A Tesla finalmente inicia suas operações na Índia, após anos de especulação e negociações. Apesar de não ter conseguido viabilizar a construção de uma fábrica no país, a marca optou por lançar seus veículos por meio de importações diretas. O início da atuação é modesto: apenas dois showrooms, um em Deli e outro em Mumbai.
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O Tesla Model Y chegará em duas versões (Foto: Tesla | Divulgação)
Diferentemente do que se espera de uma grande marca de veículos elétricos, como a Tesla, buscando popularizar sua presença em países emergentes, ela optou por um posicionamento premium. Os preços são significativamente mais altos do que em mercados como os EUA e a Alemanha. Isso mostra que, pelo menos inicialmente, a Tesla aposta em um público de elite na Índia, com poder aquisitivo elevado e interesse em tecnologia e status.
O modelo escolhido para começar as atividades no país é o Tesla Model Y, com duas variações:
O principal motivo para os valores inflacionados na Índia pode ser a política de tarifas sobre veículos importados. O país impõe até 110% de imposto sobre carros fabricados integralmente fora do território indiano.
Isso não é só uma forma de proteção à indústria automotiva indiana, mas também serve como obstáculo para marcas estrangeiras que não têm produção local. A própria Tesla tentou evitar essa situação ao propor a construção de uma fábrica no país, mas não houve avanço.
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O Tesla Model Y chegará em duas versões (Foto: Tesla | Divulgação)
Luxo em vez de acessibilidade
Diferentemente do que se espera de uma grande marca de veículos elétricos, como a Tesla, buscando popularizar sua presença em países emergentes, ela optou por um posicionamento premium. Os preços são significativamente mais altos do que em mercados como os EUA e a Alemanha. Isso mostra que, pelo menos inicialmente, a Tesla aposta em um público de elite na Índia, com poder aquisitivo elevado e interesse em tecnologia e status.
O modelo escolhido para começar as atividades no país é o Tesla Model Y, com duas variações:
- Standard Range RWD: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s, autonomia de 500 km. Preço: 61,07 lakh rúpias (mais de R$ 390 mil).
- Long Range RWD: autonomia de 622 km. Preço: 69,15 lakh rúpias (mais de R$ 442 mil).
O principal motivo para os valores inflacionados na Índia pode ser a política de tarifas sobre veículos importados. O país impõe até 110% de imposto sobre carros fabricados integralmente fora do território indiano.
Isso não é só uma forma de proteção à indústria automotiva indiana, mas também serve como obstáculo para marcas estrangeiras que não têm produção local. A própria Tesla tentou evitar essa situação ao propor a construção de uma fábrica no país, mas não houve avanço.
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