Notícia Alfa Romeo Júnior é registrado no Brasil e reacende rumores sobre a volta da marca

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Texto: Marcos Camargo

O nome Alfa Romeo ainda desperta lembranças fortes entre os entusiastas brasileiros. Já tivemos no passado o 2150 montado pela FNM e também o 2300 que foi fabricado no Brasil entre os anos 1970 e 1980. Quase duas décadas após deixar oficialmente o país, a marca italiana pode estar ensaiando um retorno. O SUV compacto Alfa Romeo Júnior teve seu design registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), levantando especulações sobre planos da Stellantis para o Brasil.




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Compacto com estilo esportivo




Na Europa, o Júnior é peça-chave na renovação da Alfa Romeo. O modelo tem 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,55 m. Apesar do porte compacto, aposta em linhas esportivas típicas da marca, mantendo a identidade visual marcada pela grade “Scudetto” e proporções dinâmicas.



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Motorização híbrida e elétrica




O SUV chega com duas opções de propulsão. A primeira combina o motor 1.2 turbo a gasolina com sistema híbrido leve de 48V, entregando 136 cv e câmbio de dupla embreagem de seis marchas.
Já a versão elétrica é oferecida em dois patamares: 156 cv ou 240 cv, com autonomia entre 420 km e 590 km no ciclo europeu. O carregamento rápido de até 100 kW permite repor de 10% a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.




Plataforma compartilhada




O Alfa Romeo Júnior utiliza a conhecida plataforma CMP da Stellantis, já empregada em modelos como Peugeot 208, 2008, Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, além do Jeep Avenger. Essa base também dará origem ao futuro Fiat Panda, sob a designação Smart Car.



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Reforço de imagem




Assim como o Tonale e o Stelvio, o Júnior tem contribuído para recuperar a presença da Alfa Romeo no mercado europeu — em 2024, a marca vendeu cerca de 62 mil unidades.



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E no Brasil?




O registro no INPI não garante que o SUV será comercializado por aqui, já que muitas marcas utilizam esse recurso apenas para proteger seus desenhos industriais. Ainda assim, dentro do grupo Stellantis, a ideia de posicionar a Alfa Romeo como um degrau acima da Abarth pode ganhar força em um mercado cada vez mais aberto a SUVs premium compactos.



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