O Serviço Secreto dos Estados Unidos pretende atualizar parte de sua frota. A ideia é incluir veículos multiterreno que sejam mais discretos e tenham capacidade de operação em ambientes off-road. Eles pretendem substituir ou até mesmo complementar a frota de Chevrolet Suburbans blindados usados atualmente.
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Os Suburbans funcionam bem em muitos contextos, mas chamam atenção em regiões onde o visual americano é marcante. Em missões de campo, a comitiva precisa se misturar mais com o cenário para evitar riscos desnecessários. Além disso, há terrenos onde um SUV grande e pesado não é a melhor opção.
Sean Curran, diretor do Serviço Secreto, revelou que há conversas com a General Motors Defense para criar uma nova plataforma de veículos de proteção. Essa parceria começou há algum tempo, e a equipe adapta os projetos conforme o tipo de terreno, o nível de ameaça e as necessidades operacionais.
Antes, o Serviço Secreto e outras agências compravam veículos civis comuns e depois faziam adaptações, como cortes na carroceria e blindagem. Entretanto, esse processo deixava os carros extremamente pesados e com desempenho comprometido: ficavam lentos e, ao mesmo tempo, difíceis de frear.
Agora, com o envolvimento direto da GM Defense, os engenheiros projetam os veículos de fábrica para suportar a blindagem, garantindo melhor desempenho e segurança. Isso deve garantir que o Serviço Secreto use veículos adequados para operações intensas e perigosas.
Curran não revelou detalhes, mas, entre as hipóteses em aberto, estão:
Veículo de Esquadrão de Infantaria (ISV)
Veículo Utilitário Leve (LUV) (Foto: General Motors)
O objetivo final do Serviço Secreto é ter veículos mais versáteis, capazes de operar em locais onde a tradicional limusine presidencial ou os Suburbans não são ideais, assegurando ao mesmo tempo segurança e discrição.
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Os Suburbans funcionam bem em muitos contextos, mas chamam atenção em regiões onde o visual americano é marcante. Em missões de campo, a comitiva precisa se misturar mais com o cenário para evitar riscos desnecessários. Além disso, há terrenos onde um SUV grande e pesado não é a melhor opção.
Negociações com a GM Defense
Sean Curran, diretor do Serviço Secreto, revelou que há conversas com a General Motors Defense para criar uma nova plataforma de veículos de proteção. Essa parceria começou há algum tempo, e a equipe adapta os projetos conforme o tipo de terreno, o nível de ameaça e as necessidades operacionais.
Antes, o Serviço Secreto e outras agências compravam veículos civis comuns e depois faziam adaptações, como cortes na carroceria e blindagem. Entretanto, esse processo deixava os carros extremamente pesados e com desempenho comprometido: ficavam lentos e, ao mesmo tempo, difíceis de frear.
Agora, com o envolvimento direto da GM Defense, os engenheiros projetam os veículos de fábrica para suportar a blindagem, garantindo melhor desempenho e segurança. Isso deve garantir que o Serviço Secreto use veículos adequados para operações intensas e perigosas.
Possibilidades de novos modelos
Curran não revelou detalhes, mas, entre as hipóteses em aberto, estão:
- ISV (Veículo de Esquadrão de Infantaria), baseado no Chevy Colorado ZR2, já usado em aplicações militares.

Veículo de Esquadrão de Infantaria (ISV)
- LUV (Veículo Utilitário Leve), baseado na plataforma de caminhões HD da GM Defense.

Veículo Utilitário Leve (LUV) (Foto: General Motors)
- Ou uma plataforma inédita, totalmente nova e ainda não divulgada.
O objetivo final do Serviço Secreto é ter veículos mais versáteis, capazes de operar em locais onde a tradicional limusine presidencial ou os Suburbans não são ideais, assegurando ao mesmo tempo segurança e discrição.
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