Ao todo, foram produzidas 228,2 mil veículos e emplacamentos somaram 208,7 mil unidades

Abril encerrou o quadrimestre com alta na produção e nas exportações de veículos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea. Todavia, os emplacamentos mostram tendência de estabilidade. Entre janeiro e abril, a produção foi a maior desde 2019, com avanço de 6,7% sobre o mesmo período de 2024. Além disso, no mês passado foram produzidas 228,2 mil unidades, número 20,1% superior ao de março e 2,8% maior que o de abril do ano passado.

As vendas internas em abril somaram 208,7 mil veículos, alta de 6,7% em relação ao mês anterior, só que com queda de 7,1% na comparação com abril de 2024, impacto atribuído a dois dias úteis a menos. No acumulado do ano, o volume chegou a 760,4 mil unidades, 3,4% acima do registrado no mesmo período de 2024.

Já os importados cresceram 18,7%, enquanto os veículos nacionais subiram apenas 0,2%. Modelos de origem chinesa representaram 6% dos emplacamentos no quadrimestre. Por sua vez, o segmento de caminhões apresentou retração no acumulado do ano, ficando abaixo dos números de 2024 pela primeira vez no ano.

As exportações registraram o resultado mais positivo do período, uma vez que foram levadas para fora do país 46,3 mil unidades em abril, alta de 18,9% sobre março. Nos quatro primeiros meses do ano, o setor exportou 161,9 mil unidades, volume 47,8% superior ao do mesmo intervalo de 2024. A Argentina respondeu por 59% das exportações brasileiras no quadrimestre, frente aos 34,8% do mesmo período do ano passado.

“Há bons motivos para celebrar neste momento do ano, como a consistente recuperação das exportações, ajudando a ampliar nossa produção, além da alta do nível de emprego e de novos investimentos anunciados pelas nossas associadas”, declarou Igor Calvet, presidente da Anfavea, que complementou: “por outro lado, estamos recebendo um fluxo de importações muito acima de um nível saudável, o que se reflete na queda de vendas de produtos nacionais, sobretudo no varejo. Marcas estrangeiras com altos estoques continuam destinando navios abarrotados para nossos portos, adiando seus planos de produção local e ainda solicitando inaceitáveis reduções de tarifas para importação de veículos desmontados”.
The post Vendas e produção de veículos crescem 6,7% em 2025, diz Anfavea appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...