A Volkswagen revelou como será o Golf GTI de oitava geração vendido no Brasil e também adiantou o Jetta GLI reestilizado. Os preços ainda não foram divulgados, isso virá quando for realizado o lançamento.
O primeiro dessa dupla a chegar às concessionárias é o Golf GTI, com a estreia marcada para o dia 6 de setembro. Já o Jetta GLI virá depois, apenas na segunda quinzena de outubro.
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A Volkswagen havia confirmado os modelos no Brasil em dezembro de 2024, acompanhados pelo Nivus GTS. Esse trio foi chamado pela marca de VW Legends e reforça a promessa dos alemães de não abandonares os esportivos por aqui.
O hatch esportivo conta com uma nova geração do 2.0 TSI
Ele possui 245 cv e câmbio DSG de 7 marchas
O zero a 100 km/h é feito em 6,1 segundos
A atual geração é feita na Alemanha
As melhoras no chassi ajudam a passar a força para o chão
Ele virá em versão única
A Volkswagen não vende o Golf no Brasil desde o fim da sétima geração em 2020, quando o carro parou de ser produzido em São José dos Pinhais (PR) para dar lugar o T-Cross. A oitava geração retorna apenas com o modelo GTI, importado da Alemanha e já com um face-lift.
Sob o capô segue o conhecido 2.0 TSI EA888, agora na versão Evo4. A principal mudança para o Evo3 da geração anterior e usado também no Jetta GLI é ter comando variável na admissão e no escape, com esse segundo adotando também o variador na amplitude de abertura.
A potência é de 245 cv, 15 cv a mais que o último GTI nacional, o torque é de 37,7 kgfm. Passando essa força para o chão está o câmbio DSG de sete marchas banhado a óleo, que já era usado aqui pelo Jetta GLI e pelo Audi A3.
Parecem mudanças pequenas, mas o tempo de aceleração melhorou. O novo Golf GTI acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.
A nova geração trouxe várias melhorias no chassi, que ficou mais firme. A direção agora adota uma relação mais direta, com 2,1 voltas entre os batentes e funcionamento progressivo.
O Golf conta com uma nova central, inédita no país
Ele conta com botões físicos no volante, mas os comandos do ar-condicionado são tela
De série ele conta com os bancos em tecido xadrez com aquecimento
O único opcional é essa forração em couro, que traz junto a regulagem elétrica e a ventilação
Por estar alinhado com a Europa, o novo Golf GTI chega com pacote de tecnologia completo. Todo o conjunto ótico é em LED, com os faróis dianteiros unidos por uma barra iluminada e a logo da Volkswagen também iluminada.
A central multimídia com tela de 12,9 polegadas é a MIB3 e engloba os comandos do ar-condicionado. O painel digital é configurável e possui tela 10,2 polegadas.
O sistema de som é Harman Kardon com 480 watts de potência, amplificador de 12 canais, oito alto-falantes e um subwoofer. O volante é multifuncional com botões físicos, abandonando os comandos capacitivos que eram bastante criticados.
Dessa vez o Golf GTI vendido no Brasil conta com teto solar de série e os bancos são forrados em tecido xadrez. Na sétima geração não era possível combinar essa forração com o teto solar. Apesar do tecido, esses bancos já contam com aquecimento.
O único pacote de opcionais adiciona os bancos em couro cinza claro, regulagem elétrica para o do motorista, e ventilação.
Os preços não foram divulgados, mas o Golf GTI deverá custar cerca e R$ 350 mil. Como o hatch virá da Alemanha, ele paga taxa de importação maior que o irmão Jetta GLI.
Os compradores receberão uma caixa com brindes exclusivos, que inclui um chaveiro e um óculos da Chillis Beans. O proprietário poderá fazer parte de um clube com experiencia exclusiva de pós-venda.
O visual do Jetta GLI ficou mais discreto
A mecânica foi atualizada em 2022 e não mudou, segue com 234 cv
O sedã vem do México, sem pagar impostos de importação
Seu preço deverá continuar em R$ 250 mil
Agora as lanternas são unidas
A Volkswagen focou em mudanças estéticas e de comodidade para o novo Jetta GLI. A mecânica do sedã esportivo foi atualizada em 2022, com a chegada do EA888 Evo3 de 231 cv e o câmbio DSG de 7 marchas. O conjunto não foi alterado.
As maiores mudanças foram estéticas. A dianteira recebeu um visual mais limpo, com faróis mais finos e uma faixa iluminada unindo os faróis. O friso vermelho que era na grade agora desceu para a base das tomada de ar no para-choque.
As lanternas traseiras também são unidas, com o emblema “GLI” em posição central. Agora todo o conjunto ótico é em LED, tanto na dianteira quanto na traseira.
O interior também recebeu atenção, com a adoção de um novo painel. O volante voltou a usar comandos físicos, mas o ar-condicionado trocou os práticos comandos giratórios pelo painel touch similar ao dos Volkswagen Nacionais.
O painel foi redesenhado
Ele trocou os botões giratórios do ar-condicionado por comandos touch, mas no volante a troca foi inversa
Ele segue com aquecimento e ventilação de série
Curiosamente, o Jetta GLI vendido no Brasil vem com cinzeiro e acendedor de cigarros
O painel digital não mudou
O pacote de equipamentos do Jetta GLI recebeu algumas adições, como mais funções para os sistemas ADAS, a iluminação ambiente configurável e a central multimídia VW Play Connect. Fora as novidades, o sedã esportivo segue equipado com ar-condicionado de duas zonas, carregador por indução, bancos com aquecimento e ventilação, teto solar panorâmico, acendedor de cigarros e cinzeiro.
A nova central multimídia trouxe junto os serviços conectados para o Jetta GLI. A Volkswagen oferece dois planos, o Pro possui o primeiro ano gratuito e após esse período a mensalidade é de R$ 24,90.
Há também o Volks Club, que inclui os serviços conectados mais a tag do Sem Parar com mensalidade gratuita e um voucher de R$ 50 de etanol (apesar do Jetta ser movido apenas por gasolina), mais 150 pontos no Livelo. A mensalidade é de R$ 59,90, mas no primeiro ano é cobrado R$ 39,90.
Os serviços conectados do Jetta GLI incluem localização em tempo real, alerta de roubo, cerca virtual, modo valet, toque de recolher e alerta de velocidade. O proprietário também pode consultar informações sobre o carro remotamente, como quilometragem, e realizar comandos, como travar as portas, buzinar e outros. O aplicativo Meu VW também permite agendar as revisões.
O preço do Jetta GLI também não foi divulgado, mas ele seguirá vindo do México sem pagar os tributos de importação. O valor deverá ser mantido nos R$ 250.990 que eram cobrados pela linha 2024.
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O primeiro dessa dupla a chegar às concessionárias é o Golf GTI, com a estreia marcada para o dia 6 de setembro. Já o Jetta GLI virá depois, apenas na segunda quinzena de outubro.
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A Volkswagen havia confirmado os modelos no Brasil em dezembro de 2024, acompanhados pelo Nivus GTS. Esse trio foi chamado pela marca de VW Legends e reforça a promessa dos alemães de não abandonares os esportivos por aqui.
Golf GTI volta para o Brasil importado da Alemanha

O hatch esportivo conta com uma nova geração do 2.0 TSI

Ele possui 245 cv e câmbio DSG de 7 marchas

O zero a 100 km/h é feito em 6,1 segundos

A atual geração é feita na Alemanha

As melhoras no chassi ajudam a passar a força para o chão

Ele virá em versão única
A Volkswagen não vende o Golf no Brasil desde o fim da sétima geração em 2020, quando o carro parou de ser produzido em São José dos Pinhais (PR) para dar lugar o T-Cross. A oitava geração retorna apenas com o modelo GTI, importado da Alemanha e já com um face-lift.
Sob o capô segue o conhecido 2.0 TSI EA888, agora na versão Evo4. A principal mudança para o Evo3 da geração anterior e usado também no Jetta GLI é ter comando variável na admissão e no escape, com esse segundo adotando também o variador na amplitude de abertura.
A potência é de 245 cv, 15 cv a mais que o último GTI nacional, o torque é de 37,7 kgfm. Passando essa força para o chão está o câmbio DSG de sete marchas banhado a óleo, que já era usado aqui pelo Jetta GLI e pelo Audi A3.
Parecem mudanças pequenas, mas o tempo de aceleração melhorou. O novo Golf GTI acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.
A nova geração trouxe várias melhorias no chassi, que ficou mais firme. A direção agora adota uma relação mais direta, com 2,1 voltas entre os batentes e funcionamento progressivo.
O carro mais tecnológico da Volkswagen no Brasil

O Golf conta com uma nova central, inédita no país

Ele conta com botões físicos no volante, mas os comandos do ar-condicionado são tela

De série ele conta com os bancos em tecido xadrez com aquecimento

O único opcional é essa forração em couro, que traz junto a regulagem elétrica e a ventilação
Por estar alinhado com a Europa, o novo Golf GTI chega com pacote de tecnologia completo. Todo o conjunto ótico é em LED, com os faróis dianteiros unidos por uma barra iluminada e a logo da Volkswagen também iluminada.
A central multimídia com tela de 12,9 polegadas é a MIB3 e engloba os comandos do ar-condicionado. O painel digital é configurável e possui tela 10,2 polegadas.
O sistema de som é Harman Kardon com 480 watts de potência, amplificador de 12 canais, oito alto-falantes e um subwoofer. O volante é multifuncional com botões físicos, abandonando os comandos capacitivos que eram bastante criticados.
Dessa vez o Golf GTI vendido no Brasil conta com teto solar de série e os bancos são forrados em tecido xadrez. Na sétima geração não era possível combinar essa forração com o teto solar. Apesar do tecido, esses bancos já contam com aquecimento.
O único pacote de opcionais adiciona os bancos em couro cinza claro, regulagem elétrica para o do motorista, e ventilação.
Os preços não foram divulgados, mas o Golf GTI deverá custar cerca e R$ 350 mil. Como o hatch virá da Alemanha, ele paga taxa de importação maior que o irmão Jetta GLI.
Os compradores receberão uma caixa com brindes exclusivos, que inclui um chaveiro e um óculos da Chillis Beans. O proprietário poderá fazer parte de um clube com experiencia exclusiva de pós-venda.
Jetta GLI ganha tapa no visual

O visual do Jetta GLI ficou mais discreto

A mecânica foi atualizada em 2022 e não mudou, segue com 234 cv

O sedã vem do México, sem pagar impostos de importação

Seu preço deverá continuar em R$ 250 mil

Agora as lanternas são unidas

A Volkswagen focou em mudanças estéticas e de comodidade para o novo Jetta GLI. A mecânica do sedã esportivo foi atualizada em 2022, com a chegada do EA888 Evo3 de 231 cv e o câmbio DSG de 7 marchas. O conjunto não foi alterado.
As maiores mudanças foram estéticas. A dianteira recebeu um visual mais limpo, com faróis mais finos e uma faixa iluminada unindo os faróis. O friso vermelho que era na grade agora desceu para a base das tomada de ar no para-choque.
As lanternas traseiras também são unidas, com o emblema “GLI” em posição central. Agora todo o conjunto ótico é em LED, tanto na dianteira quanto na traseira.
O interior também recebeu atenção, com a adoção de um novo painel. O volante voltou a usar comandos físicos, mas o ar-condicionado trocou os práticos comandos giratórios pelo painel touch similar ao dos Volkswagen Nacionais.

O painel foi redesenhado

Ele trocou os botões giratórios do ar-condicionado por comandos touch, mas no volante a troca foi inversa

Ele segue com aquecimento e ventilação de série

Curiosamente, o Jetta GLI vendido no Brasil vem com cinzeiro e acendedor de cigarros

O painel digital não mudou
O pacote de equipamentos do Jetta GLI recebeu algumas adições, como mais funções para os sistemas ADAS, a iluminação ambiente configurável e a central multimídia VW Play Connect. Fora as novidades, o sedã esportivo segue equipado com ar-condicionado de duas zonas, carregador por indução, bancos com aquecimento e ventilação, teto solar panorâmico, acendedor de cigarros e cinzeiro.
A nova central multimídia trouxe junto os serviços conectados para o Jetta GLI. A Volkswagen oferece dois planos, o Pro possui o primeiro ano gratuito e após esse período a mensalidade é de R$ 24,90.
Há também o Volks Club, que inclui os serviços conectados mais a tag do Sem Parar com mensalidade gratuita e um voucher de R$ 50 de etanol (apesar do Jetta ser movido apenas por gasolina), mais 150 pontos no Livelo. A mensalidade é de R$ 59,90, mas no primeiro ano é cobrado R$ 39,90.
Os serviços conectados do Jetta GLI incluem localização em tempo real, alerta de roubo, cerca virtual, modo valet, toque de recolher e alerta de velocidade. O proprietário também pode consultar informações sobre o carro remotamente, como quilometragem, e realizar comandos, como travar as portas, buzinar e outros. O aplicativo Meu VW também permite agendar as revisões.
O preço do Jetta GLI também não foi divulgado, mas ele seguirá vindo do México sem pagar os tributos de importação. O valor deverá ser mantido nos R$ 250.990 que eram cobrados pela linha 2024.
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