A Volkswagen oficializou o próximo passo de sua estratégia de eletrificação de volume com o ID. Polo. Cerca de 50 anos após o lançamento do compacto original, a montadora alemã utiliza o nome histórico para batizar seu novo modelo de entrada na família ID, que está a caminho da produção em série.
Com preço inicial estimado em € 25.000 (aproximadamente R$ 158 mil), o veículo tem a missão de democratizar a tecnologia elétrica no mercado europeu. Atualmente em fase final de testes globais, o modelo adota a linguagem visual “Pure Positive”, caracterizada por linhas mais limpas e uma estética descrita pela marca como “amigável”.
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A principal novidade técnica do ID. Polo é o uso da plataforma MEB Entry. Diferentemente dos outros modelos da linha ID (como o ID.3 e ID.4), que possuem tração traseira, esta nova base adota tração dianteira. Essa arquitetura permitiu otimizar o empacotamento dos componentes, resultando em um veículo com dimensões externas de Polo, mas espaço interno equivalente ao de um Golf.
Segundo a Volkswagen, essa eficiência reflete-se diretamente na capacidade de carga: o porta-malas é 24% maior que o do atual Polo a combustão, variando entre 490 e 1.330 litros com os bancos rebatidos.
O ID. Polo será comercializado com diferentes configurações de bateria e potência. O sistema aceita recargas rápidas de até 175 kW, permitindo ir de 10% a 80% de carga em apenas 21 minutos. A autonomia máxima projetada é de 450 km (ciclo WLTP).
As motorizações confirmadas são:
A versão GTI marca o retorno da sigla icônica ao mundo dos elétricos de alto desempenho, equipada com bloqueio de diferencial no eixo dianteiro para aprimorar a dinâmica em curvas. A Volkswagen utilizará duas químicas de bateria: LFP (fosfato de ferro-lítio) para as versões mais baratas e NMC (níquel-manganês-cobalto) para as de maior alcance.
O pacote tecnológico inclui o sistema Travel Assist, capaz de realizar condução semiautônoma com auxílio de dados de nuvem, além de faróis IQ.LIGHT de matriz de LED. O lançamento oficial da versão de produção está previsto para o final de 2025, com vendas iniciando em 2026.
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Com preço inicial estimado em € 25.000 (aproximadamente R$ 158 mil), o veículo tem a missão de democratizar a tecnologia elétrica no mercado europeu. Atualmente em fase final de testes globais, o modelo adota a linguagem visual “Pure Positive”, caracterizada por linhas mais limpas e uma estética descrita pela marca como “amigável”.
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Plataforma MEB Entry e espaço de Golf
A principal novidade técnica do ID. Polo é o uso da plataforma MEB Entry. Diferentemente dos outros modelos da linha ID (como o ID.3 e ID.4), que possuem tração traseira, esta nova base adota tração dianteira. Essa arquitetura permitiu otimizar o empacotamento dos componentes, resultando em um veículo com dimensões externas de Polo, mas espaço interno equivalente ao de um Golf.
Segundo a Volkswagen, essa eficiência reflete-se diretamente na capacidade de carga: o porta-malas é 24% maior que o do atual Polo a combustão, variando entre 490 e 1.330 litros com os bancos rebatidos.
O ID. Polo será comercializado com diferentes configurações de bateria e potência. O sistema aceita recargas rápidas de até 175 kW, permitindo ir de 10% a 80% de carga em apenas 21 minutos. A autonomia máxima projetada é de 450 km (ciclo WLTP).
As motorizações confirmadas são:
- Entrada: 116 cv (85 kW);
- Intermediária: 135 cv (100 kW);
- GTI (Esportivo): 226 cv (166 kW).
A versão GTI marca o retorno da sigla icônica ao mundo dos elétricos de alto desempenho, equipada com bloqueio de diferencial no eixo dianteiro para aprimorar a dinâmica em curvas. A Volkswagen utilizará duas químicas de bateria: LFP (fosfato de ferro-lítio) para as versões mais baratas e NMC (níquel-manganês-cobalto) para as de maior alcance.
O pacote tecnológico inclui o sistema Travel Assist, capaz de realizar condução semiautônoma com auxílio de dados de nuvem, além de faróis IQ.LIGHT de matriz de LED. O lançamento oficial da versão de produção está previsto para o final de 2025, com vendas iniciando em 2026.
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