A troca de óleo da moto é sem dúvidas a manutenção programada mais importante para a conservação do motor, já que é ele que lubrifica e também ajuda a resfriar este equipamento. Para manter tudo em ordem é necessário trocar o óleo – que perde suas propriedades conforme o uso – de tempos em tempos ou de quilometros em quilometros. Mas você sabe quais os intervalos certos?
VEJA TAMBÉM:
Tem que usar o óleo especificado pelo fabricante (Foto: Shutterstock)
Toda essa história de trocar o óleo do motor da moto a cada 1.000 km vêm das décadas passadas, quando de fato o intervalo era bem mais curto entre as manutenções. Principalmente por causa dos lubrificantes, que eram de composição mineral, motos com as antigas Honda CG 125 carburadas dos anos 2000 trocavam sim o óleo a cada 1.000 km, ou melhor, 1.500 km no caso desta.
Mais de 20 anos depois os motores das motos e principalmente os óleos lubrificantes se modernizaram. A composição de óleos hoje em dia é sintética ou ao menos semissintética, o que na prática traz um composto bem mais limpo, menos agressivo e que dura muito mais.
A Lubrax é uma fabricante de óleos que, assim como as demais, explica a diferença entre estes tipos de lubrificantes.
Trocar o óleo da moto antes da hora não prejudica em nada o funcionamento do modelo, mas também não gera nenhum vantagem. É apenas um gasto desnecessário.
os filtros, como o de óleo, também devem ser substituídos na hora certa (Foto: Shutterstock)
Para não errar na hoda de trocar o óleo da moto, o condutor deve seguir as recomendações do manual do fabricante. Nele, os intervalos de tempo ou quilômetros da troca de cada modelo e motor são explicados.
Hoje na maioria dos modelos menores é comum que essas preventivas sejam a cada 5.000 km ou 6.000 km. Em motos maiores esse intervalo pode passar dos 10.000 km. O tempo desta manutenção é de até 1 ano independente dos km trocados.
Atenção para a primeira troca de óleo da moto. Esta sim deve acontecer até os primeiros 1.000 km rodados.
Para os pilotos que rodam em condições atípicas ainda há mais uma regrinha a se observar. O uso demasiado da moto em grandes centros urbanos, como fazem os entregadores, ou aqueles que rodam pouco e nem dão tempo para o óleo do motor esquentar, devem ter cuidado dobrado.
Estes condutores fazem o chamado uso severo. A recomendação para estes é a substituição do óleo lubrificante na metade do prazo estipulado pela fabricante. Para a maioria dos modelos 2.500 km, 3.000 km, ou 6 meses.
Trocar o óleo da moto nos tempos certos é fundamental para manter a vida do motor e fazer com que ele dure o máximo possível sem a necessidade de manutenções corretivas.
VEJA TAMBÉM:

Tem que usar o óleo especificado pelo fabricante (Foto: Shutterstock)
1.000 km é coisa do passado
Toda essa história de trocar o óleo do motor da moto a cada 1.000 km vêm das décadas passadas, quando de fato o intervalo era bem mais curto entre as manutenções. Principalmente por causa dos lubrificantes, que eram de composição mineral, motos com as antigas Honda CG 125 carburadas dos anos 2000 trocavam sim o óleo a cada 1.000 km, ou melhor, 1.500 km no caso desta.
Mais de 20 anos depois os motores das motos e principalmente os óleos lubrificantes se modernizaram. A composição de óleos hoje em dia é sintética ou ao menos semissintética, o que na prática traz um composto bem mais limpo, menos agressivo e que dura muito mais.
A Lubrax é uma fabricante de óleos que, assim como as demais, explica a diferença entre estes tipos de lubrificantes.
A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, logo, há maior controle em sua fabricação. Isso permite que o produto final seja mais puro. Os óleos semissintéticos ou de base sintética têm mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.”, garante a Lubrax em resposta às dúvidas mais comuns de seu site.
Trocar o óleo da moto antes da hora não prejudica em nada o funcionamento do modelo, mas também não gera nenhum vantagem. É apenas um gasto desnecessário.

os filtros, como o de óleo, também devem ser substituídos na hora certa (Foto: Shutterstock)
Troca do óleo de moto é conforme o manual
Para não errar na hoda de trocar o óleo da moto, o condutor deve seguir as recomendações do manual do fabricante. Nele, os intervalos de tempo ou quilômetros da troca de cada modelo e motor são explicados.
Hoje na maioria dos modelos menores é comum que essas preventivas sejam a cada 5.000 km ou 6.000 km. Em motos maiores esse intervalo pode passar dos 10.000 km. O tempo desta manutenção é de até 1 ano independente dos km trocados.
Atenção para a primeira troca de óleo da moto. Esta sim deve acontecer até os primeiros 1.000 km rodados.
Uso severo para quem roda de mais ou de menos
Para os pilotos que rodam em condições atípicas ainda há mais uma regrinha a se observar. O uso demasiado da moto em grandes centros urbanos, como fazem os entregadores, ou aqueles que rodam pouco e nem dão tempo para o óleo do motor esquentar, devem ter cuidado dobrado.
Estes condutores fazem o chamado uso severo. A recomendação para estes é a substituição do óleo lubrificante na metade do prazo estipulado pela fabricante. Para a maioria dos modelos 2.500 km, 3.000 km, ou 6 meses.
Trocar o óleo da moto nos tempos certos é fundamental para manter a vida do motor e fazer com que ele dure o máximo possível sem a necessidade de manutenções corretivas.