A marca premium Yangwang, pertencente ao grupo BYD, registrou a patente de uma nova versão de pista do hipercarro elétrico U9, que promete potência combinada superior a 3.000 cavalos a partir de quatro motores. Porém, o número gerou descrença no setor automotivo.
Mate Rimac, CEO da aliança Bugatti-Rimac e criador do hipercarro elétrico Rimac Nevera, questionou a viabilidade do veículo. Ele acredita que os motores do modelo chinês possam atingir a potência declarada, mas considera impossível sustentar tal desempenho com a bateria utilizada.
VEJA TAMBÉM:
Segundo o executivo, esse tipo de célula, comum em veículos elétricos chineses, é mais barata e resistente à degradação. No entanto, ela é incapaz de fornecer energia suficiente para manter quatro motores de 754,8 cv cada operando em plena carga.
Outro fator que limita o desempenho, aponta Rimac, é a aderência dos pneus. No caso do Nevera, por exemplo, o carro poderia teoricamente ultrapassar os 2.107 cv declarados, mas apenas com componentes reforçados, já que os pneus se tornam um obstáculo prático até cerca de 160 km/h.
Ainda assim, o Yangwang U9 já impressiona. Em 2024, o modelo atingiu 391,94 km/h no circuito de Papenburg, superando em 17 km/h sua marca anterior e ultrapassando a velocidade máxima permitida.
Continue lendo...
Mate Rimac, CEO da aliança Bugatti-Rimac e criador do hipercarro elétrico Rimac Nevera, questionou a viabilidade do veículo. Ele acredita que os motores do modelo chinês possam atingir a potência declarada, mas considera impossível sustentar tal desempenho com a bateria utilizada.
VEJA TAMBÉM:
- Policiais puxam freio de ‘mão’ eletrônico de viatura em movimento
- Porsche com motor de Fórmula 1 vai a leilão
- Novo Dodge Charger à combustão chega com preço elevado
Segundo o executivo, esse tipo de célula, comum em veículos elétricos chineses, é mais barata e resistente à degradação. No entanto, ela é incapaz de fornecer energia suficiente para manter quatro motores de 754,8 cv cada operando em plena carga.
Outro fator que limita o desempenho, aponta Rimac, é a aderência dos pneus. No caso do Nevera, por exemplo, o carro poderia teoricamente ultrapassar os 2.107 cv declarados, mas apenas com componentes reforçados, já que os pneus se tornam um obstáculo prático até cerca de 160 km/h.
Ainda assim, o Yangwang U9 já impressiona. Em 2024, o modelo atingiu 391,94 km/h no circuito de Papenburg, superando em 17 km/h sua marca anterior e ultrapassando a velocidade máxima permitida.
Continue lendo...