A Renault revelou durante a Solutrans 2025 uma nova Trafic Van E-Tech elétrica, primeiro veículo comercial leve da marca baseado na arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) desenvolvida pela Ampere. O modelo estreia ainda o sistema de carregamento ultrarrápido de 800 V, capaz de recuperar até 260 km de autonomia em 20 minutos, e promete rodar até 450 km no ciclo WLTP.
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Prevista para entrar em produção no fim de 2026, a Renault Trafic Van E-Tech inaugura uma família completa de VCLs elétricos, que incluirá versões chassis-cabine, plataforma, basculante e furgão.
Com mais de 2,5 milhões de unidades produzidas desde 1980, a Trafic chega à quarta geração totalmente reformulada. Ela adota uma plataforma elétrica tipo skateboard, motor traseiro e balanço dianteiro reduzido, o que garante raio de giro de 10,3 m, equivalente ao de um Renault Clio.
A van será oferecida em dois comprimentos:
A frente traz faixa luminosa em LED, logotipo retroiluminado e elementos em preto texturizado que reforçam o visual robusto. Atrás, estreia uma assinatura luminosa vertical exclusiva para VCLs Renault.
Por dentro, a cabine recebeu painel tubular com duas telas — instrumentos de 10” e multimídia de 12” — além de amplo conjunto de porta-objetos. Os materiais incluem tecidos com fibras recicladas e componentes sustentáveis.
A Trafic E-Tech elétrica terá duas opções de bateria:
O novo motor elétrico entrega 150 kW (204 cv) e 345 Nm, com capacidade de reboque de 2 t e carga útil de 1,25 t (em homologação).
Primeiro utilitário Renault baseado em SDV, o modelo utiliza o sistema operacional CAR OS, integrado ao Android Automotive. Isso permite atualizações remotas (FOTA), instalação de novos recursos sob demanda e integração de aplicativos corporativos.
O multimídia openR evo, com Google integrado, oferece navegação dedicada a veículos comerciais, planejamento de rotas de recarga e acesso a mais de 100 apps.
A Renault Trafic Van E-Tech traz recursos V2L e V2G, permitindo alimentar equipamentos externos ou devolver energia à rede. A gestão de frotas é facilitada por funções como manutenção preditiva, identificação por QR Code para motoristas e o app Convertor Companion, que facilita operações com veículos adaptados.
O pacote de segurança inclui monitoramento de comportamento ao volante, com pontuação de segurança e alertas em tempo real.
Fabricada em Sandouville, França, a nova Trafic terá conversões feitas pela própria Renault e pela rede Pro+ de encarroçadores, atendendo a demandas como ambulâncias, veículos frigoríficos, furgões especiais e versões para serviços públicos.
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Prevista para entrar em produção no fim de 2026, a Renault Trafic Van E-Tech inaugura uma família completa de VCLs elétricos, que incluirá versões chassis-cabine, plataforma, basculante e furgão.
Renault Trafic Van E-Tech: Quarta geração, nova plataforma e foco na eficiência urbana
Com mais de 2,5 milhões de unidades produzidas desde 1980, a Trafic chega à quarta geração totalmente reformulada. Ela adota uma plataforma elétrica tipo skateboard, motor traseiro e balanço dianteiro reduzido, o que garante raio de giro de 10,3 m, equivalente ao de um Renault Clio.
A van será oferecida em dois comprimentos:
- L1 – 4,87 m e 5,1 m³ de carga
- L2 – 5,27 m e 5,8 m³ de carga
- Com 1,90 m de altura, o modelo acessa estacionamentos subterrâneos e oferece portas amplas para carga lateral ou traseira.
Design futurista e cabine digital
A frente traz faixa luminosa em LED, logotipo retroiluminado e elementos em preto texturizado que reforçam o visual robusto. Atrás, estreia uma assinatura luminosa vertical exclusiva para VCLs Renault.
Por dentro, a cabine recebeu painel tubular com duas telas — instrumentos de 10” e multimídia de 12” — além de amplo conjunto de porta-objetos. Os materiais incluem tecidos com fibras recicladas e componentes sustentáveis.
A Trafic E-Tech elétrica terá duas opções de bateria:
- Longo alcance (NMC) – até 450 km WLTP
- Urbana (LFP) – cerca de 350 km WLTP
- Ambas suportam carregamento rápido em 800 V.
O novo motor elétrico entrega 150 kW (204 cv) e 345 Nm, com capacidade de reboque de 2 t e carga útil de 1,25 t (em homologação).
SDV: atualizações remotas e sistemas personalizados
Primeiro utilitário Renault baseado em SDV, o modelo utiliza o sistema operacional CAR OS, integrado ao Android Automotive. Isso permite atualizações remotas (FOTA), instalação de novos recursos sob demanda e integração de aplicativos corporativos.
O multimídia openR evo, com Google integrado, oferece navegação dedicada a veículos comerciais, planejamento de rotas de recarga e acesso a mais de 100 apps.
Ferramentas para frotas e segurança reforçada
A Renault Trafic Van E-Tech traz recursos V2L e V2G, permitindo alimentar equipamentos externos ou devolver energia à rede. A gestão de frotas é facilitada por funções como manutenção preditiva, identificação por QR Code para motoristas e o app Convertor Companion, que facilita operações com veículos adaptados.
O pacote de segurança inclui monitoramento de comportamento ao volante, com pontuação de segurança e alertas em tempo real.
Renault Trafic Van E-Tech: Produção francesa e ampla gama de conversões
Fabricada em Sandouville, França, a nova Trafic terá conversões feitas pela própria Renault e pela rede Pro+ de encarroçadores, atendendo a demandas como ambulâncias, veículos frigoríficos, furgões especiais e versões para serviços públicos.
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