Notícia Produção de carro autônomo da GAC e Didi é adiada por falta de licenças

Carro autônomo baseado no GAC Aion será mostrado no final do ano com foco em táxi e aplicativos




Texto: Marcos Camargo Jr.

Um dos mercados ainda promissores dentro do segmento automotivo é o de transporte por aplicativos e táxis. Porém, sem uso de motoristas, e sim com auxílio de sistemas autônomos. Enquanto algumas empresas como a GM adiaram planos indefinidamente a GAC e a Didi (gigante do transporte por aplicativo) comunicaram que o lançamento do seu modelo autônomo será no fim de 2025.



A GAC e a Didi anunciaram no começo do ano passado uma colaboração para o desenvolvimento de um carro autônomo nível 4 para uso como táxi e carro de aplicativo.

As empresas disseram que ainda falta a aprovação de licenças para a condução autônoma e por isso a joint venture 50/50 irá esperar alguns meses.




O primeiro modelo dessa parceria será o GAC Aion AEP 3.0. Baseado no modelo elétrico já conhecido, o Aion AEP 3.0 tem 33 sensores, sistema Lidar, câmeras 4D e radar por ondas que trabalham com câmeras com sensor infravermelho e sensores de som.



O sistema de condução autônoma usa processamento ultra rápido com 2000 TOPS que se comunica com sistema de direção, motor e sistemas que se antecipa aos acidentes. A Didi que é a empresa equivalente ao Uber na China forneceu todos os mapas preditivos e todas as informações sobre o trânsito. Até agora os carros autônomos foram testados por 40 milhões de quilômetros, dizem as empresas.



Vale lembrar que a GAC está trabalhando no lançamento de ao menos sete veículos no Brasil, a maioria híbridos flexíveis com produção local. No entanto, até agora a marca não divulgou quais nem mesmo o cronograma de lançamentos.

The post appeared first on .

 
Top