Notícia Uber teve pico de corridas com atrasados do Enem, diz estudo

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado no último domingo, alterou significativamente a rotina de transporte urbano no país.

A necessidade de milhares de candidatos chegarem aos locais de aplicação no horário correto gerou uma movimentação atípica, especialmente nos serviços de transporte por aplicativo, vistos como alternativa para garantir a pontualidade.

Um estudo do Data Gadium registrou aumento nas corridas por aplicativos em 24,31% no domingo (10), em comparação com o domingo anterior. O principal pico de demanda — um “horário de rush” do Enem — ocorreu pontualmente às 12h. Neste momento, próximo ao fechamento dos portões, as solicitações de corrida dispararam 60% acima do normal.

VEJA TAMBÉM:

Mais números


O estudo também notou que o crescimento não foi apenas pontual, mas uma tendência que se construiu ao longo do dia. Nos intervalos que antecederam os picos principais, o volume de corridas já apresentava um aumento de 10%.

Durante o período de aplicação da prova, especificamente entre 13h e 17h, o setor registrou uma redução acentuada no número de corridas. O silêncio nos aplicativos, no entanto, foi temporário.

Uma nova alta começou a ser registrada gradualmente após as 17h, que foi se intensificando e contribuiu para o pico de saída consolidado às 19h. Neste horário, o fluxo do Enem se somou ao movimento já comum de fim de tarde de domingo, se tornando o segundo maior pico do dia.

Segundo a Gadium, esses números não são apenas estatísticas de mercado, mas ferramentas preditivas. A análise desses padrões permite, segundo a empresa, um melhor planejamento logístico e uma alocação mais eficiente de motoristas, preparando a plataforma para responder adequadamente a picos de demanda extraordinários.

Continue lendo...
 
Top