Consultor Técnico explica intervalos de troca e alerta para a especificação correta do lubrificante em transmissões manuais
A manutenção do câmbio manual ainda é um tema pouco discutido nas oficinas, apesar de sua importância para a durabilidade da transmissão. No quadro Mecânico Responde, da Revista O Mecânico, Ulisses Miguel, Consultor Técnico, esclarece quando realizar a troca do óleo e quais cuidados o mecânico deve ter na escolha do produto. “O câmbio manual exige verificação periódica e a troca do óleo não deve passar de 50 mil quilômetros, dependendo das condições de uso”, afirma.
Quais os sintomas de uma bomba d’água prestes a falhar? O Mecânico responde!
Segundo o consultor, uso severo, como trânsito intenso, calor excessivo e condução com carga, acelera a degradação do lubrificante. Ele também contesta o conceito de óleo vitalício. “Esse negócio de lifetime não existe. Todo óleo se degrada quando entra em contato com ar, pressão e temperatura”, explica. A recomendação é verificar o nível e a condição do óleo a cada 10 mil km.
Miguel ainda destaca a importância da especificação correta. “Em câmbios manuais, o indicado é API GL-4. O GL-5 possui aditivos que podem atacar os anéis sincronizadores e gerar falhas na troca de marchas”, alerta.
The post Troca do óleo do câmbio manual: quando fazer e qual óleo usar; Mecânico Responde appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...