Notícia Após atraso, Toyota confirma data para chegada de Yaris Cross

A Toyota confirmou nesta quinta-feira (17) que o seu novo SUV compacto Yaris Cross será lançado no mercado brasileiro em outubro de 2025. A marca japonesa também tornou oficial o nome do modelo, algo que ela não tinha feito até então.

O Toyota Yaris Cross ficará posicionado abaixo do Corolla Cross na linha de SUVs da marca japonesa e disputará mercado com modelos como Nissan Kicks, Hyundai Creta, VW T-Cross, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker, entre outros. Hoje, este segmento representa quase 1/4 do mercado de carros novos do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Como será o Toyota Yaris Cross?


O Yaris Cross trará como diferencial a motorização híbrida plena (HEV) flex, isto é, quando o motor elétrico também traciona as rodas. Ainda sem preços definidos, a expectativa é que ele seja o veículo mais barato do Brasil com essa motorização.

O novo SUV da Toyota também terá versões puramente a combustão e deverá ser uma evolução do powertrain que equipava o descontinuado Yaris (hatch e sedã), um motor 1.5 flex aspirado que rende 110 cv de potência e 14,3 kgfm.

Será uma nova versão deste motorcom melhorias de eficiência térmica e sistema start-stop, justamente para atender ao Proconve L8. O câmbio será automático CVT que simula sete marchas.

Veja fotos do Yaris Cross já comercializado no exterior

toyota-yaris-cross-prata-visto-de-cima-indonesia.jpg

A plataforma será inédita no Brasil
toyota-yaris-cross-indonesia-lateral.jpg

As medidas são próximas às do Chevrolet Tracker
toyota-yaris-cross-interior-painel-filipinas.jpg

O interior é conservador, porém traz equipamentos alinhados com os concorrentes mais atuais
toyota-yaris-cross-indonesia-interior-visto-de-lado.jpg

As medidas o coloca alinhado com rivais mais espaçosos
lancamento-yaris-cross-asia-portal.jpg

Modelo já foi lançado em outros mercados
toyota-yaris-cross-2023-asiatico-branco-frente.jpg

O desenho é mais conservador que o do Yaris Cross europeu

O novo Yaris Cross terá praticamente as mesmas dimensões do Hyundai Creta com as seguintes medidas:

  • 4,31 m de comprimento;
  • 2,62 m de entre-eixos;
  • 1,77 m de largura;
  • 1,62 m de altura;
  • Porta-malas com 471 litros de capacidade.

A lista de equipamentos do Yaris Cross nacional deve contar com itens como:

  • Seis airbags;
  • Sensores de estacionamento;
  • Parte do pacote Toyota Safety System (TSS) com frenagem autônoma emergencial e alertas de ponto cego e de evasão de faixa.

O grande questionamento é se essas tecnologias mais avançadas e outras como freio de estacionamento eletrônico e ar-condicionado digital estarão disponíveis desde a versão de entrada.

Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross vendido lá fora tem central multimídia flutuante com tela de 10,1 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de quadro de instrumentos parcialmente digital.

Atraso no lançamento


O lançamento do Toyota Yaris Cross está há meses atrasado e a marca agora explica que é pelas obras que estão sendo realizadas na fábrica de Sorocaba. Pode até ser que seja isso, mas também é preciso considerar que desde o ano passado a montadora está enfrentando um verdadeiro inferno astral em todo o mundo.

Ela inclusive fez um recall para a troca dos motores V6 de seus carros e os da Lexus nos Estados Unidos. Mais recentemente, houve outro recolhimento de centenas de milhares de câmeras de ré.

Além disso, aconteceu um escândalo relacionado à descoberta de fraude do Japão na certificação de segurança de novos modelos, entre eles o Yaris Cross. E muito provavelmente esse foi um dos motivos do seu lançamento ter sido adiado aqui no Brasil.

Garantia de até 10 anos (ou 200 mil km)


O novo Yaris Cross fará parte do Toyota 10, programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Continue lendo...
 
Top