Notícia Volkswagen reabre fábrica de São Bernardo para turismo industrial e exibe acervo raro

A Volkswagen do Brasil reabriu a agenda para um dos programas de turismo industrial mais disputados do ABC Paulista. A montadora liberou novos horários para o programa de visitas à sua fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) — a primeira unidade da marca construída fora da Alemanha. As visitas são gratuitas e as novas turmas terão início a partir de 22 de janeiro de 2026.

Devido à alta demanda, o sistema de agendamento — realizado exclusivamente pelo site oficial da marca — exige atenção do público. Em aberturas anteriores, como na retomada ocorrida em julho deste ano, as vagas se esgotaram em questão de minutos.

VEJA TAMBÉM:

Bastidores da produção e acervo histórico


O roteiro, com duração aproximada de duas horas e meia, oferece uma imersão completa no ciclo de vida de um automóvel. O tour ocorre sempre às quintas-feiras, com opções no período da manhã (8h30) e da tarde (13h30), sendo restrito a maiores de 18 anos. É possível agendar visitas individuais ou para grupos fechados (escolas, universidades e empresas) de 15 a 25 pessoas.

Durante o trajeto, os visitantes percorrem as linhas de Armação (setor onde robôs e soldas dão forma à carroceria) e seguem para a Montagem Final. Nesta etapa, é possível observar o momento em que a mecânica se une à estrutura e o carro recebe os acabamentos finais antes de ganhar as ruas. Atualmente, a planta é responsável pela produção de modelos estratégicos como o novo Nivus, Nivus GTS, Polo Track, Virtus e a picape Saveiro.

O ponto alto para entusiastas, no entanto, é a visita à Garagem Volkswagen. O espaço abriga o maior acervo de veículos clássicos de uma montadora no país. Diferente de um museu estático, o local preserva a memória da indústria nacional com exemplares raros, incluindo unidades imaculadas do Fusca, da Kombi, protótipos nunca lançados, veículos de competição e ícones como o esportivo SP1 e diversas gerações do Gol.

Continue lendo...
 
Top