Notícia Toyota Yaris acabou no Brasil. Como fica a linha da marca japonesa?

Agora é oficial! Não existem mais Yaris 0 km em estoque no Brasil, ao menos de acordo com a Toyota. O modelo, compacto premium, era vendido nas carrocerias hatch e sedan, ambas fabricadas em Sorocaba (SP). Novo ele não era: teve sua estreia por aqui em meados de 2018, há mais de seis anos, e sua única reestilização aconteceu no comecinho de 2022. Desde então, seguia inalterado.

+ Toyota confirma lançamento do Yaris Cross para outubro no Brasil

+ Com IPI Zero, novo Chevrolet Onix 2026 chega a partir de R$ 100 mil


img-20230201-171150662-hdr-scaled-1.jpg

Toyota Yaris Sedan XS – Foto: Lucca Mendonça

Yaris continua na Argentina


Na realidade, a produção destinada ao mercado brasileiro havia sido encerrada no final do ano passado: o sedan saiu de linha em novembro, enquanto o hatch pendurou as chuteiras em dezembro. Em contrapartida, a configuração exportada para países vizinhos, como a Argentina, segue sendo fabricada normalmente em Sorocaba. Ganhou recentemente, inclusive, novas rodas de liga-leve diamantadas para o mercado dos Hermanos, mantendo o restante do visual inalterado.

toyota-yaris-reestilizado.jpg

Toyota Yaris Hatch argentina – Foto: Toyota/divulgação

Versões e preços dos últimos Yaris


São mais de 300 mil Yaris circulando pelo Brasil desde 2018, somando hatch e sedan, de acordo com registros do Denatran. Os últimos lotes, de estoque antigo, eram vendidos entre R$ 111 mil (versão XL) e R$ 131 mil (versão XLS) no caso da carroceria hatch, ou então entre R$ 113,3 mil (XL) e R$ 135 mil (XLS) quando falamos do sedan. Nenhum dos dois consta mais na tabela de preços da Toyota do Brasil, porém, curiosamente, ainda aparecem no site da marca japonesa.

yaris-2023-1-scaled.jpg

Toyota Yaris – Foto: Divulgação

Um dos principais argumentos de venda do Yaris por aqui era a robustez mecânica: seu 1.5 de aspiração natural e 110 cv não era dos mais potentes, porém compensava com a durabilidade, fácil manutenção e economia de combustível. A caixa automática CVT, com simulação de sete marchas, seguia uma cartilha parecida. Nas versões mais caras, podia ter até teto-solar, 7 airbags, faróis em LED e por aí vai.

img-20230201-172847964-hdr-scaled-1.jpg

Toyota Yaris Sedan XS - Foto: Lucca Mendonça
img-20230201-173215643-hdr-scaled-1.jpg

Toyota Yaris Sedan XS - Foto: Lucca Mendonça
img-20230201-172847964-hdr-scaled-1-150x84.jpg

img-20230201-173215643-hdr-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Líder de vendas na Argentina


Se não emplacava tão bem no Brasil, na Argentina, acreditem, o Toyota Yaris é líder geral de vendas: teve mais de 3.600 unidades emplacadas em julho último, enquanto o segundo colocado, Fiat Cronos, somou cerca de 3.100 carros. Quem divulga esses dados é a ACARA, equivalente à nossa FENABRAVE. Seguindo pela lógica dessa situação, o compacto deve seguir em linha para abastecer o mercado argentino por mais um tempo…

yaris-2023-5-scaled-1.jpg

Toyota Yaris – Foto: Toyota/divulgação

Como fica a Toyota sem o Yaris?


Sem o Yaris, a Toyota agora tem o Corolla Sedan como modelo mais barato no mercado nacional: ele começa em R$ 167,6 mil na versão de entrada GLI. O SUV médio Corolla Cross parte de R$ 183 mil, enquanto a Hilux não sai por menos de R$ 253 mil. O SUVzão SW4 tem preço inicial de salgados R$ 412 mil, e o RAV4 mais em conta sai por cerca de R$ 350 mil.

Toyota Corolla GLI - Foto: Toyota/divulgação

Toyota Corolla GLI – Foto: Toyota/divulgação

Essa situação de ter o Corolla como modelo mais barato deve durar, ao menos, até a chegada do Yaris Cross, SUV compacto que estreia por aqui em outubro. Ele tem a promessa de ser o carro híbrido convencional (HEV) mais barato do Brasil, com preços inferiores a R$ 180 mil, ao menos nos padrões atuais. Com lançamento confirmado para o último trimestre do ano, virá para integrar a linha 2026 da Toyota, e é a maior aposta da marca nos últimos anos. Leia mais sobre ele clicando aqui.

O post Toyota Yaris acabou no Brasil. Como fica a linha da marca japonesa? apareceu primeiro em Motor Show.

Continue lendo...
 
Top