A Toyota acaba de registrar novos modelos de automóvel na Rússia, e entre elas aparece o nome do Celica, chamando a atenção dos fãs. Além dele, a montadora também registrou os nomes “Raize”, “Alphard”, “Carina” e “Vellfire” no órgão russo de patentes. O Rospatent é o órgão oficial no país que garante os direitos exclusivos sobre os nomes até 2035.
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Embora o registro do nome Celica tenha gerado grande entusiasmo, a Toyota provavelmente não voltará ao mercado russo por agora. Desde que suspendeu suas operações na Rússia por conta da guerra na Ucrânia, a montadora tem registrado várias marcas no país apenas por precaução.
A prática é até bem comum, ja que com isso, a empresa busca proteger e impedir que empresas locais usem seus nomes, evitando pirataria e falsificações. Desde 2022, a Toyota já fez 86 pedidos de registro na categoria automotiva no Rospatent.
O nome Celica chamou mais atenção por ter sido um dos esportivos mais importantes da história da Toyota. Lançado em 1970, foi um sucesso nas décadas seguintes e um ícone nos ralis, especialmente com as versões GT-Four. Em 2006, encerrou sua produção e deu fim a uma era de história marcada por sucesso. No entanto, o registro na Rússia alimenta a especulação global sobre um possível retorno do modelo.
O Celica foi o carro que sedimentou o caminho da Toyota no WRC, tendo dado dois títulos ao espanhol Carlos Sainz (Foto: Shutterstock)
No mesmo período, a Toyota deu entrada em um pedido de registro para o nome GR MR2 no escritório de patentes japonês. Todos esses fatos sugerem que a montadora pode estar estudando o retorno de esportivos lendários, e que a divisão Gazoo Racing (GR) pode liderar esses projetos.
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Embora o registro do nome Celica tenha gerado grande entusiasmo, a Toyota provavelmente não voltará ao mercado russo por agora. Desde que suspendeu suas operações na Rússia por conta da guerra na Ucrânia, a montadora tem registrado várias marcas no país apenas por precaução.
A prática é até bem comum, ja que com isso, a empresa busca proteger e impedir que empresas locais usem seus nomes, evitando pirataria e falsificações. Desde 2022, a Toyota já fez 86 pedidos de registro na categoria automotiva no Rospatent.
O legado do Celica e a especulação global
O nome Celica chamou mais atenção por ter sido um dos esportivos mais importantes da história da Toyota. Lançado em 1970, foi um sucesso nas décadas seguintes e um ícone nos ralis, especialmente com as versões GT-Four. Em 2006, encerrou sua produção e deu fim a uma era de história marcada por sucesso. No entanto, o registro na Rússia alimenta a especulação global sobre um possível retorno do modelo.
O Celica foi o carro que sedimentou o caminho da Toyota no WRC, tendo dado dois títulos ao espanhol Carlos Sainz (Foto: Shutterstock)
No mesmo período, a Toyota deu entrada em um pedido de registro para o nome GR MR2 no escritório de patentes japonês. Todos esses fatos sugerem que a montadora pode estar estudando o retorno de esportivos lendários, e que a divisão Gazoo Racing (GR) pode liderar esses projetos.
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