Notícia Veja o que aconteceu com Ranger Raptor que “voou” nas dunas

No último fim de semana, um vídeo que poderia muito bem ser um trecho da franquia Velozes e Furiosos ou até mesmo de Missão Impossível viralizou nas redes. Mas, na verdade, as imagens que mostram uma Ford Ranger Raptor subindo uma duna e ‘voando’ a uma altura impressionante foram gravadas em Canoa Quebrada, no Ceará.

Quem viu apenas a primeira parte do vídeo provavelmente achou a manobra o máximo, uma cena de encher os olhos, porém o final foi bastante trágico para o veículo. Mesmo sendo preparada para o off-road extremo, com alta potência e performance, a picape que custa a partir de R$ 490 mil levou a pior na queda, gerando um prejuízo enorme.


VEJA TAMBÉM:


O caso inclusive está sendo investigado pela Polícia Civil, já que a Ranger Raptor passou poucos metros acima de um buggy, o que poderia ter provocado uma tragédia. Outro trecho que também bombou na internet mostrou o resultado da façanha: todos os airbags da caminhonete dispararam e claramente o veículo ficou seriamente danificado, sugerindo uma provável perda total.


Felizmente, não foi registrado nenhum ferido no ocorrido, exceto a picape. Há ainda registros mostrando a Ford Ranger Raptor sendo rebocada por um trator em uma situação deplorável, para dizer o mínimo.

Ford Ranger Raptor é preparada para o off-road extremo


A Ranger Raptor é a versão de alta performance da picape média da Ford. A versão se difere pelo conjunto mecânico anabolizado, que tem como destaque o motor V6 biturbo 3.0. A unidade abastecida apenas com gasolina entrega 397 cv e 59,4 kgfm de torque, combinado com transmissão de 10 marchas e tração 4×4.

Os números correspondem a uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h. Se não bastasse, a Ranger Raptor passou por ajuste completo da suspensão. Ela utiliza o mesmo sistema de braços triangulares sobrepostos no eixo dianteiro e eixo rígido na traseira.

A diferença é que ele conta com molas helicoidais nas quatro rodas. Nada de feixe de molas na traseira. Os amortecedores são fornecidos pela Fox, marca famosa em veículos off-road de alta performance.

Assim como no Mustang, a Raptor conta com ajuste eletromagnético da carga dos amortecedores. Eles se ajustam por partículas metálicas que aumentam ou reduzem o curso do componente.

As bitolas foram alargadas, assim como o uso de rodas de 17 polegadas e imensos pneus General Grabber todo terreno de 33 polegadas. O resultado é uma carroceria alargada, com 2,20 m de largura e 1,92 m de altura. O comprimento é basicamente o mesmo na casa dos 5,40 m.

E, apesar de toda essa preparação, a Ranger Raptor não resistiu a uma manobra tão extrema e perigosa quanto a que foi registrada no Ceará.

Continue lendo...
 
Top