A Volvo anunciou que aplicará uma nova tecnologia de motor start-stop em seus caminhões pesados. Com isso, a empresa visa reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de CO₂, assim se mantendo alinhada com a estratégia global de descarbonização do transporte rodoviário.
A montadora ainda afirma que essa solução pode gerar uma economia de até 1% no consumo de combustível. Pode parecer pouco, mas é redução que se torna significativa para as frotas que percorrem longas distâncias.
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O sistema start-stop desliga automaticamente o motor em alguns cenários — neste caso, durante descidas identificadas pela central de controle. Nessas circunstâncias, o caminhão se mantém em movimento por inércia, pausando o consumo de combustível e evitando a emissão de CO₂.
O novo modo start/stop apresentado pela Volvo já utiliza tecnologias conhecidas pela empresa:
Assim, o sistema desliga o motor apenas quando há segurança e eficiência energética garantidas para o funcionamento. Além disso, é importante ressaltar que a funcionalidade só entra em ação em velocidades acima de 60 km/h, sendo voltado para operações rodoviárias e de longa distância.
A Volvo disponibilizará o sistema a partir de novembro de 2025 e o incorporará aos modelos Volvo FH e Volvo FH Aero, ambos equipados com o motor diesel de 13 litros.
O chefe de gestão de produtos da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, destacou que a empresa continuará desenvolvendo motores de combustão mais limpos, como parte da estratégia global de descarbonização. Essa abordagem da marca reflete uma estratégia de avançar a eletrificação ao mesmo tempo que ocorre a otimização de tecnologias que já existem.
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A montadora ainda afirma que essa solução pode gerar uma economia de até 1% no consumo de combustível. Pode parecer pouco, mas é redução que se torna significativa para as frotas que percorrem longas distâncias.
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I-Roll e I-See
O sistema start-stop desliga automaticamente o motor em alguns cenários — neste caso, durante descidas identificadas pela central de controle. Nessas circunstâncias, o caminhão se mantém em movimento por inércia, pausando o consumo de combustível e evitando a emissão de CO₂.
O novo modo start/stop apresentado pela Volvo já utiliza tecnologias conhecidas pela empresa:
- O I-Roll permite que o caminhão desça na “banguela”, desacoplando o motor da transmissão;
- O I-See usa dados de topografia e GPS para prever curvas e aclives, ajustando o comportamento do motor ao trajeto adiante.
Assim, o sistema desliga o motor apenas quando há segurança e eficiência energética garantidas para o funcionamento. Além disso, é importante ressaltar que a funcionalidade só entra em ação em velocidades acima de 60 km/h, sendo voltado para operações rodoviárias e de longa distância.
Aplicação e o impacto esperado
A Volvo disponibilizará o sistema a partir de novembro de 2025 e o incorporará aos modelos Volvo FH e Volvo FH Aero, ambos equipados com o motor diesel de 13 litros.
O chefe de gestão de produtos da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren, destacou que a empresa continuará desenvolvendo motores de combustão mais limpos, como parte da estratégia global de descarbonização. Essa abordagem da marca reflete uma estratégia de avançar a eletrificação ao mesmo tempo que ocorre a otimização de tecnologias que já existem.
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