete muito o equipamento.
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Para os desfamiliarizados com essa nomenclatura, macarrão, espaguete ou outros, referem-se ao remendo de um pneu utilizando um kit emergencial muito comum. Nele, uma tira de borracha, uma cola e um aplicador (às vezes uma lima e e estilete) vêm dispostos para fazer a manutenção de forma rápida e simples.
O macarrão ainda força o furo já existente (Foto: Shutterstock)
Basta o “técnico” momentâneo espetar o macarrão emborrachado revestido com a cola, recortar as rebarbas e pronto, tudo certo para rodar.
Porém como nem tudo é perfeito, o reparo com o macarrão tem uma consequência estrondosa. Pode até parecer que o furo no pneu foi totalmente vedado, mas esse ajuste sempre deixa frestas.
Esses espaços podem até parecer insignificantes, afinal, o pneu praticamente não baixa. Contudo não é o que sai e sim o que entra. Sujeira e água podem se acumular dentro do pneu e com isso a degradação e oxidação do pneu reduzem drasticamente a vida útil do “sapatinho” da moto.
O ajuste improvisado no pneu da moto ou do carro deve ser sempre evitado e isso vale tanto para o macarrão quanto macarrãozinho, remendo ou outros.
Mesmo que o piloto tenha necessitado reparar o pneu em uma emergência, logo ele deve levar a moto para um ajuste correto.
Um reparo interno e externo é fundamental (Foto: Shutterstock)
A melhor maneira de consertar um pneu é com a PRP (Peça de Reparação de Pneus), também conhecida como “plug” ou “cogumelo”.
Essa manutenção necessita do desmonte do pneu da roda e da verificação do profissional para a melhor aplicação. Com o pneumático desmontado e o furo localizado, o técnico insere a PRP pelo lado de dentro do furo e a fixa com cola para obter uma vedação completa. Dessa forma fica garantido que nada entrará no pneu.
A marca de pneus Pirelli se alinha a esta recomendação. Em uma antiga entrevista ao Tô de MOTO Podcast, o diretor comercial da marca no Brasil, Rutembergue Fonseca, afirmou ainda que além dos riscos de perder o pneu, um macarrão ainda ajuda no estrago durane a manutenção.
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Conserto de pneu com macarrão
Para os desfamiliarizados com essa nomenclatura, macarrão, espaguete ou outros, referem-se ao remendo de um pneu utilizando um kit emergencial muito comum. Nele, uma tira de borracha, uma cola e um aplicador (às vezes uma lima e e estilete) vêm dispostos para fazer a manutenção de forma rápida e simples.
O macarrão ainda força o furo já existente (Foto: Shutterstock)
Basta o “técnico” momentâneo espetar o macarrão emborrachado revestido com a cola, recortar as rebarbas e pronto, tudo certo para rodar.
Não é uma manutenção definitiva
Porém como nem tudo é perfeito, o reparo com o macarrão tem uma consequência estrondosa. Pode até parecer que o furo no pneu foi totalmente vedado, mas esse ajuste sempre deixa frestas.
Esses espaços podem até parecer insignificantes, afinal, o pneu praticamente não baixa. Contudo não é o que sai e sim o que entra. Sujeira e água podem se acumular dentro do pneu e com isso a degradação e oxidação do pneu reduzem drasticamente a vida útil do “sapatinho” da moto.
Qual o jeito certo de consertar um pneu furado?
O ajuste improvisado no pneu da moto ou do carro deve ser sempre evitado e isso vale tanto para o macarrão quanto macarrãozinho, remendo ou outros.
Mesmo que o piloto tenha necessitado reparar o pneu em uma emergência, logo ele deve levar a moto para um ajuste correto.
Um reparo interno e externo é fundamental (Foto: Shutterstock)
A melhor maneira de consertar um pneu é com a PRP (Peça de Reparação de Pneus), também conhecida como “plug” ou “cogumelo”.
Essa manutenção necessita do desmonte do pneu da roda e da verificação do profissional para a melhor aplicação. Com o pneumático desmontado e o furo localizado, o técnico insere a PRP pelo lado de dentro do furo e a fixa com cola para obter uma vedação completa. Dessa forma fica garantido que nada entrará no pneu.
Recomendações dos especialistas
A marca de pneus Pirelli se alinha a esta recomendação. Em uma antiga entrevista ao Tô de MOTO Podcast, o diretor comercial da marca no Brasil, Rutembergue Fonseca, afirmou ainda que além dos riscos de perder o pneu, um macarrão ainda ajuda no estrago durane a manutenção.
O macarrão é uma fibra têxtil que é enfiada dentro do furo do pneu. Ou seja, o buraco é de 2 mm [exemplo] e ele vai e enfia e transforma ele em 5mm.”
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