Elétrico compacto deve custar cerca de 20 mil euros e chega ao mercado em 2027

Texto: Marcos Camargo
A Volkswagen avalia produzir o ID.1, seu futuro carro elétrico de entrada, na fábrica de Palmela, em Portugal. O projeto, previsto para ser lançado em 2027, faz parte da estratégia global da marca de oferecer um veículo elétrico acessível para competir no segmento de compactos urbanos.

De acordo com fontes ligadas à montadora, o governo português estuda conceder 30 milhões de euros — cerca de R$ 195 milhões — em incentivos fiscais e isenções para viabilizar a produção local. Com isso, o ID.1 poderia chegar ao mercado europeu com preço estimado em 20 mil euros, aproximadamente R$ 130 mil na conversão direta, tornando-se uma das opções mais baratas entre os modelos elétricos do continente.

Segundo a Volkswagen, a escolha de Portugal é estratégica. O país tem custos de mão de obra e energia mais baixos que outros membros da União Europeia, o que ajuda a viabilizar o projeto. Em entrevista recente, o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, afirmou que o ID.1 é “a peça que faltava no quebra-cabeça” da linha elétrica da marca, hoje composta por modelos como ID.3, ID.4 e ID.7.

O presidente da Autoeuropa, Thomas Gunther, confirmou que a produção em Palmela deve começar no segundo semestre de 2027. O ministro da Economia de Portugal, Manuel Castro Almeida, também admitiu que negociações estão em andamento para oficializar o acordo.

O movimento busca ampliar a presença da Volkswagen em um mercado que, em 2024, registrou 249.269 unidades leves vendidas, com Dacia Sandero, Peugeot 208 e Tesla Model 3 entre os líderes de vendas. No segmento de elétricos compactos, o Renault 5 é atualmente o modelo europeu mais barato, com preço de 25 mil euros, seguido pelo Citroën e-C3 a 23,5 mil euros e pelo Dacia Spring, que custa 19,5 mil euros e é equivalente ao Renault Kwid E-Tech vendido no Brasil.
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