Notícia Projeto sugere que passageiro sem cinto tenha que assumir a multa

Se algum passageiro de um veículo estiver sem cinto quem leva a multa é o motorista. O Projeto de Lei 1536/2022, apresentado pelo deputado Pastor Eurico (PL/PE), muda essa regra e estabelece a multa para o passageiro. O condutor terá a responsabilidade de identificar o passageiro infrator.

Caso o passageiro sem cinto de segurança seja menor de 18 anos, a responsabilidade irá cair sobre os pais. No texto do PL diz que isso irá mostrar aos pais a importância de educar os filhos sobre a segurança no trânsito.

VEJA TAMBÉM:

Uso de cinto no banco traseiro voltou a ser preocupação​


No final de março um motorista de aplicativo bateu em um caminhão parado. Seu passageiro, o ex-BBB Rodrigo Mussi, estava sem o cinto de segurança e sofreu ferimentos graves. Na ocasião iniciou uma discussão sobre a responsabilidade, já que o motorista deveria cobrar o uso do cinto de segurança.

Um passageiro no banco traseira que está sem cinto de segurança é projetado para a frente em um acidente e tem o peso de seu corpo multiplicado. Por isso, esse passageiro coloca em risco a vida de quem está no banco dianteiro.

Os aplicativos reforçam que é importante usar o cinto, até por ser uma obrigação que consta no Código de Trânsito Brasileiro. Porém muitos motoristas não insistem que o passageiro use por receio de levar uma avaliação negativa no aplicativo.

Com multa ou não, use sempre o cinto quando estiver dentro de um carro. O Boris explica:


O post Projeto sugere que passageiro sem cinto tenha que assumir a multa apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top