Notícia SUVs de R$ 120 mil: veja a concorrência do Nivus Sense

O valor de R$ 120 mil é o atual teto para que o público PcD tenha isenção total de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e desconto parcial no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na hora de comprar um carro novo. Por isso, as montadoras possuem versões de seus carros mais desejáveis, os SUVs, nessa faixa de preço.

Há alguns anos essas versões focadas em PcD só eram disponíveis para vendas diretas. Hoje as montadoras estão oferecendo esses modelos para o público geral, dando opções bem diversas de SUVs por até R$ 120 mil.

VEJA TAMBÉM:


O consumidor que tiver com esse orçamento terá a sua disposição SUVs de entrada e compactos. Alguns modelos priorizam o espaço para passageiros, enquanto outros focam no porta-malas.

Uma contrapartida nessas opções é que foram feitos cortes na lista de equipamentos para chegar a esse preço reduzido. Nessas marcas existem opções de hatchbacks e sedãs com mais equipamentos e na mesma faixa de preço. Mas se você realmente quer um SUV, as opções são essas:

1. Volkswagen Nivus Sense — R$ 119.990

Volkswagen Nivus Sense 2025 Branco Cristal frente parado

O modelo perdeu as rodas de liga leve na linha 2025 (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Essa é a adição mais recente na lista dos SUVs de R$ 120 mil. A Volkswagen começou a oferecer o Nivus Sense para o público geral em 2024 e agora o modelo de entrada recebeu a reestilização que foi aplicado aos modelos mais caros na linha 2025.

A renovação do Sense trouxe a central multimídia VW Play como item de série, porém o modelo perdeu as rodas de liga leve. O modelo de entrada manteve as lanternas antigas, sem a barra iluminada unindo-as como ocorre nos modelos Comfortline e Highline.

O pacote de equipamentos inclui o painel digital com tela de 8 polegadas, ar-condicionado, volante multifuncional revestido em couro, banco traseiro bipartido, seis airbags e cruise control. Parte da simplificação do Nivus Sense está em oferecer apenas as cores Preto Ninja, Branco Cristal e Cinza Platinum.

O motor é o 200 TSI, com 128 cv e 20,4 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas. O porta-malas tem capacidade para 415 litros.

2. Volkswagen T-Cross Sense — R$ 119.990


Quem deseja ter um SUV da Volkswagen possui duas opções. O T-Cross Sense é recomendado para quem deseja mais espaço interno para passageiros, pois seu porta-malas de 373 litros leva menos bagagem que o irmão Nivus.

O T-Cross Sense foi atualizado no final de 2024, com novo visual e ganhando a central multimídia de série (antes era opcional). Essa versão é a única sem rodas de liga leve, sem o rack de teto e sem a barra iluminada unindo as lanternas traseira.

Na linha 2025 foi adicionada a central multimídia VW Play, faróis em LED, novo painel e as mudanças estéticas no exterior. Ele segue sendo ofertado apenas nas cores Preto Ninja, Prata Pyrit e Branco Cristal.

O pacote de itens de série do T-Cross Sense conta com seis airbags, painel digital com tela de 8 polegadas, ar-condicionado, cruise controle, volante multifuncional, frenagem autônoma de emergência e sensor de ré. O motor é o 200 TSI, com com 128 cv e 20,4 kgfm, aliado a caixa automática de seis marchas.

3. Jeep Renegade 1.3 Turbo — R$ 118.290

jeep renegade 1 3 turbo entrada carro popular

O Renegade é o mais potente e com melhor acabamento, mas corta equipamentos como central multimídia e tampão do porta-malas para chegar a esse preço (Foto: Jeep | Divulgação)

O Jeep Renegade é a grande surpresa nessa lista. Ele se sobressai em atributos técnicos para essa faixa de SUVs por R$ 120 mil. Seu motor 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm é o mais potente aqui e ele é o único com suspensão traseira independente.

Esse motor mais forte é necessário, já que o Renegade é bastante pesado. Isso é cobrado com o consumo mais elevado. O câmbio automático é de seis marchas.

O Jeep Renegade 1.3 Turbo também chama a atenção por ter um bom acabamento, que inclui material emborrachado no painel, apliques de tecido nas quatro portas e alça PQP para todos os passageiros.

O pacote de itens de série do Jeep Renegade de (quase) R$ 120 mil conta com seis airbags, computador de bordo, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, volante multifuncional, pré-disposição para rádio, rodas de liga leve, cruise control, freio de estacionamento eletrônico e monitor de pressão dos pneus.

Para chegar ao preço reduzido na tabela, foram feitos alguns cortes. Quando comparado com a versão Sport Altitude, o Renegade 1.3 Turbo vem sem rack de teto, central multimídia, tampão do porta-malas, tapetes, protetor de cárter, revestimento em couro do volante, painel digital, câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, iluminação no porta-luvas e o estepe é de uso temporário. As opções de cores são apenas branco, prata ou preto.

Boa parte desses equipamentos podem ser adicionados com os dois pacotes de opcionais. O Pack Work I, de R$ 12 mil, adiciona o tampão do porta-malas, os tapetes, o protetor de cárter, as barras no teto e o estepe com mesmo tamanho das outras rodas.

Com o Pack Tech, de R$ 8.700, é adicionada a central multimídia com tela de 7 polegadas, a câmera de ré e o pacote ADAS com assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitor de fadiga. Pelo menos agora a garantia desse modelo é de 5 anos, como no resto da linha.

4. Fiat Fastback Turbo 200 — R$ 119.990

fiat fastback turbo 200 automatico 2024 cinza strato traseira parado

O Fastback de entrada não é híbrido e mantém boa parte dos equipamentos (Foto: Fiat | Divulgação)

O Fastback é o único SUV da Fiat a ter uma versão na faixa de R$ 120 mil com foco no custo/benefício, a Turbo 200. O irmão Pulse possui apenas a Drive 1.3 CVT abaixo desse valor e os modelos turbo partem de R$ 129.990.

A versão Turbo 200 do Fiat Fastback é também a única equipada com o motor 1.0 turbo sem o sistema híbrido-leve de 12 volts. O corte de equipamentos em comparação com o modelo Audace se limita ao pacote ADAS e a falta de revestimento em couro no volante.

O pacote de equipamentos é bom para a faixa de preço, ele inclui: quatro airbags, freio de estacionamento eletrônico, central multimídia, painel analógico com computador de bordo, ar-condicionado automático, banco traseiro bipartido, cruise control, câmera de ré, faróis full-LED, saídas de ventilação para o banco traseiro, sensor de ré e bloqueio eletrônico do diferencial TC+.

O motor do Fiat Fastback Turbo 200 é o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, que passa a força para as rodas via câmbio CVT de 7 marchas. Essa versão tem quase a mesma paleta de cores do resto da linha, só perde o azul exclusivo dos híbridos e o vermelho do modelo Abarth.

5. Nissan Kicks Play Active Plus — R$ 117.990

nissan kicks sense 2021 branco frente em estrada

O Kicks Play é o único japonês e o único aspirado da lista (Foto: Nissan | Divulgação)

O Nissan Kicks Play é o SUV japonês mais barato do Brasil. A única versão abaixo de R$ 120 mil desse veterano é a Active Plus, que fica na base da gama.

O Kicks Play segue usando o motor 1.6 aspirado de 113 cv e 15,9 kgfm, que trabalho com o câmbio CVT. Ele é o único dessa lista que não utiliza motor turbo.

Seu pacote de equipamentos conta com rodas de aço aro 16″ com calotas ,bancos com revestimento em tecido, chave com telecomando, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, cruise control, volante multifuncional, vidros elétricos com função one touch para descer o do motorista, 6 airbags, monitor de pressão dos pneus, travamento automático das portas com veículo em movimento, central multimidia com tela de 7 polegadas, 4 alto-falantes e tag Sem Parar.

6. Chevrolet Tracker 1.0 Turbo — R$ 119.900

chevrolet tracker turbo 1.0 branco summit 2025 frente parado

O Tracker será atualizado em breve (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

A versão de entrada do Chevrolet Tracker, que é sem nome como alguns outros carros da lista, é praticamente impossível de achar. Ela é a única do SUV por R$ 120 mil.

O Tracker está próximo de receber um face-lift, mas sua mecânica já foi atualizada em dezembro de 2024. Agora o motor 1.0 turbo conta com injeção direta, subindo a potência para 121 cv e o torque para 18,9 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.

Esse modelo de R$ 120 mil é o único a trazer rodas de aço aro 16 com calotas, que não simulam rodas de liga leve como as calotas de 17 polegadas do modelo LT. Ele é também o único Tracker sem a pintura preta nas molduras das janelas laterais.

De série ele conta com ar-condicionado, sensor crepuscular, cruise control, seis airbags, central multimídia MyLink, chave presencial e faróis com projetor.

7. Citroën Basalt Shine Turbo — R$ 118.200

CITROEN BASALT SHINE 2025 VERMELHO FRENTE LATERAL TRASEIRA (3)

O Basalt é o único que fica abaixo de R$ 120 mil na versão topo de linha (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Toda a gama da Citroën é vendida com grandes descontos, mas o que vale para os descontos de PcD é o valor da tabela. Isso faz que o Basalt seja o único SUV francês que pode entrar nessa lista, pois o C3 Aicross parte de R$ 120.400.

A versão que escolhemos aqui foi a Shine Turbo, a topo de linha do Basalt. Ela conta com o mesmo conjunto mecânico do Fiat Fastback: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT que simula 7 marchas.

O Citroën Basalt agrada a quem procura espaço interno, seja para passageiros ou para bagagem. Porém ele é o carro mais simples dessa lista, tanto em acabamento quanto em equipamentos.

O SUV conta com ar-condicionado automático, quatro airbags, central multimídia, painel digital, bancos revestidos em vinil, câmera de ré, sensor de estacionamento, chave canivete com telecomando, faróis de neblina, rodas de liga leve, volante multifuncional, cruise control e regulagem elétrica dos retrovisores.

O Basalt deve alguns itens comuns nessa faixa de preço, como o banco traseiro bipartido e os faróis em LED.

 
Top