Texto: Marcos Camargo
A Renault nunca teve espaço com SUVs médios acima do Duster no Brasil. Na Europa a marca tem produtos de sucesso como o Koleos, Arkana entre outros conforme o mercado. Mas por aqui, a linha Dacia dominou a presença de mercado da Renault e isso começou a mudar após o lançamento do Kardian em 2024. Agora chega o segundo produto baseado na plataforma RGMP. E a Revista Carro testou o novo SUV durante o evento de lançamento que ocorreu entre a região metropolitana de São Paulo e a cidade de Campos do Jordão.
Se trata de um segmento bem disputado onde estão produtos de volume como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, o recém renovado Volkswagen Taos, Tiggo 7 e 8 nas versões a combustão entre outros. Estreante em um segmento onde a Renault não atuava o Boreal tem a versatilidade da plataforma RGMP do Kardian com apelo de beleza, espaço, custo benefício e agora pode brigar de igual para igual onde a hibridização ainda não chegou. Seus preços a partir de R$ 180 mil são bem competitivos onde os concorrentes começam em R$ 200 mil com exceção do Tiggo 7 Sport.
Origens do Boreal
Devemos lembrar mais uma vez que o Boreal é feito sobre a plataforma modular RGMP, tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, um entre eixos de 2,70 m e altura de 1,65. É quase 30cm mais longo que o Kardian, mais alto e com maior entre-eixos com um desenho que valoriza esse tamanho.
O motor do Renault Boreal é um 1.3 turbo flex com injeção direta, que entrega 156/163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem úmida com seis marchas (EDC). Trata-se do mesmo motor que surgiu no extinto Captur e no Duster e já esteve na Oroch.
Serão três versões: Evolution, Techno e Iconic sempre com a mesma motorização e diferenças no nível de equipamentos e alguns acabamentos. O Boreal se destaca por representar uma nova geração de veículos da Renault no Brasil com itens como pacote ADAS completo com até 24 recursos, teto solar, bancos com massagem, Google built in (o primeiro carro produzido no país com essa solução), som premium e luz ambiente interna.
Primeiro teste com o Renault Boreal
A Revista Carro testou o novo modelo entre a cidades de Guarulhos e Campos do Jordão rodando aproximadamente 300 km em dois dias. O SUV que se impõe pelo espaço e porte inéditos para um Renault (e bem maior que um Duster) chama a atenção pela qualidade dos materiais escolhidos para a parte interna. Foram apenas percursos rodoviários com a inclusão de um pequeno trecho urbano já na cidade serrana, o suficiente para um bom primeiro contato.
O Boreal transmite solidez e boa montagem tal qual o Kardian para fazer o consumidor esquecer dos antigos Logan e Sandero e até mesmo do Duster. Com boa montagem, o painel é moderno com instrumentação digital de boa resolução assim como a multimídia de 10 polegadas. O tom do volante e dos botões sugere mesmo o toque de um Renault europeu.
Com um detalhe, porém. A plataforma modular permite fazer um veículo maior mas a bordo do boreal o motorista não tem a sensação de guiar um veículo alto. Pelo contrário, seu equilíbrio é o mesmo de um automóvel. Dada à partida, aceleramos rumo à cidade Serrana de Campos do Jordão.
O motor 1.3 turbo é conhecido mas infelizmente já teve dias melhores e mais potentes. Hoje com 163cv para atender as metas de emissões, o acelerador tem um atraso notável mas o câmbio ajuda e muito a entregar esportividade. Assim como no Kardian, ele se mantém na marcha o que melhora o retorno de aceleração e torna a direção agradável.
O Boreal tem ADAS o que também melhora a perspectiva de direção e de segurança a bordo. Chama a atenção a preocupação que a Renault teve com a montagem do veículo e com o silêncio a bordo.
Os modos de condução alteram bastante os parâmetros de condução e no modo Sport o Boreal se mantém em marchas mais altas enquanto no modo Eco ele avança rapidamente a transmissão para uma relação mais econômica. Também se mostrou silencioso, estável mas um pequeno ruído vindo dos retrovisores incomoda um pouco.
Dentro do universo competitivo dos SUVs médios, o Boreal estreia em grande estilo. A versão Techno deve ser a mais vendida segundo a Renault já com itens do pacote ADAS, multimídia, freio eletrônico e bancos com ajuste elétrico. Para quem ainda não quer um produto eletrificado, o Boreal chega com uma gama interessante de itens de série para elevar o tíquete médio do comprador da Renault.
The post Primeiro teste com o Renault Boreal: preço acessível para brigar com SUVs médios appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...