Qual é o carro mais importante da história do Brasil? Esta é uma daquelas questões passíveis de discussões acaloradas, farpas e bravatas. Mas resolvemos questionar nossa audiência sobre qual é o modelo mais significativo vendido no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Levamos nossa enquete para a comunidade do canal do AutoPapo no YouTube. Foram mais de 20 mil votos e o vencedor amealhou nada menos que 67% das escolhas. Foi uma vitória acachapante, em primeiro turno.
Brasão de Wolfsburg se tornou um item de decoração do Fusca no mundo todo (Foto: Shutterstock)
O grande vencedor foi o Volkswagen Fusca, seguido de seu sucessor, o Gol, que anotou os mesmos 15% dos votos que o Fiat Uno. Todos os outros carros vendidos no Brasil se espremem nos 3% restantes.
O Fusca é um ícone da indústria brasileira. Apesar de ter sido montado com componentes importados desde 1953, sua produção com componentes locais só teve início em 3 de janeiro de 1959. O modelo ficou em linha até 1986.
Em 1993, o Fusca voltou ao mercado a pedido de Itamar Franco e ficou em linha até 1996
Em 1993, voltou a ser produzido a pedido do então presidente Itamar Franco (PMDB) e ostentou título de carro mais vendido do Brasil, com mais de 3 milhões de unidades. Ele só foi superado pelo Gol, lançado em 1980 e aposentado em 2022.
Em sua trajetória, o Fusca sempre foi equipado com motor quatro cilindros refrigerado a ar. O deslocamento variava de 1.2 a 1.6 litro. O bloco 1.3 de 43 cv era o mais popular, enquanto o mais potente, 1.6 de carburação dupla entregava 65 cv.
Durante os anos que ficou em linha, o Fusca manteve a mesma carroceria, mas passou por ajustes nos para-lamas, lanternas, faróis e para-choque. Até o para-brisa traseiro foi redimensionado para otimizar a visibilidade traseira.
Uma curiosidade do Fusca é o fato dele compartilhar a mesma base com a Kombi. A plataforma do “besouro” ainda foi utilizada em diversos outros modelos VW como Brasília, Variant, TL, SP1 e SP2.
Você concorda? Ou quer recontagem dos votos?
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Cinco defeitos do Fusca que colocavam os motoristas em apuros
- Dia do Fusca: o brasão, a raposa, o índio e o bandeirante
- Fusca azul: entenda como foi criada a famosa ‘brincadeira’!
Levamos nossa enquete para a comunidade do canal do AutoPapo no YouTube. Foram mais de 20 mil votos e o vencedor amealhou nada menos que 67% das escolhas. Foi uma vitória acachapante, em primeiro turno.

Brasão de Wolfsburg se tornou um item de decoração do Fusca no mundo todo (Foto: Shutterstock)
O grande vencedor foi o Volkswagen Fusca, seguido de seu sucessor, o Gol, que anotou os mesmos 15% dos votos que o Fiat Uno. Todos os outros carros vendidos no Brasil se espremem nos 3% restantes.
Fusca: o carro mais importante do Brasil
O Fusca é um ícone da indústria brasileira. Apesar de ter sido montado com componentes importados desde 1953, sua produção com componentes locais só teve início em 3 de janeiro de 1959. O modelo ficou em linha até 1986.

Em 1993, o Fusca voltou ao mercado a pedido de Itamar Franco e ficou em linha até 1996
Em 1993, voltou a ser produzido a pedido do então presidente Itamar Franco (PMDB) e ostentou título de carro mais vendido do Brasil, com mais de 3 milhões de unidades. Ele só foi superado pelo Gol, lançado em 1980 e aposentado em 2022.
Em sua trajetória, o Fusca sempre foi equipado com motor quatro cilindros refrigerado a ar. O deslocamento variava de 1.2 a 1.6 litro. O bloco 1.3 de 43 cv era o mais popular, enquanto o mais potente, 1.6 de carburação dupla entregava 65 cv.

Durante os anos que ficou em linha, o Fusca manteve a mesma carroceria, mas passou por ajustes nos para-lamas, lanternas, faróis e para-choque. Até o para-brisa traseiro foi redimensionado para otimizar a visibilidade traseira.
Uma curiosidade do Fusca é o fato dele compartilhar a mesma base com a Kombi. A plataforma do “besouro” ainda foi utilizada em diversos outros modelos VW como Brasília, Variant, TL, SP1 e SP2.
Você concorda? Ou quer recontagem dos votos?
Continue lendo...