Notícia Android Auto ganha IA do Google que bate papo com motorista

O Google iniciou oficialmente a liberação da sua IA Gemini para o Android Auto, marcando o começo da substituição gradual do Google Assistant nos sistemas multimídia dos veículos.

O Gemini, que opera com base em inteligência artificial generativa, promete uma interação mais natural e contextual aos motoristas. A principal diferença em relação ao Assistant é a capacidade aprimorada de interpretar comandos de voz complexos e manter o contexto da conversa, otimizando a integração com aplicativos e serviços conectados.

VEJA TAMBÉM:

Conversa ao vivo


Embora o comando de ativação “Ok Google” seja mantido para familiaridade, as respostas do sistema devem se tornar mais ricas e contextuais, permitindo conversas fluidas. A tecnologia replica os modelos de IA generativa já implementados nos smartphones, com foco em diálogos humanizados e que aprendem com o usuário.

Uma das principais novidades é o Gemini Live, um modo de conversação contínua ativado pelo comando “vamos conversar ao vivo”. Ao ser acionado, o recurso exibe no painel da central multimídia um widget interativo. Ele substitui temporariamente os controles de música ou navegação, permitindo um diálogo sem a necessidade de repetir o comando de ativação.

Novas integrações e consolidação da IA


Em termos funcionais, o Gemini amplia as integrações com o ecossistema Google, como Maps, Keep e Home. O assistente poderá, por exemplo, resumir notificações longas de mensagens e sugerir ações contextuais, como adicionar uma parada em uma rota ativa no Maps. O sistema também passa a traduzir automaticamente mensagens de texto.

A chegada da IA ao Android Auto coincide com a recente expansão do Gemini para o próprio Google Maps, consolidando a estratégia da empresa de unificar sua IA em todas as plataformas e sinalizando uma nova geração de assistentes veiculares.

Até o momento, a novidade já foi lançada para alguns usuários da linha Pixel e do Samsung Galaxy Z Fold.

Continue lendo...
 
Top