Notícia Autopilot da ACME: Tesla é enganado por parede pintada

Os sistemas de direção semiautônomos de hoje são apenas um cruise control adaptativo com alguns outros assistentes avançados. Uma constante entre as empresas que investem nisso é usar o radar de laser (LiDar) para gerar um mapa tridimensional do ambiente em tempo real, mas a Tesla insiste que seu Autopilot é tão eficiente quanto usando apenas câmeras.

O youtuber Mark Rober decidiu testar a eficiência desses sistemas com algo que vemos sempre nos desenhos animados: uma parede com o desenho da estrada pintado nela. Sim, igual o Wile E. Coyote tenta fazer para pegar o Papa-Léguas.


VEJA TAMBÉM:


Foi feito uma série de testes comparando o Tesla Model Y do youtuber com um Lexus RX modificado com um sistema autônomo que utiliza LiDar. O comparativo foi para mostrar o comportamento de cada sistema em situações extremas.

O objetivo foi mostrar a reação de cada tipo de sistema e demonstrar as limitações de usar apenas as câmeras. Os carros tinham que parar antes de acertar um boneco com o tamanho de uma criança.

Fora a parede com uma rodovia pintada, foram feitos testes que simulam chuva torrencial, neblina, luz forte no sentido oposto, uma criança atravessando a via repentinamente e um teste de controle com o boneco parado.

O Lexus equipado com o LiDar conseguiu parar em todas as ocasiões. O radar de laser consegue identificar os obstáculos que podem estar pouco visíveis ao olho nu.

Já o sistema de câmera da Tesla foi enganado em algumas situações. Ele colidiu contra o boneco nas simulações de neblina e chuva. O carro também colidiu com a parede pintada.

As câmeras junto do software identificam padrões, mas não possuem a noção de profundidade como o LiDar. Além disso, ela não consegue ter o discernimento que uma pessoa teria de identificar a parede.

Continue lendo...
 
Top