SUV híbrido tem chassi tradicional e tração 4×4

Texto: Marcos Camargo
O terceiro produto da GWM a chegar ao Brasil é o Tank 300. A proposta de um visual tradicional ao estilo “Jipe” está contida em um SUV médio híbrido com tração 4X4 que oferece até bloqueio de diferencial é única no país. Afinal, concorrentes como Land Rover Defender ou mesmo Jeep Wrangler são modelos a combustão e os demais SUvs são no máximo com tração integral. Mas qual a proposta do Tank 300? A Revista Carro testou a novidade.

Motor com 394cv e tração 4×4
O Tank 300 na verdade se chama “Tank 300 Hi4-T”, já que o motor 2.0 turbo a gasolina atua com um motor elétrico dianteiro, que rende até 394 cv de potência e 76,4 kgfm de torque alimentado por baterias NMC de 37kwh. Sua autonomia elétrica é até 75km no modo 100% elétrico segundo o Inmetro.
Esse motor parrudo atua com uma transmissão que é automática de 9 marchas específica para veículos off road. Vale lembrar que o Tank 300 tem chassi sobre longarinas, três bloqueios de diferencial (dianteiro, central e traseiro), tração 4×4 com reduzida e suspensão reforçada e seletor de terrenos. Assim, tem grande capacidade fora de estrada para qualquer situação.

Ficha técnica e dimensões
O Tank 300 tem o design retilíneo com grade tradicional, faróis redondos e capo reto, no melhor estilo “quadradão”. Nas dimensões, o Tank 300 Hi4-T mede 4,76 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,90 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos. Ângulo de entrada de 32°, 22cm de altura do solo e 33° de saída.

Interior controverso
Se por fora o estilo quadrado não agrada a todos por dentro o Tank é ainda mais polêmico.
Combina painel reto e quadrado com linhas quadradas e saídas de ar arredondadas, com 2 telas integradas com plataformas GUX e 24,6”, multimídia com Apple CarPlay e Android auto sem fio, painel com tela configurável com qualidade “retina” e integração com modos off road.

Já o console é alto e concentra linhas quadradas com o pomo do câmbio bem destacado que parece ter saído de um vídeo game.
O sistema de som tem 9 falantes e 4 tweets, além de tecnologia de cancelamento de ruído na carroceria além de 3 camadas de borracha para melhor isolamento. O carro também traz aplicativo “MY GWM” com controles do veículo, manutenção e comandos remotos.

No console central, que tem porta objetos climatizados, há um seletor de modos de condução e tração além da alavanca com perfil mas bem fácil de manejar. Há bancos elétricos com 8 ajustes paga o motorista e 4 para o passageiro e bancos traseiros rebatíveis 60/40 além do porta-malas elétrico e teto solar panorâmico. Mas para estacionar e usar o porta-malas é preciso ter espaço para abrir a porta lateralmente.

Teste drive com o Tank 300
Ao todo testamos o GWM Tank 300 Hi4-T por 1.000km rodados sendo uma pequena parte no off road, uma outra parte na cidade e metade desse trajeto em estrada. Na cidade começamos com um teste “elétrico” por dois dias e o Tank chegou a 100km em percursos no trânsito de São Paulo e ainda sobrou bateria.
No uso misto, as versatilidades do Tank 300 aparecem. Há potência de sobra e o motor turbo entra de forma suave enquanto o SUV desliza pelas ruas. Como a suspensão é bem dimensionada para modelos off road, sobra curso de molas e amortecedores em uma dinâmica esperada para um carro desse tamanho. Andamos em trechos de terra pela região de Ibiuna e Mairinque em São Paulo e acionamos o 4×4 onde se sente o esforço do carro por entregar potência e desempenho off road sem qualquer surpresa.

Ao fazer curvas mais inclinadas a carroceira se mostra rígida, mas um pouco atenta aos desvios para corrigir com os sistemas de controles de tração e estabilidade. Chama a atenção para o silêncio a bordo graças à tripla vedação de borracha e também ao para-brisa acústico.
Na estrada, cumprimos um trecho entre São Paulo e Águas de Lindoia com quase 500km de estradas bem pavimentadas e no uso misto o rendimento foi de 13km por litro. Fica evidente o desempenho de um carro que faz 0-100km/h em menos de 7 segundos, algo incomum para um veículo com essa proposta. Mas ao acabar a bateria o consumo despenca para cerca de 7,6km/h sendo melhor manter as baterias carregadas para melhor autonomia e economia.

Bem equipado, o Tank 300 tem ajustes fáceis de modos de condução na tela, onde é possível ver todos os parâmetros do carro como inclinação, turbina, desempenho e também a câmera de chassi “transparente” que é útil em obstáculos de estradas de terra e trilhas, se for o caso.
O GWM Tank 300 é oferecido em versão única por R$ 333 mil, custando na prática um pouco mais do que o Song Plus Premium e o próprio Haval H6 PHEV34 GT para citar SUVs de tração integral. No entanto sua capacidade off road se alinha a um Defender ou Wrangler mas com a vantagem da eletrificação que o torna único nessa proposta hoje em dia.
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